Criciúma é referência em reciclagem com projeto no Heriberto Hülse
Iniciativa acontece desde 2019 e já recolheu mais de 12 toneladas de resíduos no estádio durante este ano
Criciúma, SC , 09 (AFI) – Neste sábado (9), o Cruzeiro entra em campo pela 33ª do Campeonato Brasileiro. Visando se aproximar do G-6, a equipe enfrenta o Criciúma, atualmente na busca por uma vaga na Sul-Americana. De volta à série A em 2024, o Criciúma não só briga para retornar a uma competição internacional como também celebra o marco de mais de 12 toneladas retiradas do estádio Heriberto Hülse, no Brasileirão de 2024.
Os resíduos são coletados na casa da equipe catarinense a partir do projeto Recicla Junto, idealizado pela patrocinadora Cristalcopo. Desde 2019, a iniciativa, por meio do trabalho de uma cooperativa de catadores, realiza o recolhimento do lixo produzido no interior e nos arredores do estádio em dias de jogos da equipe. O projeto busca ainda estimular a participação voluntária dos torcedores no processo, com a distribuição de sacolas para que cada um recolha os seus resíduos gerados durante o jogo.
“Conquistamos resultados expressivos junto ao Criciúma nos últimos anos. Isso reforça nosso desejo de promover a educação socioambiental por meio do esporte. O projeto busca transformar pelo exemplo, mostrando como podemos exercer a economia circular na prática para minimizar os impactos ao meio ambiente”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo.
Todo o material recolhido no Heriberto Hülse é destinado ao processo de reciclagem e se transforma em novos objetos que voltam a ter utilidade na sociedade. O projeto, que atua em diferentes frentes da sociedade, já retirou e transformou mais de 436 toneladas de resíduos do meio ambiente por meio de diversas ações sustentáveis.