FMF detalha Campeonato Mineiro de 2025, sem 'Triangular da Morte'
Com duas pequenas mudanças para 2025, o estadual de Minas Gerais tem previsão de início no dia 18 de janeiro
O Atlético é o atual vencedor do Campeonato Mineiro, enquanto o Tombense ficou com o Troféu do Interior e o Athletic foi campeão do Troféu Inconfidência
Belo Horizonte, MG, 26 (AFI) – O formato de disputa do Campeonato Mineiro foi divulgado na tarde desta terça-feira (26), após encontro realizado no Mineirão, em Belo Horizonte, entre representantes dos 12 clubes participantes e a Federação Mineira de Futebol (FMF).
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
Além da definição do regulamento, com uma pequena mudança na primeira fase, o estadual também já tem data para começar, 18 de janeiro, e encerramento previsto para 15 de março, concluindo 12 rodadas ao todo.
O Atlético é o atual campeão estadual, enquanto o Tombense ficou com o Troféu do Interior e o Athletic foi campeão do Troféu Inconfidência. Campeão do Módulo II, o Betim disputará a elite, assim como o Aymorés, que subiu, enquanto Ipatinga e Patrocinense foram rebaixados.
FMF FEZ ALTERAÇÃO
Basicamente com o formato mantido, a única mudança aconteceu no rebaixamento. Em 2024, as três piores campanhas se enfrentaram em um Triangular da Morte, onde cada um jogava duas vezes contra cada um dos dois rivais, totalizando quatro partidas. O melhor desta fase se salvava, rebaixando os outros dois clubes.
Para a próxima temporada, a alteração foi de que as duas piores campanhas serão automaticamente rebaixadas, sem a disputa de um triangular.
COMO SERÁ DISPUTADO O CAMPEONATO MINEIRO 2025
Os 12 participantes estão divididos em três grupos. Grupo A: Atlético, Betim, Tombense e Uberlândia. Grupo B: América, Athletic, Democrata GV e Itabirito. Grupo C: Aymorés, Cruzeiro, Pouso Alegre e Villa Nova.
Cada equipe disputará oito rodadas na primeira fase, enfrentando os adversários dos dois grupos da qual não faz parte. O líder de cada grupo avança às semifinais, junto com o melhor entre os três segundos colocados.
Do quinto ao oitavo disputam o Troféu Inconfidência, valendo ao campeão uma vaga na Copa do Brasil em 2026.
MUDANÇA NO MATA-MATA
O Campeonato Mineiro também tem outra pequena alteração, agora no mata-mata. As semifinais e finais, disputadas em confrontos de ida e volta, se repetem. No entanto, sem mais vantagem para a melhor campanha, com a classificação decidida nos pênaltis.
Pela primeira vez na história, um campeão mineiro poderá ser conhecido após a disputa por pênaltis, feito que nunca aconteceu desde 1915, em 110 edições.