Barra-SC inaugura novo complexo esportivo de "padrão Europa"

O Pescador começou a trabalhar no novo Centro de Treinamento, localizado na cidade de Itajaí, próximo à divisa com Balneário Camboriú

Utilizando tecnologia europeia e suportado pelo Hoffenheim, da Alemanha, o Barra tem nova estrutura em Santa Catarina

Barra-SC
Pescador inaugura novo complexo (Foto: Bruno Atanazio)

Balneário Camboriú, SC, 13 (AFI) – Caçula entre os clubes que disputarão a elite do Campeonato Catarinense em 2025, o Barra vem se estruturando para ganhar corpo no futebol nacional com apenas 11 anos de história. No domingo (08), o clube inaugurou seu novo Centro de Treinamento.

Um verdadeiro complexo esportivo de padrão europeu foi construído na cidade de Itajaí, no bairro Canhanduba, próximo à divisa com Balneário Camboriú, ocupando área de 300 mil metros quadrados, em construção desde o final de maio de 2022.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

O Barra desativou o antigo CT, localizado no centro de Camboriú, e agora utilizará da nova estrutura, que conta com um estádio com capacidade para 5,5 mil torcedores, cujo nome ainda não foi definido, quatro campos de medidas oficiais – dois sintéticos e dois de grama natural -, alojamento para até 120 atletas, e muito mais.

Entre as diversas instalações se encontram academia, departamento médico, restaurante, espaço para estudos, além dos edifícios Administrativo e outro de Saúde e Performance. Toda a estrutura só foi permitida pela parceria com o Hoffenheim, da Alemanha, conhecido por ser um clube inovador.

POR QUE O HOFFENHEIM?

Hoffenheim é um clube alemão de 125 anos de história, que na atual temporada disputa a elite do campeonato nacional, Copa da Alemanha e a Liga Europa – correspondente à Copa Sul-Americana no América do Sul.

Atual clube do zagueiro brasileiro Arthur Chaves, formado no Avaí, o ‘Hoffe’, como é apelidado, também é conhecido por ter lançado o atacante Roberto Firmino, idolo do Liverpool e que ascendeu no futebol europeu depois de cinco temporadas no clube alemão.

Em 2020, o Hoffenheim decidiu firmar parceria com o Barra, jovem clube catarinense em ascensão, e que agora integra um grupo que conta com outras equipes emergentes ao redor do mundo, como o Sarcelles, da França, o FC Cincinnati, dos Estados Unidos, o Hearts of Oak, de Gana, e o Académico Viseu, de Portugal.

Barra-SC
Estádio tem capacidade para 5.500 pessoas (Foto: Divulgação / Barra)

BARRA EM ASCENSÃO

Fundado em 18 de janeiro de 2013, o Barra completará 12 anos no início de 2025, mas apesar de ainda bem jovem, já acumula glórias e almeja grandes objetivos.

Em 2015, disputou o Catarinense Série C pela terceira vez, e foi campeão da divisão. Em outras seis tentativas, foi campeão da Série B, em 2021, atingindo a elite nove anos após sua fundação. Em 2022, estrou na elite, tendo nas duas temporadas seguintes alcançado as semifinais, seu recorde dentro da competição.

No ano passado, o Barra estreou na Copa Santa Catarina, eliminado ainda na fase de grupos do torneio que disputa novamente em 2024. Na atual temporada, estreou no Campeonato Brasileiro da Série D, seu primeiro torneio nacional, eliminado ainda na primeira fase.

Para 2025, o Pescador vai novamente disputar Campeonato Catarinense e Série D do Brasileirão, além de provavelmente pegar uma das vagas na Copa SC para o segundo semestre.

Confira também: