Série C: Maringá brinca com eliminação do Londrina: "Ano que vem tem clássico"
O retrospecto geral do clássico mostra oito vitórias do Tubarão, contra duas do Tricolor e mais cinco empates
A rivalidade entre os clubes vem antes mesmo do nascimento do Maringá Futebol Clube, em 2010
Maringá, PR, 09 (AFI) – A eliminação do Londrina na Série C do Campeonato Brasileiro não passou batida. Logo após a derrota por 2 a 1 para o Athletic-MG, na rodada final do quadrangular do acesso, o Maringá, maior rival do time alviceleste, e que conquistou o acesso para a terceira divisão nacional, fez uma publicação nas redes sociais ironizando o adversário.
“Arerêêê ano que vem tem clássicoooo na Série C êêê!”, brincou o Dogão.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
RIVALIDADE ANTIGA
A rivalidade entre os clubes vem antes mesmo do nascimento do Maringá Futebol Clube, em 2010. Duas maiores cidades do interior paranaense, Maringá e Londrina são separadas por cerca de 90km, o que fortaleceu o chamado “Clássico do Café”, disputado por Londrina e Grêmio Maringá. No total, os adversários se enfrentaram 139 vezes, com 57 vitórias do Tubarão, 38 maringaenses e mais 44 empates.
Entretanto, devido a dificuldades financeiras, o Galo, que já figurou na elite do futebol brasileiro, acabou perdendo expressão no cenário estadual e não figura na elite do Campeonato Paranaense desde 2004, o que fortaleceu uma nova rivalidade.
Fundado em 2010, o Maringá FC se estruturou e se firmou entre os principais clubes do estado, fazendo esquentar novamente a disputa entre as cidades no futebol.
NOVO CLÁSSICO
O primeiro encontro entre os novos rivais foi na segunda divisão estadual, em 2011, quando o Tricolor venceu por 3 a 2 no Willie Davids, e foi derrotado por 2 a 1 fora de casa. Já na elite do futebol paranaense, em 2014, o clima de rivalidade esquentou de vez.
Na fase de grupos, o Tubarão venceu por 3 a 2 no Estádio do Café, e as equipes voltaram a se enfrentar na decisão do estadual daquele ano, onde após dois empates (2 a 2 e 1 a 1), o Tubarão se sagrou campeão nos pênaltis, na casa do Dogão, com direito a alambrado quebrado na área da torcida visitante.
Desde então, Londrina e Maringá se enfrentaram outras 10 vezes, com larga vantagem para o Tubarão. O retrospecto geral mostra oito vitórias do Alviceleste, contra duas do Tricolor e mais cinco empates. O último encontro entre os rivais foi na primeira fase do Campeonato Paranaense de 2024, quando o Londrina venceu por 3 a 1, no Estádio do Café. O Maringá, entretanto, é o atual vice-campeão estadual.
ENCONTRO GARANTIDO
O LEC terminou a Série C 2024 na terceira colocação do Grupo C do quadrangular do acesso, e com isso, se manteve na terceira divisão nacional na próxima temporada. Do outro lado, o Maringá foi eliminado na semifinal da Série D, e carimbou o acesso à Série C 2025.
Assim, as equipes terão ao menos dois encontros garantidos na próxima temporada, onde o clássico promete tomar novos capítulos marcantes aos torcedores.