Luto! Narrador que fez história em Sorocaba morre aos 79 anos

O velório foi realizado neste sábado (5), no Cemitério Municipal de Porto Feliz

Décio Fernandes de Camargo. Foto: Porto Feliz - 83 FM
Décio Fernandes de Camargo. Foto: Porto Feliz - 83 FM

Sorocaba, SP, 05 (AFI) – A imprensa esportiva de Sorocaba e região está de luto. Faleceu nesta sexta-feira (4), o radialista, apresentador e narrador esportivo Décio Fernandes de Camargo, aos 79 anos, na cidade de Porto Feliz, onde residia. Formado nas fileiras de talentosos profissionais da Rádio Emissora Porto-Felicense, ele teve uma carreira de mais de cinco décadas, marcando época no rádio esportivo regional, principalmente em Sorocaba, entre as décadas de 1970 e 1990.

Décio era viúvo de Maria de Jesus Novaes de Camargo. Ele teve um filho, Paulo (in memoriam) Ele residia no Asilo Cidade dos Velhinhos, em Porto Feliz. O velório foi realizado neste sábado (5), no Cemitério Municipal de Porto Feliz.

EQUIPE 1080

Décio integrou a lendária equipe 1080, que marcou época no rádio esportivo regional na Rádio Clube de Sorocaba, acompanhando diversas modalidades, como o Esporte Clube São Bento e o Clube Atlético Minercal, da rainha Hortência, sempre com carisma e competência. Naquela época, o rádio era o principal meio de comunicação com os torcedores, em um tempo anterior à internet e transmissões online.

HOMENAGEM

Em uma mensagem publicada em sua página na internet, a Rádio 83 FM de Porto Feliz homenageou o narrador.

“Infelizmente, nosso querido locutor Décio Fernandes nos deixou hoje. Durante mais de 50 anos, Décio foi a voz inconfundível que acompanhou gerações aqui na Rádio Portofelicense. Ele não era apenas um comunicador; era um amigo, uma presença constante em nossos lares, conhecido por sua alegria contagiante, suas brincadeiras e, acima de tudo, por sua habilidade única de tornar qualquer ambiente mais leve e agradável”, diz a mensagem.

“Décio tinha o dom de nos fazer sorrir mesmo nos dias mais difíceis, e é assim que queremos lembrar dele: como alguém que trouxe luz e descontração para nossas vidas. Seu riso ecoará para sempre em nossos corações, assim como sua paixão pelo rádio, que ele viveu intensamente até o último momento. Neste momento de despedida, nos unimos em solidariedade à família, amigos e ouvintes que, assim como nós, sentem profundamente essa perda. Que a memória de Décio Fernandes continue a nos inspirar e que sua alegria siga presente em cada transmissão que fizermos”, finaliza a homenagem da emissora.

OUÇA NARRAÇÃO DE DÉCIO

Em um confronto entre São Bento e Corinthians no Walter Ribeiro, em Sorocaba, Biro-Biro abriu o marcador para o Corinthians aos 39 minutos do primeiro tempo. Décio narrou o gol pela transmissão pela Rádio Portofelicence.

EQUIPE ESPORTIVA QUE MARCOU ÉPOCA

Décio Fernandes integrou, por várias décadas, uma das mais carismáticas equipes esportivas do rádio do interior de São Paulo: a equipe 1080.

Esse time era capitaneado pelos saudosos jornalistas João Bonora (J. Bonora) e radialista Jurandyr Matheus, e contava, além de Fernandes, com o repórter Clodoaldo Armando Júdica (in memoriam), Valdemar Ribeiro (in memoriam), o apresentador e plantonista esportivo Caio Cômitre (in memoriam), e o comentarista Moreira Filho, que hoje, aos 95 anos, reside em Sorocaba.

A equipe também contava com os produtores Rivail de Oliveira e Juarez Morato, entre outros profissionais. Moreira Filho e Juarez Morato também atuavam como apresentadores.

Screenshot 14 2
Pedro, filho do Moreira, Décio e Moreira Filho, nesta ordem

ÉPOCA DE GRANDES NOMES

Décio Fernandes fez parte do período de ouro do rádio esportivo de Sorocaba e região, entre as décadas de 1950 e 1980, quando grandes nomes passaram pelos microfones da cidade.

Além de Décio, narradores como Jurandyr Matheus, Bertoni Júnior, José Desidério, Ferraz Filho, Esper Adade, Salomão Pavlosvky, Ubirajara Batista e outros como Crocco Júnior, José Roberto Ercolin e Mauro Nóbrega, esses últimos do celeiro de bons profissionais da Radio Porto-Felicense, e com passagem pelas emissoras da capital, como a Rádio Jovem Pan.

COMPANHEIRO FALA COM SAUDADE DA EQUIPE ESPORTIVA

Em entrevista à imprensa de Sorocaba (Portal Porque), o comentarista Moreira Filho, hoje com 94 anos, relembrou o trabalho com Décio Fernandes e a imprensa esportiva da cidade.

“Eu iniciei minha caminhada no rádio esportivo em 1954, levado por Ubirajara Batista Ferreira, e juntos fundamos a Associação dos Cronistas Esportivos de Sorocaba, hoje extinta. Minha primeira cobertura foi em São Carlos, em 1954, durante um jogo do São Bento”, disse.

Moreira também destacou a saudade da equipe 1080.

“Tivemos grandes companheiros nas jornadas radiofônicas entre as décadas de 1950 e 1980, como Jurandyr Matheus, Décio Fernandes, Bertoni Júnior, José Desidério, Ferraz Filho, Esper Adade, Ubirajara Batista, J. Bonora, Clodoaldo Armando Júdica, Caio Cômitre, Crocco Jr. e muitos outros”, finalizou.