Luto! Morre um dos mais lendários narradores do rádio brasileiro

Flávio Araújo está sendo velado em São José dos Campos no Cemitério Colônia Paraíso, onde será sepultado às 16:30 horas

Nascido em Presidente Prudente, no interior paulista, no dia 29 de junho de 1934, Flávio de Araújo marcou época no rádio esportivo

Screenshot 57

Campinas, SP, 16 (AFI) – O narrador Flávio Araújo, um dos mais marcantes profissionais da crônica esportiva brasileira, faleceu na manhã desta terça-feira em São José dos Campos. Flávio tinha 90 anos e morreu de causas naturais.

Nascido em Presidente Prudente, no interior paulista, no dia 29 de junho de 1934, Flávio de Araújo marcou época no rádio esportivo de São Paulo entre os anos 1960/80 onde participou dos melhores momentos da Rádio Bandeirantes e, depois da Rádio Gazeta.

Screenshot 58
Flávio Araújo na Copa do México em 1970

CINCO COPAS DO MUNDO E MAIOR AUDIÊNCIA DO RÁDIO EM LUTA DE BOXE

Flávio Araújo esteve na transmissão da Copa do Mundo de 1966, 1970, 1974 e 1978, pela Rádio Bandeirantes e, em 1982, pela Rádio Gazeta, ambos de São Paulo.

É atribuída a Flávio Araújo a maior audiência do rádio esportivo de todos os tempos quando, em 1965, transmitiu a luta do pugilista brasileiro Éder Jofre contra o japonês Masahiko Fighting Harada, no Japão. Flávio também narrou o gol 1.000 de Pelé, e várias corridas de Fórmula 1.

No início dos anos 2000, Flávio Araújo lançou o livro “O Rádio, o Futebol e a Vida”, pela Editora Senac, que teve grande repercussão e ainda hoje é encontrado em livrarias. 

COMENTARISTA ESPORTIVO IMPORTANTE DO RÁDIO CAMPINEIRO

Depois de deixar o rádio esportivo da capital paulista e com o desejo de residir fora da capital paulista, Flávio Araújo mudou para Campinas e passou a atuar como comentarista esportivo, trabalhando por cerca de dez anos nas Rádios Central e Bandeirantes entre os anos 1990/2000, participando também de programas de televisão.

Nos últimos anos, Flávio Araújo vivia entre São José dos Campos e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, e mantinha ativo fazendo comentários para Rádio Cultura de Poços de Caldas e escrevendo crônicas para vários jornais.

Flávio Araújo era irmão de Chico de Assis, que nos anos 1970/80 era um badalado repórter da Rádio e TV Bandeirantes de São Paulo e que hoje reside em Poços de Caldas-MG.

Screenshot 57
Flávio Araújo, em imagem recente

ACEISP E ABRACE ENALTECEM A CARREIRA FLÁVIO ARAÚJO

Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo (ACEISP) e a Associação Brasileiro dos Cronistas Esportivos (ABRACE), pelo mesmo presidente Artur Eugênio Mathias, se manifestaram sobre o falecimento de Flávio Araújo.

“Neste momento do falecimento do Flávio Araújo temos que enaltecer tudo que ele representou e valorizou a crônica esportiva paulista e nacional, sendo uma referência mundial neste segmento. Tive o privilégio de conhecer e conviver com Flávio Araújo, um dos mais brilhantes e corretos profissionais da imprensa brasileira”, declarou Artur Eugênio Mathias.

SEPULTAMENTO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Flávio Araújo está sendo velado em São José dos Campos no Cemitério Colônia Paraíso, onde será sepultado às 16:30 horas.