Série B: Ponte Preta tenta quebrar tabu de quatro décadas contra o Ceará

A equipe da Ponte Preta, naquela época, contava com nomes históricos como o goleiro Carlos e o meia Dicá

A última vez que a Ponte Preta saiu vitoriosa contra o Ceará em Fortaleza foi em 28 de fevereiro de 1982

BsLdZHaf Ponte Preta busca quebrar tabu de 42 anos contra o Ceara
Uma vitória afasta a Ponte da zona da degola - Foto: Marcos Ribolli / PontePress

Campinas, SP, 11 (AFI) – A Ponte Preta enfrenta um grande desafio neste sábado (12), às 17h, quando visita o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de lutar para se afastar da zona de rebaixamento, a equipe campineira busca quebrar um incômodo tabu de mais de quatro décadas sem vencer o time cearense em seus domínios.

A última vez que a Ponte Preta saiu vitoriosa contra o Ceará em Fortaleza foi em 28 de fevereiro de 1982. Naquela ocasião, o time paulista venceu por 3 a 2, em partida válida pela Taça de Ouro, com gols de Osvaldo (duas vezes) e Celso. Desde então, o clube campineiro jamais conseguiu repetir o feito em solo cearense.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

TABU LONGEVO

A equipe da Ponte Preta, naquela época, contava com nomes históricos como o goleiro Carlos e o meia Dicá. Além deles, Nenê Santana e Édson Boaro, que hoje são auxiliares técnicos do clube, também estavam presentes em campo durante a última vitória contra o Ceará fora de casa.

Desde a vitória de 1982, a Macaca enfrentou o adversário no Castelão em outras cinco ocasiões, todas pela Série B, acumulando três derrotas e dois empates. O último encontro entre as equipes em Fortaleza aconteceu em 2023, e terminou empatado em 1 a 1, com gols de Christian Barletta para os cearenses e Eliel para a Ponte.

Entretanto, os campineiros defendem uma invencibilidade de quatro jogos diante do rival nordestino, sendo dois empates e duas vitórias paulistas no período. A última delas foi no primeiro turno da atual edição da Série B, quando a Ponte Preta venceu em casa, por 3 a 1.

No retrospecto geral, as equipes se encontraram 16 vezes na história, com seis vitórias para cada lado, e mais quatro empates. A última vitória cearense do duelo foi na Série B de 2014, por 3 a 2, em Fortaleza.

CENÁRIO ATUAL

As equipes chegam ao duelo deste sábado em situações distintas na tabela de classificação. O Ceará ocupa a sétima posição, com 45 pontos, e ainda sonha com uma vaga no G4, estando a apenas cinco pontos do Mirassol, o último time dentro da zona de acesso para a Série A.

Já a Ponte Preta está em 14º lugar, com 35 pontos, apenas dois a mais que o CRB, primeiro clube na zona de rebaixamento. Para a Macaca, a vitória é crucial não apenas para quebrar o tabu de mais de 40 anos, mas também para se afastar do perigo da queda.

Confira também: