Copa Paulista: Conheça os 'melhores e piores' da edição de 2024!

Neste material especial produzido pelo Futebol Interior, confira os principais números da competição e veja a 'premiação' dos melhores e piores de mais uma edição

Depois de muita disputa e jogos emocionantes, a Copa Paulista chegou ao fim

Copa Paulista
A taça da Copa Paulista. (Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão)

Por Filipe Saochuk

Campinas, SP, 15 (AFI) – Depois de muita disputa e jogos emocionantes, a Copa Paulista chegou ao fim. Ao todo, 26 clubes iniciaram o tradicional torneio até que restassem apenas dois na grande final entre Monte Azul e Votuporanguense, que terminou com a conquista inédita do Azulão.

Neste material especial produzido pelo Futebol Interior, confira os principais números da competição e veja a ‘premiação’ dos melhores e piores de mais uma Copa Paulista!


NÚMEROS GERAIS DA COPA PAULISTA

JOGOS DISPUTADOS: 140
GOLS: 269
MÉDIA DE GOLS POR PARTIDA: 1,92
VITÓRIAS DE MANDANTES: 53 (38%)
VITÓRIAS DE VISITANTES: 37 (26%)
EMPATES: 50 (36%)
RESULTADO MAIS FREQUENTE: 0 X 0 (24 vezes)


OS MELHORES E PIORES DA COPA PAULISTA

MELHOR CAMPANHA

O Monte Azul não apenas conquistou a Copa Paulista 2024, como foi o dono da melhor campanha geral. Ao todo, até a final, foram 16 partidas disputadas, com 36 pontos somados, 11 vitórias, três empates, e apenas duas derrotas.

Monte Azul
Monte Azul celebra título da Copa Paulista. (Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

MELHOR ATAQUE

A Votuporanguense pode ter ficado com o vice-campeonato, mas nenhuma torcida gritou ‘gol’ mais vezes que o fã do CAV. Dona do melhor ataque, a Pantera balançou as redes 26 vezes.

image 222
Jogadores do CAV celebram gol na Copa Paulista. (Foto: Andrey Queiroz/RP Fotopress)

MELHOR DEFESA

O Taquaritinga terminou a Copa Paulista de forma frustrante ao ser eliminado nas quartas de final, depois de ter a melhor campanha da primeira fase. Porém, se algo não deixou a desejar no CAT, foi o sistema defensivo. Nas 12 partidas que disputou, o Leão sofreu apenas três gols, tendo a melhor defesa de forma isolada.

image 224
Jogadores do CAT na Copa Paulista. (Foto: Bruna Modesto)

ARTILHEIRO(S)

O posto de principal goleador do campeonato ficou dividido. Com sete gols marcados, Maceió, da Portuguesa, e Wermeson, do São Caetano, foram os grandes artilheiros do torneio. Curiosamente, ambos atingiram esta marca ainda na primeira fase, não se encontrando com as redes no mata-mata.

MAIOR SEQUÊNCIA INVICTA

Ninguém ficou mais jogos consecutivos sem ser derrotado do que o campeão Monte Azul. Depois de sofrer um revés por 2 a 1 contra o Comercial na 5ª rodada, o Azulão engatou uma sequência de 10 jogos de invencibilidade até o primeiro duelo da final contra a Votuporanguense, quando o CAV venceu em casa por 1 a 0.

image 226
Jogadores do Monte Azul. (Foto: Jota Arnaldo/RP Fotopress)

PIOR CAMPANHA

A primeira participação do União Suzano na Copa Paulista não foi exatamente como clube e torcida sonhavam. Lanterna do Grupo 5, o Javali somou apenas três pontos em 10 partidas, sendo três empates, sete derrotas e nenhuma vitória. Com a pior defesa, tendo sofrido 21 gols, o União foi a equipe de pior campanha, com apenas 10% de aproveitamento.

image 228
Jogadores do União Suzano. (Foto: R7 Fotógrafo)

PIOR ATAQUE

O Rio Claro pode até não ter sido o pior time do campeonato, mas sem muitas dúvidas, foi o que menos empolgou o seu torcedor. Ao longo das oito partidas que disputou na primeira fase, o Galo Azul marcou apenas dois gols, ficando com o prêmio de ‘Pior Ataque” do torneio.

image 230
Lance de Rio Claro e Taquaritinga. (Foto: Carol Custanari)

O MAIS INDISCIPLINADO

No quesito indisciplina, o Juventus foi autoridade no assunto. O tradicional clube da zona leste paulistana teve quatro jogadores expulsos ao longo da Copa Paulista, liderando a estatística de cartões vermelhos de forma isolada. O Moleque estava realmente Travesso, mas não do jeito que a Mooca gostaria.

image 232
Jogadores do Juventus. (Foto: Divulgação/Juventus)

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


FIM DE TEMPORADA PARA O FUTEBOL PAULISTA

Com a conclusão da Copa Paulista, a temporada dos campeonatos do futebol paulista se encerrou. Agora os times do estado já começam a pensar nos estaduais de 2025.

Brasil treina no Mané Garrincha antes de enfrentar o Peru Loading official content
Brasil treina no Mané Garrincha antes de enfrentar o Peru
Confira a última sessão de treinamento do Brasil antes de enfrentar o Peru em Brasília pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
0 seconds of 54 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:54
00:54
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Dorival manda mensagem de apoio à Seleção Sub-20 antes da estreia no Sul-Americano CBF sorteia grupos da Copa do Nordeste 2025 Melhor do mundo: Vini Jr é homenageado com mural na sede da CBF Presidente da CBF celebra renovação de contrato com a Nike até 2038 Bastidores da vitória da Seleção Feminina em Brisbane Seleção Feminina vence Austrália no último amistoso de 2024; veja os gols Dorival aprova ano do Brasil: ‘Os resultados, infelizmente, podem encobrir o que está acontecendo’ Vinicius Jr. fala sobre lidar com pressão e altos e baixos da carreira CBF adota gesto antirracismo da FIFA no Brasil Dorival, Luiz Henrique e Ednaldo Rodrigues comentam gesto antirracismo no futebol Vinicius Jr. busca redenção contra o Uruguai Vini Jr. analisa luta contra o racismo no Dia da Consciência Negra Brasil conclui preparação para enfrentar o Uruguai no palco do jogo em Salvador Dorival crê na evolução do Brasil: 'Não estou feliz, poderíamos estar muito melhores' Bruno Guimarães e Dodô celebram aniversários com a Seleção Brasileira Seleção Brasileira distribui autógrafos em despedida do Barradão Seleção Brasileira intensifica preparação para enfrentar o Uruguai Marquinhos vê título da Copa do Mundo como 'grande objetivo' de sua carreira Murillo revela que estava dormindo quando recebeu notícia da convocação para Seleção Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball