Marquinhos exalta estabilidade da seleção após mudanças de técnico em 2023

Marquinhos também mandou um recado para a torcida ao pedir maior proximidade do público com o time

Marquinhos
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Uma das principais lideranças da seleção brasileira nos últimos anos, o zagueiro Marquinhos exaltou a estabilidade no comando da equipe com a chegada de Dorival Júnior à função de técnico. Na avaliação do defensor, o crescimento da equipe nas últimas partidas tem relação direta com a manutenção do trabalho, em contraposição às mudanças de treinador ao longo do tumultuado ano de 2023.

Marquinhos vê título da Copa do Mundo como 'grande objetivo' de sua carreira
Marquinhos vê título da Copa do Mundo como 'grande objetivo' de sua carreira
O zagueiro brasileiro explicou que quer encerrar sua passagem pela Seleção com um troféu da Copa do Mundo.
0 seconds of 52 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:52
00:52
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Análise do VAR: Grêmio x Internacional – 5ª Rodada do Brasileirão Série A 2025 Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai na Neo Química Arena Bastidores: Seleção feminina vence os EUA pela primeira vez desde 2014 CBF realiza sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja duelos Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball

“A estabilidade na seleção é muito importante. No clube, o dia a dia é maior, tem mais jogos frequentemente, mais dinâmica com treinador, estafe e jogadores. É uma dinâmica diferente da seleção. Dorival e estafe entendem cada vez melhor como funciona a seleção, as Eliminatórias, e isso dá uma casca ao grupo e para eles em busca dos objetivos”, comentou Marquinhos.

O zagueiro se referia ao contexto da temporada passada, quando a equipe nacional foi liderada por dois técnicos diferentes (Ramon Menezes e Fernando Diniz, sob a sombra da possível chegada de um terceiro treinador, o italiano Carlo Ancelotti, que não teve sua contratação confirmada. Dorival assumiu o comando do time nos primeiros dias de janeiro de 2024.

“Claro que tivemos erros, é normal, começo do ciclo… Mas aprendemos com esses erros e essa estabilidade dá segurança para errar, corrigir e se afirmar naquelas coisas bem feitas. A gente vê isso como ideia, como padrão. O professor (técnico) entende quem tem na mão, como podemos atuar, se jogar contra seleções sul-americanas como funciona, tudo muito rápido e apressado. Esse tempo junto e sem mudança foi bom para terminarmos o ano com estabilidade e segurança na nossa ideia de jogo”, declarou.

Marquinhos também mandou um recado para a torcida ao pedir maior proximidade do público com o time. “Não abandonem a seleção brasileira. É meu terceiro ciclo de Copa do Mundo e posso dizer que todos que estão aqui vestindo essa camisa vêm para cá com muito orgulho, fé, esperança, dignidade”, afirmou o zagueiro do Paris Saint-Germain.

Questionado sobre o futuro de Neymar, seu ex-parceiro no clube francês, Marquinhos afirmou que a eventual volta do atacante para o futebol brasileiro não trará impacto negativo para a seleção. “O Ney, estando feliz e bem fisicamente, com saúde, vai impactar muito no jogo dele e com certeza volta à seleção 100%. Vai depender muito dele, de onde estiver, se for no Santos, Arábia ou Europa. Pela capacidade que tem, precisa reencontrar ritmo de jogo após lesão, é muito difícil. Reencontrando isso, as portas da seleção estarão abertas.”

O atacante, ainda afastado da seleção por ter voltado recentemente de uma lesão grave, é cotado para retornar ao Santos na temporada 2025. De acordo com a imprensa europeia, o Al Hilal estaria prestes a rescindir o contrato do jogador brasileiro na Arábia Saudita, abrindo caminho para uma transferência de Neymar para o futebol nacional.

Confira também: