STJD rejeita pedido do Sampaio Corrêa de não homologar Série C
Nesta quinta-feira (26), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva rejeitou o pedido de não homologar a edição de 2024
Se a decisão tivesse sido acatada pela entidade, o Sampaio Corrêa não seria considerado rebaixada na competição
São Luís, MA, 26 (AFI) – Matematicamente rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série C dentro das quatro linhas, o Sampaio Corrêa judicialmente tenta reverter essa situação. Nesta quinta-feira (26), o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) rejeitou o pedido de não homologar a edição 2024 do torneio.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
SAMPAIO CORRÊA OFICIALMENTE REBAIXADO?
Se a decisão tivesse sido acatada pela entidade, a Bolívia Querida não seria considerada rebaixada na competição, mas a Medida Inominada não foi aceita. Desta forma, o último recurso do Paio para seguir na terceirona é em caso de punição ao Caxias, por supostamente utilizar de forma irregular o lateral-direito Yuri Ferraz.
O Sampaio Corrêa então protocolou uma Notícia de Infração junto ao STJD para que o resultado da Série C de 2024, que apontaria a equipe como rebaixada, ainda não seja oficializado. No entanto, o Pleno da entidade alegou que “não existe razão para apreciação da homologação ou não do resultado”, tendo em vista que o caso envolvendo o Grená do Povo ainda será debatido e possivelmente até julgado.
ENTENDA O CASO
O caso envolve o lateral-direito Yuri Ferraz, de 29 anos, que começou a Série C no ABC-RN. De acordo com o regulamento, para que o jogador possa se transferir para outro clube da Série C, ele precisa ter feito, no máximo, três partidas pelo clube anterior.
Yuri Ferraz entrou em campo quatro vezes com a camisa do ABC, contra Ferroviária, Athletic-MG, Londrina-PR e Ferroviário-CE. Entretanto, por um erro, seu nome não foi incluído na súmula do jogo contra o time mineiro, já que a arbitragem registrou Ruan na substituição que envolvia a entrada do lateral em campo.
POSSÍVEL PUNIÇÃO
Depois disso, Yuri Ferraz jogou nove partidas com a camisa do Caxias, com quatro vitórias e cinco derrotas. Em caso de punição, o clube perde três pontos por cada partida em que o atleta atuou, além dos pontos conquistados.
Neste caso, o Caxias perderia 39 pontos e ficaria com -18, sendo rebaixado com Aparecidense-GO, Ferroviário-CE e São José-RS, resgatando o Sampaio Corrêa, que automaticamente pularia uma posição na tabela e se livraria do Z-4.