Sérgio Carvalho - Dorival Júnior coloca o Brasil no ataque

Dorival Júnior deixou claro que colocará diante da seleção chilena, um time bem ofensivo. Sem muita preocupação defensiva

Um time que jogue em função do gol, prá frente, e não, toda fechada em sua defesa, como aconteceu nos jogos que disputou até agora

Eliminatórias - 2024
Rodrygo é esperança da 'nova' Seleção. Foto: CBF - Oficial

Por SÉRGIO CARVALHO


Campinas, SP, 10 (AFI) – Num dos comentários que fiz aqui no Futebol Interior num passado recente, cheguei a insinuar que o técnico Dorival Júnior estava me decepcionando no comando técnico da Seleção Brasileira. Cheguei a dizer que ele adotava um esquema tático muito covarde contra as seleções que enfrentava.

Parecia mostrar medo de perder os jogos e, como consequência, perder seu lugar no comando técnico de nossa seleção. Se era isso ou não, é difícil saber. Mas parece que alguma luz envolveu a cabeça do treinador que, no jogo do Brasil contra o Chile, que será disputado nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, em Santiago, ele já insinuou que colocará em campo um time bem mais ofensivo do que os que jogaram sob o seu comando desde sua estreia, em Londres, contra a Seleção Inglesa.

BRASIL OFENSIVO
Pela primeira vez, ele deixou claro que colocará diante da seleção chilena, um time bem ofensivo. Sem muita preocupação defensiva. Um time que jogue em função do gol, prá frente, e não, toda fechada em sua defesa, como aconteceu nos jogos que disputou antes desse, sejam eles amistosos ou oficiais.

Parece que Dorival percebeu que, jogando como estava, teria sempre dificuldades em vencer e que, a sequência de maus resultados, poderia acabar afastando-o do comando técnico da seleção.

Para que vocês tenham uma ideia, nos últimos jogos, ele não permitiu que o lateral direito Danilo apoiasse o ataque. Também segurou o meio-campista André à frente da zaga e ainda soltou pouco a dupla Bruno Guimarães e Paquetá, para ajudar o ataque brasileiro e chegar com maior facilidade ao gol adversário.

PROMESSA DE SOLTAR A SELEÇÃO
Desta vez, contra o Chile, ele já promete soltar até os laterais, além de usar André e Paquetá de forma mais ofensiva, e ainda escalar o time com quatro atacantes, que são os casos de Savinho, Raphinha, Igor Jesus e Rodrygo (Vinicius Júnior foi tirado da relação porque se machucou e foi cortado da seleção antes do jogo diante dos chilenos).

E já que falamos sobre a escalação, aqui está ela, pelo menos, pelo que disse Dorival Júnior após o último treino brasileiro realizado em Santiago. No gol entra Ederson, já que Alisson está machucado. Na linha de zaga estarão Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (que é um lateral mais ofensivo).

No meio campo estarão André, Raphinha (que não é meia armador mas um jogador que realmente ataca!) e Lucas Paquetá. E no ataque, Savinho, Igor Jesus (jovem revelação do Botafogo carioca) e Rodrygo.

Ou seja. Um time totalmente ofensivo que, se jogar o que pode, tem até a chance de golear o Chile lá em sua casa na noite desta quinta-feira (o jogo começa às 21 horas). 

Bom lembrar, que o Chile tem uma das piores seleções desta temporada. Está em nono lugar na classificação geral e tem jogado tão mal, que a própria imprensa esportiva chilena não acredita mais em sua classificação para a próxima Copa. Diante disso, só mesmo um acidente técnico, impedirá o time brasileiro de, pela primeira vez, nas mãos de Dorival Júnior, jogar um futebol que encante o torcedor e devolva à nossa seleção ao patamar que merece.

HERANÇA DE FERNANDO DINIZ
O Brasil por sinal, devido ao péssimo trabalho de Fernando Diniz, está ainda em quinto lugar na classificação geral das Eliminatórias da Copa. Mas, se Dorival confirmar o time que anunciou nesta semana, é bem possível que, além de ganhar mais três pontos na noite desta quinta-feira, fique ainda mais perto dos primeiros lugares na classificação geral das Eliminatórias, e, por consequência, bem mais perto de uma vaga na próxima Copa do Mundo.

Confiram agora a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas.

CLASSIFICAO ELIMINATORIAS

Jogos da nona rodada:
às 17 horas, Bolívia x Colômbia, em La Paz.
Às 18 horas – Venezuela x Argentina, em Caracas;
Equador x Paraguai, em Quito.
Às 21 horas – Chile x BRASIL, em Santiago.
Às 21h30 – Peru x Uruguai, em Lima

Confira também: