Guarani Ceará
Guarani 0 x 0 Ceará - Vozão tem ajuda do Goiás e conquista acesso

Com o resultado, o Ceará chegou a 66 pontos, superando o Novorizontino

Guarani apenas cumpriu tabela e encerrou a temporada na lanterna, com 32 pontos

guaraniceara 1
Guarani e Ceará se enfrentaram em Cmapinas. Foto: Raphael Silvestre/GuaraniFC

Campinas, SP, 24 (AFI) -O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro após dois anos. Apesar de depender apenas de sua vitória para garantir o acesso, o time contou com a ajuda do Goiás, que venceu o Novorizontino por 1 a 0, para confirmar a vaga.

O time cearense empatou sem gols com o Guarani neste domingo, no Brinco de Ouro, em Campinas, pela 38ª e última rodada da Série B. Com o resultado, o Ceará chegou a 66 pontos, superando o Novorizontino, que permaneceu com 65, e garantindo seu retorno à elite do futebol nacional.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO

Curiosamente, este é o segundo acesso do Ceará comemorado em Campinas. Em 2009, o time conquistou a vaga na Série A ao vencer a Ponte Preta por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, pela penúltima rodada da competição.

Já rebaixado à Série C com três rodadas de antecedência, o Guarani apenas cumpriu tabela e encerrou a temporada na lanterna, com 32 pontos. A campanha do Bugre em 2024 foi marcada por dificuldades: após escapar do rebaixamento no Campeonato Paulista, o time não conseguiu repetir o desempenho e teve um desempenho fraco na Série B, culminando em sua queda.

Os dois times já voltam suas atenções para a temporada 2025, com foco nos campeonatos regionais. O Campeonato Paulista tem início programado para 15 de janeiro e se estende até 23 de março. O Guarani integra o Grupo B, junto com Santos, Red Bull Bragantino e Portuguesa. Enquanto isso, o Campeonato Cearense começa em 18 de janeiro, com as finais previstas para os dias 15 e 22 de março.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

O JOGO

O início da partida refletiu bem o cenário das duas equipes. O Ceará foi superior desde o apito inicial, pressionando e controlando as ações, chegando com facilidade ao gol de Fred Conte, em Campinas. O time cearense dominava o jogo, mas pecava pela falta de agressividade e precisão, impedindo que a superioridade se transformasse em gol.

Embora o Guarani se mostrasse mais cauteloso, o time também levava perigo, principalmente em jogadas de bola parada. No entanto, a falta de qualidade do elenco ficou evidente.

A pressão pelo acesso fez o Ceará diminuir o ritmo nos minutos finais da primeira etapa, o que impactou a qualidade do jogo após os 30 minutos. A ansiedade fez o time visitante cair de produção, apresentando um desempenho bem abaixo do seu nível recente na competição.

guaraniceara2 1
Foto: Raphael Silvestre/GuaraniFC

Aos 41 minutos, porém, o Ceará quase abriu o placar com Aylon, que cabeceou para a linha do gol, mas o lateral Jefferson salvou em cima da linha.

ETAPA FINAL

O segundo tempo começou mais movimentado, com ambas as equipes adotando posturas diferentes em campo. Precisando do gol para garantir o acesso, o Ceará partiu para o ataque e quase abriu o placar em uma cabeçada de Erick Pulga.

Apesar do bom início na etapa complementar, o time cearense voltou a enfrentar os mesmos problemas do primeiro tempo, mostrando desorganização e nervosismo, o que comprometeu o desempenho.

guaraniceara22 1
Guarani 0 x 0 Ceará - Vozão tem ajuda do Goiás e conquista acesso 19

Conforme a partida se aproximava do final, o Ceará ensaiou uma pressão em busca do gol. Aos 35 minutos, o time chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento, frustrando os planos do time visitante.

No final, com o anúncio do gol do Goiás, o Ceará o resultado e comemorou o acesso.

FICHA TÉCNICA

Guarani
Guarani
0 0
Ceará
Ceará
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
38ª
Fase Data:
24/11/2024
Fase Árbitro:
Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA/MG)
Fase Assistentes:
Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Fase VAR:
Rodrigo Nunes de Sá (FIFA/RJ)
Fase Cartões Amarelos:
Guarani: Matheus Bueno e Luan Dias
Ceará: David Ricardo
Fase Público:
3.810 pagantes.
Fase Renda:
R$ 294.890,00
Fase Estádio:
Brinco de Ouro
Fase Local:
Campinas (SP)