O Brasil não jogou um futebol convincente, mas conseguiu o que era mais importante, a vitória sobre o Chile. Agora pegamos o lanterna, o Peru.
Apesar do sufoco, o Brasil não podia ter conseguido um resultado melhor. Subiu para quarto lugar e ficou mais perto de vaga para a Copa do Mundo
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 11 (AFI) – A Seleção Brasileira disputou seu nono jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Enfrentou o Chile, em Santiago, na noite da última quinta-feira, não jogou um futebol convincente, mas conseguiu o que era mais importante, a vitória.
E foi uma vitória de virada, já que a equipe da casa surpreendeu a defesa brasileira aos dois minutos de jogo e, através de Vargas, saiu na frente no placar do jogo. Foi um choque emocional, porque os jogadores brasileiros não estavam preparados para levar um gol tão cedo no começo da partida.
Mas até isso foi positivo, porque deu para sentir que nossos jogadores acreditavam que poderiam vencer, aumentaram o ritmo e as jogadas de ataque para tentar o empate e, no final do primeiro tempo, já nos descontos, Igor Jesus, jovem atacante do Botafogo carioca, igualou o placar.
Com esse gol, o time de Dorival Júnior voltou para o segundo tempo emocionalmente mais equilibrado e, como tinha jogadores de melhor nível técnico, foram criando jogadas para desempatar a partida e ficar mais perto dos três pontos. Mas não foi nada fácil chegar lá.
GOL SALVADOR
O gol salvador só saiu aos 89 minutos, pouco antes do árbitro da partida encerrar o jogo. Luis Henrique, que entrou no lugar de Savinho, fez uma daquelas suas conhecidas jogadas pela ponta direita, entrou com confiança passando por vários adversários e colocou a bola no canto direito do goleiro chileno. 2 a 1.
Brasil na frente. Pouco depois, o árbitro encerrou o jogo. Com o resultado, nossa seleção agora já está em quarto lugar na classificação geral das Eliminatórias e, portanto, bem mais perto de garantir sua vaga na próxima Copa. Apesar do sufoco, o Brasil não podia ter conseguido um resultado melhor.
MUDANÇAS IMPORTANTES
Dorival Júnior fez algumas mudanças importantes no time que vinha jogando como titular. No gol, entrou Ederson, já que Alison está machucado. Ederson não teve culpa no gol e mostrou que tem qualidade para ser titular da nossa seleção se for necessário.
Na linha de zaga, Danilo mostrou mais uma vez que não é jogador para estar na Seleção Brasileira. O gol do Chile aconteceu porque ele não marcou Vargas, que estava justamente onde ele, como lateral direito, deveria estar. Por isso saiu o gol. Acho que Dorival deve escolher logo um novo lateral direito porque insistir com Danilo é perder tempo.
No miolo de zaga Marquinhos foi o mais seguro, mas Gabriel Magalhães também deu conta do recado. Na lateral esquerda, Abner até que se saiu bem. No meio campo, André foi uma autêntica decepção. Por isso acabou substituído. Bruno Guimarães fez sua função com competência.
PAQUETÁ DECEPCIONA
Lucas Paquetá, mais uma vez, foi uma decepção completa no meio campo. Não marcou, não criou, não passou e não arrematou. Um desastre completo. Acho que Dorival Júnior deveria nem convocá-lo mais da próxima vez. Não é jogador de seleção. Gerson entrou em seu lugar, melhorou muito o setor e merece ser fixado como titular do time. Raphinha jogou mais pelo meio e não como ponta e fez bem seu trabalho. Savinho teve bons momentos.
Mas Luis Henrique, que entrou em seu lugar, foi melhor e merece continuar no time. Foi quem fez o gol que deu a vitória ao Brasil. Igor Gomes aprovou como centroavante da Seleção. Uma aposta de Dorival, que já deu certo. Rodrygo não brilhou como em outras oportunidades, mas merece ser titular. Endrick entrou mais uma vez e não fez nada. Uma decepção.
Dorival Júnior parece ter achado o caminho para montar um bom time para a Copa. Desta vez foi mais ousado, procurou mais o ataque e apostou em alguns jogadores bem agressivos. Está sendo muito criticado, mas acredito que vai classificar o Brasil e, depois, terá tempo para montar uma boa seleção para a Copa.
PERU É MOLEZA
O próximo jogo do Brasil será terça-feira que vem, contra o péssimo time do Peru, em Brasília. É jogo para ganhar por goleada. Se mantiver seu esquema ofensivo, Dorival pode ganhar bem essa partida. Depois dos jogos desta quinta-feira, a classificação geral das Eliminatórias Sul-Americanas ficou assim.
Em primeiro lugar está a Argentina, com 19 pontos ganhos (é mesmo a melhor seleção deste torneio!). Em segundo está a Colômbia, com 16. O Uruguai tem 15 (com um jogo a menos que será disputado nesta sexta à noite). O Brasil está em quarto lugar com 13.
O Equador tem 12, assim como a Bolívia. A Venezuela está com 11. O Paraguai tem 10. O Chile, que faz péssima campanha nas eliminatórias, está com apenas 5 pontos ganhos. E o Peru é o lanterninha com 3 pontos ganhos.
POSSÍVEIS CLASSIFICADOS
Se fosse fazer uma projeção sobre as seleções que devem se classificar pela América do Sul, colocaria Argentina, Colômbia, Uruguai, Brasil e Equador como equipes que certamente estarão na Copa de 2026. Ainda com chance de conseguir uma vaga, Bolívia e Venezuela.
Não acredito no Paraguai, que está jogando um péssimo futebol. Chile e Peru vão só cumprir tabela. Seus times são os piores que já apresentaram nas últimas Eliminatórias.
Confira também:
- Jogadoras do Botafogo viram rés em caso de atropelamento no Rio de Janeiro
- Eliminatórias: Dorival convoca Matheus Pereira para vaga de Paquetá
- Como fica a situação da seleção nas Eliminatórias da Copa após vitória sobre o Chile
- Marquinhos rebate sobre possível demissão de Dorival: 'A gente trabalha com realidade'
- ‘Mais 3 pontos para o Botafogo?’: veja os memes da vitória do Brasil contra o Chile
Noticias Relacionadas
-
A mania de indicar atletas aos clubes de Campinas continua
28/12/2024 -
Tempo para se preparar ao Paulistão é o problema da maioria
28/12/2024 -
Guarani e Ponte Preta recebem seus 'novos' boleiros
26/12/2024 -
Feliz Natal
24/12/2024