Estádio da Mogiana: Relembre os 10 dérbis entre Guarani e Ponte Preta
Em dez jogos, foram cinco vitórias para cada, com direito a 1º dérbi noturno e presidente ameaçando surrar jogadores com cinto

Por Caio Alves
Campinas, SP, 08 (AFI) – O assunto “Estádio da Mogiana” veio à tona novamente na imprensa campineira após o Governo do Estado de São Paulo colocar o local a leilão por R$ 28,6 milhões. Recheado de muita história do futebol e da cidade de Campinas, o Estádio Doutor Horácio Antônio da Costa também foi palco de nada menos do que 10 dérbis entre Guarani e Ponte Preta.
Antes de ter o Brinco de Ouro da Princesa, fundado apenas em 1953, o Guarani jogou por 30 anos no Estádio da Rua Barão Geraldo de Rezende, no bairro Guanabara, também conhecido como Pastinho. A Ponte Preta também só foi fundar o Moisés Lucarelli em 1948. O Hipódromo Campineiro, ou ‘Prado Bonfim’, que era alugado para times da cidade, também foi utilizado para 16 dérbis.
10 DÉRBIS CAMPINEIROS ENTRE 1941 E 1950
Já a fundação do Estádio da Mogiana aconteceu em 1940, sendo na época um dos principais estádios do país, atrás apenas do Pacaembu, em São Paulo (SP), e de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Como era um dos melhores estádios do país, o Estádio da Mogiana recebeu nada menos do que dez clássicos entre Guarani e Ponte Preta. Em dez jogos, foram cinco vitórias do Guarani e cinco da Ponte Preta. O primeiro foi em 8 de junho de 1941 e o último em 11 de maio de 1950.
PESQUISADOR CONTOU HISTÓRIA DO DÉRBI EM 2002
Segundo o trabalho de mestrado de Vitorio Luis Oliveira Zago, “Futebol em Campinas: A história e evolução do dérbi campineiro na sociedade e imprensa de Campinas”, publicado em 2002, Ponte Preta, Guarani e EC Mogiana eram tidos como “The Big Three”, também em referência ao Trio de Ferro da capital.
“Dizem que naquela epoca ‘se não era Ponte nem Guarani, era Mogiana… “. O ‘simpático’ time do EC Mogiana parecia ser um cordeiro em meio a dois lobos. Mas esse ‘cordeiro’ era um time forte na época, que apesar de não levar vantagem no geral dos confrontos contra Ponte Preta e Guarani, chegou a vencê-los em importantes ocasiões, sagrando-se inclusive campeão. Como ocorreu no ano de 1948, na disputa das Taças Cidade de Campinas e A Gazeta de S. Paulo, ambos vencidos pelo EC Mogiana diante de Ponte Preta e Guarani”, relata Vitorio Zago em seu trabalho.

PRIMEIRO DÉRBI – 08/06/1941
O primeiro dérbi disputado no Estádio da Mogiana foi o Dérbi 039, em 8 de junho de 1941, pelo 1º turno do Campeonato Campineiro. A Ponte Preta venceu por 3 a 0, com gols de Lima, Birigui e Alvico.
PONTE PRETA: Serafim; Rodrigues e Emilio; Pagode, Carretel e Nascimento; Birigui, Waldemar, Lima, Alvico e Nardinho.
GUARANI: Tito; Perroni e Tiziani; Alegretti, Silva e Pavuna; Piolim, Stefano, Ninau, Feitiço e Ruy.
SEGUNDO DÉRBI – 30/11/1941
No 2º turno do Campeonato Campineiro, no Dérbi 040, o Guarani venceu a primeira vez o rival no Estádio da Mogiana ao fazer 2 a 1, com gols de Homero e Zuza, enquanto a Ponte Preta descontou com Cilas.
GUARANI: Tito; Nene e Tiziani; Alegretti; Silva e Osvaldo. Homero, Ló, Zuza, Bibiano e Osvaldo.
PONTE PRETA: Julinho; Rodrigues e Emilio; Pagode, Hélio e Nascimento; Waldemar, Belem, Cilas, Alvico e Nardinho.
TERCEIRO DÉRBI – 15/05/1942
A Ponte Preta voltou a vencer ao fazer 2 a 1 no Dérbi 041, na fase eliminatória do Campeonato do Interior da Federação Paulista de Futebol. Os gols foram de Belém e Cilas, enquanto Ninau descontou para o Guarani.
PONTE PRETA: Serafim; Rodrigues e Emilio; Pintinho, Camargo e Pagode; Birigtti, Belem, Cilas, Gamba e Camaça.
GUARANI: Tito; Nene e Tiziani; Fricote, Silva e Pavuna; Homero, Bibiano, Ninau, Zuza e Osvaldinho.
QUARTO DÉRBI – 23/08/1942
No Dérbi 042, pelo 1º turno do Campeonato Campineiro, o Guarani goleou a Ponte Preta por 4 a 1. Zuza (2), Marinotti e Machadinho marcaram, enquanto Gamba fez o gol de honra.
GUARANI: Tito; Nenê e Tiziani; Fricote, Silva e Pavuna; Bibiano, Marinotti, Zuza, Bicudo e Machadinho.
PONTE PRETA: Serafim; Rodrigues e Emilio; Botelho, Camargo e Nascimento; Waldemar, Belém, Cilas, Gamba e Nardinho.

QUINTO DÉRBI – 31/01/1943
No quinto dérbi seguido, o Dérbi 043, a Ponte Preta devolveu a goleada pelo mesmo placar pelo Campeonato Campineiro. Gols de Tatias (2), Birigui e Cilas, enquanto Zuza descontou.
PONTE PRETA – Serafim; Rodrigues e Camargo; Belem, Tulio e Nascimento; Birigui, Waldemar, Cilas, Tatias e Nardinho.
GUARANI – Tatu; Nenê e Tiziani; Fricote, Silva e Basotini; Bibiano, Marinoti, Zuza, Carioca e Machadinho.
SEXTO DÉRBI – 30/12/1945
Quase três anos depois, os times voltariam a se enfrentar pelo Dérbi 053, pelo 2º turno do Campeonato Campineiro. O Guarani venceu por 3 a 2, com gols desconhecidos. Waldemer e Bruninho marcaram os da Ponte Preta.
PONTE PRETA: Serafim; Lineu e Stalingrado; Geraldo, Falco e Nascimento; Cilas, Bruninbo, Carlinhos, Waldemar e Armandinho.
GUARANI: Renê; Ataslio e Tiziani; Felix, Silva e Vergilio; Renatinho, Lourenço, Luiz Estevam, Edgar e Bibiano.
SÉTIMO DÉRBI – 05/10/1947
Novamente com um hiato, os times voltaram ao Estádio da Mogiana quase dois anos depois para o Dérbi 056, vencido pela Ponte Preta por 1 a 0, pelo 2º turno do Campeonato Paulista da 2ª Divisão. O gol foi de Edmir. Foi o segundo dérbi da chamada ‘Era profissional’, pois em 1947 Ponte Preta e Guarani passaram a disputar as competições organizadas pela FPF.
PONTE PRETA: Fia; Alcides e Stalingrado; Nego, Gaspar e Rodrigues; Damião, Bruninho, Gaiola, Edmir e Armandinho.
GUARANI: Sabiá; Tiziani e Adriano; Silva, Mario e Pavuna; Renatinho, Miro, Otavio, Piolim e Ernestinho.
OITAVO DÉRBI – 28/04/1948
O Dérbi 057, pelo 1º Torneio Taça Cidade de Campinas, foi vencido pelo Guarani com goleada por 5 a 2, de virada, com gols de Zuza (2), Alemão (2) e Piolim. Bruninho (2) fez os da Ponte Preta.
O Dérbi 057 foi emblemático por alguns fatores. Foi o primeiro dérbi da história a ser realizado de noite, com iluminação artificial.
Além disso, há uma história muito interessante. A Ponte Preta venceu o 1º tempo por 2 a 0. Relata-se, no trabalho de mestrado de Vitorio Luis Oliveira Zago, que o presidente do Guarani, Dr. Romeu Tortima, ameaçou surrar os jogadores com seu próprio cinto. O Guarani voltou do intervalo e não só virou o placar, como goleou.
“A histórica goleada e virada resultou na demissão do técnico pontepretano Jose Agnelli pelo então envergonhado presidente da Ponte Preta, Ayrton Jose do Couto”, relatou Luis Zago em seu trabalho.
PONTE PRETA: Fia; Alcides e Stalingrado; Nego, Gaspar e Rodrigues; Damião, Bruninho, Pedrinho, Cacique e Armandinho.
GUARANI: Bizarro; Landinho e Grita; Godê, Luiz de Almeida e Zico; Alemão, Piolim, Zuza, Xavier e Dico.
NONO DÉRBI – 07/04/1949
Em 1949, pelo 2º Torneio Taça Cidade de Campinas, a Ponte Preta venceu por 3 a 2, com gols de Careca (2) e Reis. Bode (2) marcou os do Guarani. A Ponte sagrou-se campeã invicta, em torneio que ainda tinha o EC Mogiana.
PONTE PRETA: Jura; Bruninho e Alcides; Nego II, Pitico e Rodrigues; Reis, Edgar, Pedrinho, Careca e Armandinho.
GUARANI: Arlindo; Landinho e Grita; Herbert, Luiz de Almeida e Alcides; Zuza, Bode, Dirceu, Renatinho e Vilalba.
DÉCIMO DÉRBI – 11/05/1950
O último dérbi da história do Estádio da Mogiana foi realizado em 1950, pelo 3º Torneio Taça Cidade de Campinas. O Guarani venceu por 2 a 0, com gols de Bota e China.
PONTE PRETA: Ducho; Bruninho e Maioral; Nego I, Renato e Rodrigues; Dino, Le1e, Servilio, Sabará e Oliveira.
GUARANI: Arlindo; Orestes e Nenê; Benjamin, Luiz de Almeida e Alcides; Dorival, China, Bota, Piolim e Dema.

LISTA DOS 10 DÉRBIS DISPUTADOS NO ESTÁDIO DA MOGIANA:
- 08/06/1941 – Ponte Preta 3 x 0 Guarani – Campeonato Campineiro
- 30/11/1941 – Guarani 2 x 1 Ponte Preta – Campeonato Campineiro
- 15/05/1942 – Ponte Preta 2 x 1 Guarani – Campeonato Campineiro
- 23/08/1942 – Guarani 4 x 1 Ponte Preta – Campeonato Campineiro
- 31/01/1943 – Ponte Preta 4 x 1 Guarani – Campeonato Campineiro
- 30/12/1945 – Ponte Preta 2 x 3 Guarani – Campeonato Campineiro
- 05/10/1947 – Ponte Preta 1 x 0 Guarani – Campeonato Profissional do Interior
- 28/04/1948 – Guarani 5 x 2 Ponte Preta – Taça Cidade de Campinas
- 07/04/1949 – Ponte Preta 3 x 2 Guarani – Taça Cidade de Campinas
- 11/05/1950 – Guarani 2 x 0 Ponte Preta – Taça Cidade de Campinas