TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - Superclássico entre Brasil e Uruguai

Parece ser um jogo em que qualquer dos protagonistas tem condições de vencer, mas o Brasil, por jogar em casa, leva certa vantagem

Trata-se de um superclássico deste torneio que reúne seleções de dez países de nosso continente. Para o Brasil é importante faturar os 3 pontos

Eliminatórias - 2024
Brasil pode chagar ao 2º lugar nas Eliminatórias

Por SÉRGIO CARVALHO


Campinas, SP, 19 (AFI) – Um superclássico. As Eliminatórias Sul- Americanas da Copa do Mundo de 2026 tem sequência nesta terça-feira, dia 19 de novembro, com a disputa de sua 12.ª rodada (assim que ela terminar vão faltar apenas mais seis para chegar ao seu final!). Dos cinco jogos programados, um deles se destaca, porque coloca frente a frente, duas das grandes forças do futebol da América do Sul, Brasil e Uruguai.

Trata-se de um superclássico deste torneio que reúne seleções de dez países de nosso continente. Algum tempo atrás, por causa de um desentendimento entre jogadores e o técnico Bielsa, o time uruguaio se desequilibrou e perdeu alguns pontos que normalmente não perderia.

Mas no jogo desta terça-feira, a paz entre técnico e jogadores já voltou e o time uruguaio entrará em campo com sua força máxima, disposto a derrotar o Brasil mesmo fora de casa, o que o colocaria novamente entre os dois melhores times desta competição até agora.

Para o time brasileiro também seria muito importante faturar os três pontos que estarão em jogo nesta terça, que o colocaria numa posição bem mais confortável na tabela de classificação das Eliminatórias.

Em tese, este parece ser um jogo em que qualquer dos protagonistas tem condições de vencer, mas o Brasil, por jogar em casa, leva certa vantagem (jogo será em Salvador, Bahia, à partir das 21h45). Números de Brasil e Uruguai, antes deste jogo.

O Brasil disputou 11 jogos, venceu 5, empatou 2 e perdeu 4. Marcou 16 gols, sofreu 10 . Saldo positivo de 6 gols.
O Uruguai também disputou 11 partidas, venceu 5, empatou 4 e perdeu 3. Marcou 16 gols e sofreu 8. Saldo positivo de 8 gols.

OUTROS BONS JOGOS
Além deste jogo, outros quatro serão disputados nesta terça. Às 17 horas, a Bolívia encara o Paraguai, em La Paz. Time paraguaio está em ascensão e tem tudo para ganhar os três pontos.

Às 21 horas, a Colômbia enfrenta o bom time do Equador, em Guayaquil. Jogo bem difícil para o time da casa que, se vencer, será por diferença pequena de gols, já que o time equatoriano tem excelente sistema defensivo.

Às 21 horas, em Buenos Aires, a Argentina recebe o Peru. O favoritismo é total do time de Messi. Em Santiago, a seleção do Chile pega a da Venezuela. Os chilenos ocupam a última colocação deste torneio. Por isso, acreditamos em mais uma vitória venezuelana.

Antes destes jogos, a classificação  está assim:

ELIMINATORIAS CLASSIFICACAO

OS MELHORES E OS PIORES
Seleção que mais venceu até agora – Argentina 7 vezes.
Seleção que mais empatou – Venezuela, 6 vezes.
Seleção que mais perdeu – Chile, 7 vezes.
Melhor ataque da competição – Argentina com 20 gols.
Defesa menos vazada – Equador, 4 gols contra.

Esta é a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas que será disputada em 2024. As outras seis estão programadas para o ano que vem. Lembro que, neste torneio, os seis primeiros colocados estarão automaticamente classificados para o Mundial de 2026. O sétimo colocado, disputará a sétima vaga com uma seleção da Oceania.  

Confira também: