Série C: Com média de dois gols por jogo, Athletic marcou 76% deles de dentro da área
O Guerreiro mineiro é de longe o grande destaque quando o assunto é bola na rede. São 42 tentos marcados na Série C em apenas 21 partidas
O Athletic briga pelo acesso e tem como principal arma o ímpeto ofensivo, que segue tendo grande aproveitamento
São João del-Rei, MG, 11 (AFI) – Comandado pelo ex-atacante Roger Silva, que superou 190 gols marcados na carreira, o Athletic tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro da Série C disparado, com 42 gols marcados em 21 jogos, superiores aos 34 tentos do Botafogo-PB e 33 do Volta Redonda, que entram no pódio da estatística e ainda estão vivos na competição, mas não se comparam à potência ofensiva do elenco mineiro.
A média do Guerreiro é de dois gols marcados por partida, e mesmo após a saída do artilheiro Jonathas, que marcou nove vezes na competição, balançou as redes 13 vezes nas seis partidas seguintes, atingindo média até superior, de 2.1 gols por jogo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
DOIS GOLS POR JOGO!
Outro destaque é que, dos 21 embates, só passou em branco em dois confrontos: quando empatou sem gols com o Figueirense, na 12ª rodada, e na última vez que esteve em campo, diante do Ypiranga, na segunda rodada do quadrangular.
Observando o melhor ataque da Série C, o Portal Futebol Interior fez um levantamento sobre as estatísticas dos gols do Athletic em toda a competição, confira.
RAIO-X DOS GOLS DO ATHLETIC NA SÉRIE C
Dos 42 gols que fez na Série C, a estatística do momento foi bastante equilibrada. Durante o primeiro tempo, balançou as redes 21 vezes, exatamente 50% de seus gols, estatística que é a mesma para a segunda etapa, também com 21 tentos marcados.
O start na competição foi com bola na rede logo com um minuto e 12 segundos jogados, quando Marcelo, lateral-direito do Caxias, marcou contra. Em bolas paradas, o número é baixíssimo. O Athletic fez seis gols no quesito, sendo apenas um de pênalti, dois originários de cobranças de falta, seja direta ou bola cruzada, e outros três a partir de cobranças de escanteio, com cruzamentos na área ou saída curta.
BOLA ROLANDO E DENTRO DA ÁREA
O grande destaque mesmo é com a bola rolando. Os outros 35 gols na competição foram marcados desta forma, sendo que outro detalhe tem sido crucial: o Esquadrão de Aço marcou 32 gols, o correspondente a 76% de seus gols, de dentro da grande área adversária, considerando apenas lances de bola rolando, restando apenas para outros três tentos em finalizações de fora da demarcação.
O maior holofote quando o assunto é bola na rede, foi o atacante Jonathas, que deixou o clube para defender o América-MG na Série B, mas mudou de clube com nove gols na conta, e ainda é o artilheiro do Athletic na competição. Logo em seguida, destaque para Denilson, que assumiu a função do goleador e marcou sete vezes, e David Braga, que fecha o pódio com cinco gols marcados, atuando como um típico camisa 10, atrás do atacante finalizador.
ATHLETIC MIRA NO ACESSO
Passadas duas rodadas nos quadrangulares de acesso da Série C, o Athletic é o segundo colocado no Grupo C, com quatro pontos, empatado com a líder Ferroviária, que leva a melhor apenas no número inferior de cartões amarelos (cinco contra sete). Ypiranga é o terceiro, com dois pontos, e o Londrina segue lanterna, zerado.
Depois de vencer o Tubarão por 3 a 2 e empatar com o Canarinho sem gols, o Athletic agora vai visitar a Ferroviária na Fonte Luminosa, em Araraquara, brigando para liderar o grupo ao fim do primeiro turno. O embate acontece na segunda-feira (16), às 20h.