Sérgio Carvalho - Brasil decepciona. Acorda Dorival!

Pior ainda foi o esquema tático escolhido por Dorival Júnior. Ele mostrou um excesso de  preocupação defensiva no Brasil.

Dos grandes talentos do time, só Raphinha se salvou. Além de um belo gol em cobrança de falta, ele participou das melhores jogadas de ataque

eliminatórias - 2024
Dorival Júnior, muita cautela. Foto: Reprodução


Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 16 (AFI) – Brasil não foi bem. A Seleção Brasileira disputou mais um jogo (o décimo primeiro) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e, mais uma vez, não encantou. O time de Dorival Júnior até foi um pouco melhor no primeiro tempo, mas, ainda assim, jogou um futebol feio e sem objetividade. No segundo período, foi bem pior.

Dos grandes talentos do time, só Raphinha se salvou. Além de um belo gol em cobrança de falta, ele participou das melhores jogadas de ataque da seleção, e mostrou que, neste momento, é o único titular da seleção em que o torcedor pode confiar.

Na defesa, até o bom goleiro Ederson cometeu erros pouco comuns. A linha de zagueiros também oscilou e facilitou as jogadas ofensivas do time da casa. No meio campo, além de Raphinha, Gerson foi o menos ruim, mas comparação daquilo que ele produz no Flamengo, houve uma distância gigantesca.
____________________________________________
ROBINHO VAI CONTINUAR NA PRISÃO
____________________________________________

VINI JR: EXISTEM DOIS
Vinícius Júnior se preocupou mais em reclamar do que em jogar. Ele produziu pouco e até perdeu um pênalti que certamente levaria a seleção à vitória.

A verdade é que, existem dois Vinicius: o do Real Madrid, que sempre desequilibra quando está em campo e o Vinicius da Seleção, que se perde até em jogadas fáceis e pouco faz de positivo para o time verde e amarelo.

Acho até que ele nem deveria mais ser titular, mas devido ao seu prestígio na Europa, Dorival Júnior jamais terá coragem de tirá-lo do time.

Raphinha, meia atacante do Brasil
Raphinha, meia atacante do Brasil (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

DORIVAL COM CAUTELA
Pior ainda foi o esquema tático escolhido por Dorival. Ele mostrou um excesso de  preocupação defensiva. Tanto que seus laterais pouco apoiaram o ataque. E mesmo com tanta gente atrás, os adversários conseguiram fazer boas jogadas de ataque e até fazer gol, como aconteceu com o atacante Segóvia no início do segundo tempo, quando empatou o jogo para a Venezuela.

Numa análise fria sobre a produção de cada jogador brasileiro, diría que Ederson está meio fora de forma e já não merece ser titular. Weverton, do Palmeiras, certamente faria mais do que ele. Na linha de zagueiros, todos cometeram erros infantis.

Marquinhos foi o único que se salvou. Os laterais por sua vez, só defenderam e pouco apoiaram.. No meio campo, além de Raphinha, só Gerson se salvou. Os outros pouco fizeram de positivo enquanto estiveram em campo.

No ataque, Savinho driblou muito, mas não teve objetividade. Arrematou pouco e não criou dificuldades para o goleiro da Venezuela. Igor Jesus, que, em partidas anteriores foi bem, fracassou desta vez.

Seleção Brasileira chega a Salvador para duelo contra o Uruguai
Seleção Brasileira chega a Salvador para duelo contra o Uruguai
Vini Jr. e a Seleção Brasileira chegaram a Salvador antes do confronto contra o Uruguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
0 seconds of 35 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:35
00:35
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Análise do VAR: Grêmio x Internacional – 5ª Rodada do Brasileirão Série A 2025 Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai na Neo Química Arena Bastidores: Seleção feminina vence os EUA pela primeira vez desde 2014 CBF realiza sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja duelos Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball

MUDANÇAS SEM RESULTADO
No segundo período Dorival fez algumas mudanças que também não deram resultado prático. A escalação de Paquetá foi uma brincadeira de mal gosto. Esse cara não joga nada e nem deveria estar na seleção.

Estevão teve pouco tempo em campo e nada fez. Martinelli só correu. Luis Henrique também foi uma decepção. Em resumo: exibição fraca do time brasileiro e dois pontos perdidos numa partida onde vencer seria obrigação.

Mas Dorival é isso aí. Não vai mudar nunca. Em razão disso, acho que o Brasil até vai se classificar, mas terá uma participação pífia no próximo mundial. Podem acreditar.

CONFIRA OS JOGOS DA 11.ª RODADA:

PÓS-JOGO
unnamed file 1651
Paraguai
2 1
unnamed file 1649
Argentina

Confira também: