Ponte Preta disputará a Série C após 35 anos

Ponte Preta teve sua única participação na Série C até então em 1990

Torcida da Ponte Preta amarga novo rebaixamento
Torcida da Ponte Preta amarga novo rebaixamento

Campinas, SP, 17 (AFI) – O medo do torcedor da Ponte Preta se confirmou neste domingo: o time disputará a Série C do Campeonato Brasileiro. Após ser goleada por 4 a 0 pelo Sport no sábado, a Macaca viu CRB e Chapecoense vencerem Santos e Coritiba, respectivamente, resultados que confirmaram matematicamente a queda do clube campineiro.

RELEMBRE: 1990

Com isso, a Ponte Preta voltará a disputar a Série C após 25 anos. A última e única vez que participou foi em 1990, na época chamada de Terceira Divisão.

Naquele ano, os 30 clubes foram divididos em seis grupos com cinco times cada, que jogavam em turno único, somando quatro jogos. A competição ainda contou com segunda fase, semifinais e final.

A Ponte Preta foi uma das beneficiadas e voltou à Série B em 1991. O time de Campinas venceu o América-SP por 1 a 0, perdeu para o Caxias-RS por 2 a 1, empatou com o União Barbarense-SP por 1 a 1 e empatou com o Paraná-PR sem gols. Com essa campanha, não conseguiu avançar da primeira fase.

Apenas os semifinalistas deveriam conquistar o acesso, mas a CBF decidiu aumentar o número de participantes na Série B de 1991 de 24 para 64 e não realizar a Série C.

BRIGATTI ERA O GOLEIRO

João Brigatti, técnico identificado com a Ponte Preta, que voltou para tentar salvar o time nos últimos jogos, curiosamente era o goleiro naquela competição. Veja abaixo as escalações da Ponte Preta nos quatro jogos.

AMÉRICA-SP 0 X 1 PONTE PRETA

Brigatti, Roberto Teixeira, Luizinho, Júnior, Branco (Silvio); Israel, Humberto, Tuca, Wagner; Marcão (Wílson) e Monga.

CAXIAS-RS 2 X 1 PONTE PRETA

Brigatti, Roberto Teixeira, Luizinho (Branco), Júnior, Silvio; Humberto (Wílson), Israel, Tuca, Wagner; Monga e Ramon.

PONTE PRETA 1 X 1 UNIÃO BARBARENSE

Brigatti, Roberto Teixeira, Pedro Luiz (Luizinho), Júnior, Israel; Humberto, Alexandre Alves (Wílson), Tuca, Wagner; Monga e Ramon.

PONTE PRETA 0 X 0 PARANÁ

Brigatti, Roberto Teixeira, Luizinho, Júnior, Israel; Humberto, Carlos Alexandre, Tuca, Wílson (Wagner); Monga e Ramon (Nei Júnior).

DÉRBI INÉDITO NA SÉRIE C!

Com a queda de Ponte Preta e Guarani, a Série C contará com o Dérbi Campineiro pela primeira vez na história. A edição ainda terá outros dois paulistas: Ituano, que também caiu da Série B, e São Bernardo, remanescente após bater na trave em 2024.

Confira também: