Ex-jogador de destaque do Santos comandará o EC São Bernardo na Série A3
Marcos Bazílio, agora com 47 anos, foi destaque do Peixe na conquista da Copa Conmebol de 1998
Bazílio estava à frente da categoria Sub-20 do EC São Bernardo desde 2023 e comandou o profissional na disputa da Copa Paulista
São Bernardo do Campo, SP, 30 (AFI) – De olho na Série A3 do Campeonato Paulista de 2025, o EC São Bernardo definiu, nesta quarta-feira (30), que o ex-jogador Marcos Bazílio, que brilhou vestindo a camisa do Santos, será o treinador do time de São Bernardo do Campo na disputa da competição estadual.
Bazílio estava à frente da categoria Sub-20 do Cachorrão desde 2023 e esteve no time profissional na disputa da Copa Paulista desta temporada.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
CARREIRA
Antes de iniciar sua carreira como treinador, Marcos Bazílio, agora com 47 anos, brilhou pelos gramados do Brasil. Revelado pelas categorias de base do Santos em 1995, o ex-volante chegou a ser campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1997, ano em que se firmou no time profissional e também conquistou o Torneio Rio-São Paulo.
No ano seguinte, Bazílio vestiu a camisa do Iraty, no Campeonato Paranaense, mas retornou ao Peixe no segundo semestre e foi destaque na conquista da Copa Conmebol de 1998. Sua primeira passagem pelo time do litoral paulista se encerrou em 1999.
Em sequência, atuou por Portuguesa Santista, Bahia, Caxias, Gama e Avaí, antes de retornar ao Santos, em 2003, fechando um total de 91 jogos com a camisa santista. O ex-jogador ainda defendeu Brasil de Pelotas, Uberlândia, Sertãozinho, União São João, Rio Claro, Goytacaz, Itapirense e União Suzano, onde se aposentou, em 2011.
NOVA ETAPA
Como treinador, iniciou em 2014 nas categorias de base da Portuguesa Santista e, em 2023, chegou ao São Bernardo para liderar o time Sub-20. Durante sua passagem pelo Sub-20 do Cachorrão, Bazílio acumulou 50 jogos, com 27 vitórias, e conquistou títulos importantes, como a Copa Buh e a Copa SP Brasil.
Ele levou a equipe a um feito inédito ao alcançar a terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20 e chegou à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde foi eliminado pelo Santos. Bazílio e sua comissão técnica foram fundamentais na promoção de mais de dez atletas das categorias de base ao elenco principal.
Entre os destaques estão Gustavo Santana e Pedro Mota, que brilharam na Série A3, e Wesley Brito, emprestado ao Vitória. Além deles, Yuri Santana foi para o Ceará, enquanto Kauan Cristtyan e Rian Patric se transferiram para o Cuiabá.
“Subimos para o profissional na Copa Paulista, e aproveitamos para promover alguns atletas do Sub-20. Já havíamos feito um bom trabalho na categoria, e o clube gostou do nosso trabalho na Copa Paulista, onde o time foi bem no segundo turno, mas naturalmente teve oscilações devido à baixa média de idade do elenco, com atletas bem novos”, celebrou o treinador.
EXPECTATIVA
Agora no profissional, Bazílio revelou, em entrevista exclusiva para o Portal Futebol Interior, que as expectativas para a disputa da Série A3 são altas. Segundo ele, o time iniciará a montagem do time nos próximos dias, mesclando atletas da base e novas contratações.
“Estamos na montagem do elenco, junto à direção, e pensamos sim em acesso. Hoje o São Bernardo é uma realidade na briga por vaga na Série A2. Há dois anos, o clube chega até o fim, mas por detalhes não conseguiu subir, mas as expectativas são boas nessa briga pelo acesso”, finalizou.