Pela Série B, Mirassol e Novorizontino se enfrentam pela 16ª vez

A única derrota do Leão para o Tigre, ocorreu em Mirassol, mas foi pela Copa Paulista

Novorizontino

Novo Horizonte, SP , 19 (AFI) – Neste sábado, dia 19/10, a partir das 17 horas, o Mirassol Futebol Clube estará recebendo o Grêmio Novorizontino, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Este será o 16º duelo da história, na verdade, atualmente o mais importante derby regional desses times das vizinhas cidades de Mirassol e Grêmio Novorizontino.

EM 15 DUELOS: 8 EMPATES, 6 VITÓRIAS DO TIGRE E UMA DO LEÃO

No retrospecto dos 15 confrontos da história entre Tigre do Vale e Leão da Araraquarense – Série A2 do Paulista (um), Paulistão (sete), Copa Paulista (dois), Série C (dois) e Série B do Brasileiro (três) –, o clube de Novo Horizonte leva vantagem, pois venceu 6 vezes, o Mirassol ganhou apenas um e houve empate nos outros 8.

NO MAIÃO: UMA VITÓRIA DO LEÃO, DUAS DO TIGRE E 3 EMPATES

Nestes 15 confrontos, quando os mesmos se deram no Maião/Mirassol, houve uma vitória do Leão (Série A2), duas do Tigre (Séries C e B do Brasileiro) e três empates (Paulistão 2019 e 2021).

Já, em sua Jaula – o Jorjão/Novo Horizonte, o Tigre nunca perdeu para o Leão: em oito jogos, foram 4 vitórias e 5 empates.

Veja como foram estes 15 duelos:

NO ÚNICO DUELO PELO PAULISTA DA SÉRIE A2, DEU TIGRE

Quando ambos ainda integravam a Série A2 do Campeonato Paulista, em 2015, em jogo válido pela 18ª rodada, houve o primeiro derby no Jorjão, e deu Tigre do Vale: 1 a 0, com gol assinalado pelo lateral esquerdo Renan de Souza Barcelos.

EM JOGOS PELO PAULISTÃO, TIGRE NUNCA PERDEU PARA O LEÃO

Pela divisão de elite do futebol paulista, o Grêmio Novorizontino nunca perdeu para o Mirassol Futebol Clube. Nos sete duelos ocorridos deu:
UMA VITÓRIA DO TIGRE: 3×1, no Jorjão, pelo Paulistão-2018 – Safira, Juninho e Cléo Silva fizeram para o Novorizontino; e Paulinho marcou para o Leão;
E SEIS EMPATES: três vezes sem gols – Paulistão-2017 e Paulistão-2022, ambos em Novo Horizonte; e Paulistão-2019, em Mirassol;
e, os outros três por 1 a 1:
Paulistão-2020, no Jorjão – Jenison, logo no 1º minuto, fez para o Tigre; e Camilo empatou para o Leão, aos 38, também do 1º tempo; Paulistão-2021, em Mirassol – Fabrício marcou para o Leão, aos 17; e Jenison empatou aos 37`, ambos do 1º tempo; e
Paulistão-2024, também em Mirassol, com os gols saindo no final do 2º tempo: Gabriel Santana fez para o Leão, aos 50 minutos; e Geovane empatou aos 53 minutos.

PELA SÉRIE C DO BRASILEIRO-2021: DUAS VITÓRIAS DO TIGRE

Os dois jogos entre ambos pela Série C do Campeonato Brasileiro de 2021 foram vencidos pelo Tigre e com o mesmo placar: 1 a 0, tanto no Jorjão, com gol assinalado por Michel Douglas, aos 25do 2º tempo; quanto no Maião, dia 25/9, um sábado, com gol do lateral esquerdo Guilherme Lazaroni, aos 42do 2º tempo.

PELA SÉRIE B DO BRASILEIRO-2023: DUAS VITÓRIAS DO TIGRE

Como campeão da Série C em 2022, o Mirassol Futebol Clube disputou a Série B do Brasileiro pela primeira vez em 2023 e, nos dois duelos contra o Grêmio Novorizontino, tanto em Mirassol quanto em Novo Horizonte, o Tigre bateu o Leão.
No 1º turno, mais precisamente pela 4ª rodada, o Leão da Araraquarense recebeu o Tigre do Vale no Maião, em Mirassol, em duelo ocorrido no dia 3 de maio, às 19 horas.
E, deu Tigre, com vitória por 2 a 0, com o primeiro gol, assinalado por Geovane, aos 40do 1º tempo. Ronaldo fez o segundo, aos 20 do 2º tempo.
Neste duelo 8 jogadores receberam cartão amarelo. Dois do Mirassol: Manoel Ferreira Lima Neto, aos 15do 1º tempo; e Silvio José Cardoso Reis Júnior (Silvinho), aos 40 do 2º tempo. E seis do Novorizontino, todos no 2º tempo: Ronaldo Henrique Silva, logo aos 2 minutos; Geovane Batista de Faria, aos 8´; Douglas Baggio de Oliveira Costa, aos 14; Adriano Martins da Fonseca, aos 26; Raul Prata, aos 37; e o lateral esquerdo Roberto Heuchayer Santos de Araújo, aos 41.

NO RETURNO: 2 a 1 PARA O TIGRE, NO JORJÃO

No returno, jogando em sua Jaula, pela 23ª rodada, o Tigre venceu por 2 a 1, jogo ocorrido no dia 11 de agosto (uma sexta-feira, às 19 horas). Logo no primeiro minuto do duelo, Zé Roberto abriu o placar para o Leão.

Mas, o Tigre virou o placar, com gols de Douglas Baggio, aos 17do 1º tempo; e Rodolfo, aos 37do 2º tempo. Neste jogo, o atacante Jenison (aos 27do 1º tempo) e o técnico Eduardo Baptista (aos 36 também do 1º tempo), ambos do Novorizontino, foram expulsos e; antes, ou seja, aos 31`, também recebeu cartão vermelho o atacante Zé Roberto, do Mirassol.

Nestes dois duelos, o Novorizontino tinha o mesmo técnico desta temporada: Eduardo Baptista. Já, o Mirassol, no 1º turno, era comandado por Ricardo Catalá; e no returno, o atual comandante do Leão da Araraquarense, Mozart Santos Batista Junior, já era o técnico do clube de Mirassol.

NA COPA PAULISTA-2018: LEÃO 1 x 0 TIGRE – TIGRE 2 x 2 LEÃO

Já, pela Copa Paulista de 2018, no primeiro turno, o Leão venceu em Mirassol (única vitória da história do Mirassol): 1 a 0, no Maião, às 10h do dia 5/8 (um domingo), em Mirassol, com gol assinalado por Lucas – Lucão – Rodrigues da Silva; e, no returno, deu empate por 2 a 2 (Carlos Eduardo Barone Barbosa e Carlos – Carlão – Henrique de Moura Brito, marcaram para o Mirassol, respectivamente aos 16e 33 do 1º tempo; e Elvis “Elvinho” Marley Aparecido Bittencourt e Matheus Vieira da Silva fizeram para o Novorizontino, respectivamente aos 35e 50 do 2º tempo), em Novo Horizonte.

NO 1º TURNO DA SÉRIE B-2024: TIGRE 1 x 1 LEÃO

O oitavo empate entre Grêmio Novorizontino e Mirassol Futebol Clube se deu no dia 2 de julho deste ano de 2024, mais precisamente no 1º turno do Brasileiro da Série B, no Estádio dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em jogo válido pela 13ª rodada.
O primeiro gol surgiu logo aos 8 minutos do 1º tempo e foi assinalado por Fabrício Daniel, atacante do Novorizontino. Mas, o empate surgiu ainda no 1º tempo, mais precisamente no 2º dos oito minutos dos acréscimos concedidos pelo árbitro Lucas Paulo Torezin, que distribuiu nada menos que 12 cartões amarelos (9 para 8 atletas e o técnico do Novorizontino; e 3 para jogadores do Mirassol), além de expulsar o técnico Eduardo Baptista e o atacante Paulo Vitor, ambos do clube de Novo Horizonte.