Especial Copa Paulista: Como o União São João chegou à semifinal?

O Verdão de Araras chegou a ocupar a lanterna do Grupo 3, mas na última rodada garantiu a classificação e derrubou dois candidatos ao título para chegar à semifinal

O União São João na Copa Paulista de 2024 está escrevendo uma das grandes histórias desta edição

União São João
Atletas do União celebram classificação contra o Taquaritinga. (Foto: Carol Custanari)

Araras, SP, 18 (AFI) – O União São João na Copa Paulista está escrevendo uma das grandes histórias desta edição. O Verdão de Araras chegou a ocupar a lanterna do Grupo 3, mas na última rodada garantiu a classificação e derrubou dois candidatos ao título para chegar à semifinal.

Relembre a trajetória do União na Copa Paulista e entenda como o clube chegou entre os quatro melhores da tradicional competição!

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

2024 NÃO COMEÇOU EMPOLGANDO O TORCEDOR

Na Série A3 do Paulistão, o União São João não conseguiu empolgar o seu torcedor. Com uma campanha de meio de tabela, o Verdão não se classificou ao mata-mata. Após 15 rodadas, foram 19 pontos conquistados em cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas, com um aproveitamento de apenas 42%.

Apesar da campanha decepcionante no estadual, o tradicional clube de Araras ainda tinha a Copa Paulista no calendário de 2024. Para o torneio que pode render ao União São João uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano que vem, a diretoria apostou no técnico Marcos Campagnollo para comandar a equipe, e o elenco passou por uma reestruturação praticamente completa.

DE LANTERNA À CLASSIFICADO NA ÚLTIMA RODADA

Se o estadual não foi motivo de muitas alegrias para o torcedor, o início da Copa Paulista não foi muito diferente. Na estreia da competição, derrota por 1 a 0 para o Taquaritinga fora de casa; seguido de um empate por 1 a 1 contra o São-Carlense e uma goleada por 4 a 2 sofrida para o XV de Piracicaba.

Foram apenas três partidas, mas a sequência ruim fez a diretoria do União São João tomar uma decisão e mudar o comando técnico da equipe: saiu Marcos Campagnollo, chegou Raphael Pereira, treinador de 44 anos que conquistou a Série A4 do Paulistão pelo Rio Branco neste ano.

Contra Rio Claro e Taquaritinga, abrindo o segundo turno, o Verdão seguiu tendo dificuldades, e acabou empatando sem gols com o Galo, e perdendo novamente por 1 a 0 pelo Leão. Com estes resultados, o União ocupava a lanterna do grupo, e as esperanças de classificação diminuíam a cada rodada. Porém, as coisas mudaram na reta final.

Na 8ª rodada, a primeira vitória veio fora de casa contra o São-Carlense por 2 a 0. Na 9ª, empate por 1 a 1 contra o XV de Piracicaba, deixando tudo em aberto para a última rodada. Fora de casa, o União São João bateu o Rio Claro por 2 a 0 com gols de Gabriel Viana e Mancha, e ficou com a terceira e última vaga do Grupo 3, atrás de Taquaritinga e XV.

Com apenas duas vitórias e nove pontos, o Verdão estava classificado ao mata-mata depois de ocupar a lanterna de sua chave. Pela frente, teria o XV de Jaú nas oitavas de final.

image 258
Jogadores do União São João na Copa Paulista. (Foto: Carol Custanari)

DERRUBANDO FAVORITOS

O Galo da Comarca liderou o Grupo 1 da Copa Paulista, com 19 pontos e a melhor campanha ao lado de Monte Azul e Taquaritinga. Portanto, era tratado como favorito contra o União. Na estreia em Araras, empate por 0 a 0, mas no Zezinho Magalhães, quem levou a melhor foram os visitantes. Rafael Costa, veterano meia contratado para o mata-mata, marcou o único gol do jogo e garantiu a classificação do Verdão para as quartas de final.

Depois de surpreender o líder do Grupo 1, o adversário da vez era um velho conhecido: o Taquaritinga. Na primeira fase, o CAT venceu os dois enfrentamentos, mas nas eliminatórias, os rivais se equilibram. No Hermínio Ometto, novamente empate por 0 a 0, forçando o União São João a buscar o resultado longe de seus domínios.

E no Taquarão, o lateral-direito Léo Machado abriu o placar para o Verdão aos nove minutos da etapa final. Porém, os donos da casa revidaram no fim, com Fabinho convertendo pênalti. Com nova igualdade, a decisão ficou para os pênaltis. E foi neste momento, que a estrela do goleiro Igor Alexandre apareceu. O arqueiro defendeu a cobrança de Lucas Lima, e na sequência, Luis Otávio chutou por cima do gol.

Por 4 a 2 nas penalidades máximas, o União São João passou pelo Taquaritinga nas quartas de final e derrubou mais um favorito em seu caminho. De virtual eliminado a semifinalista com sete jogos seguidos de invencibilidade, o Verdão terá o Monte Azul pela frente, adversário que promete ser mais uma pedreira.

image 257
Atletas do União São João celebram classificação contra o Taquaritinga. (Foto: Carol Custanari/União São João)

TÉCNICO DO VERDÃO FALA SOBRE CAMPANHA E PROJETA NOVA DECISÃO

Com exclusividade, o técnico Raphael Pereira conversou com a reportagem do Futebol Interior em meio à preparação para o duelo de ida contra o Azulão no próximo sábado. Depois de mais uma classificação heroica, o comandante do União analisou as disputas contra o CAT.

“A gente sabia da dificuldade que seria enfrentar o Taquaritinga, uma equipe qualificada, que teve ótimo aproveitamento na fase de grupos, mas era um time que já conhecíamos bem. Sabíamos os pontos fortes, os pontos fracos, e o que poderíamos explorar. Estamos numa crescente, sob nosso comando foram nove jogos, estamos a sete invictos. O grupo está concentrado e confiante, pronto para qualquer desafio”, analisou.

Raphael Pereira desembarcou em Araras na 5ª rodada, logo depois de uma goleada e a da demissão de Marcos Campagnollo. Desde a chegada do treinador, o União São João iniciou uma recuperação na competição, e depois de se classificar apenas na última rodada da fase de grupos, alcançou a semifinal. O técnico do Verdão revelou qual o segredo desta mudança drástica na competição.

“Quando cheguei em Araras o time estava com dois pontos, logo após uma derrota por 4 a 2 para o XV de Piracicaba. A equipe é a mesma desde que a gente assumiu, entrou apenas o Rafael Costa agora. Mas a diferença é a atitude, a coragem, procuramos mudar algumas coisas para que os jogadores ficassem mais a vontade para praticar o seu melhor futebol. Então começamos a evoluir, o ambiente melhorou muito e os jogadores entenderam o processo e o planejamento”, contou Raphael.

image 256
Raphael Pereira durante treinamento do União São João. (Foto: Carol Custanari)

Em números gerais, o Verdão tem a pior campanha entre os quatro semifinalistas. Seja em pontos, aproveitamento ou número de vitórias. Porém, para o treinador, isso não tem efeito nenhum na equipe, que está contente com o caminho trilhado e focado em um objetivo ainda maior.

“Desde a minha chegada o União São João teve uma melhora considerável. Nós tivemos um tempo curto no clube, então estamos muito felizes com o que já fizemos e aonde podemos chegar. Então para nós e nosso torcedor, tivemos uma crescente e isso foi claro, tanto que chegamos à semifinal da competição. Então essa questão de melhor campanha ou pior campanha não interfere, e estamos muito contentes com o lugar que chegamos e vamos em busca da final”, afirmou.

Pela frente, o União tem outro adversário que faz uma grande Copa Paulista. Líder do Grupo 2, o Monte Azul passou por Vocem e Comercial para se colocar entre os quatro melhores. Segundo Raphael Pereira, o clube entende a dificuldade do confronto, mas garantiu que está pronto para mais uma decisão.

“O Monte Azul é uma equipe muito qualificada, as quatro equipes que chegaram até aqui, chegaram por mérito, e qualquer adversário que a gente pegasse seria difícil. Estamos prontos para encarar estes 180 minutos, vamos confiantes, vamos manter a nossa maneira de jogar e vamos buscar esse acesso. É um jogo importante e vamos encarar com seriedade, muita entrega e determinação”, projetou o treinador.

AGENDA DO UNIÃO SÃO JOÃO

O primeiro duelo entre Verdão e Azulão pela semifinal da Copa Paulista será disputado no próximo sábado, às 15h, no estádio Hermínio Ometto em Araras. A volta em Monte Azul Paulista ficou para o dia 28 de setembro, às 15h, na Arena PixBet.