TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - Brasil é grande favorito mesmo em Assunção

Seleção de Dorival Júnior é franca favorita, porque, tem mais bagagem, melhor campanha e um time integrado por jogadores de muito mais qualidade técnica

O jogo entre brasileiros e paraguaios começa às 21h30, e terá transmissão pela TV Globo e SporTV e cobertura completa do FUTEBOL INTERIOR

Eliminatórias - 2024
Brasil animado para jogo no Paraguai. Fotos: Rafael Ribeiro - CBF

Por SÉRGIO CARVALHO


Campinas, SP, 10 (AFI) – A oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo será disputada todinha nesta terça-feira, dia 10 de setembro. Serão cinco jogos, os principais dos quais, serão Paraguai x Brasil, em  Assunção, e, Colômbia x Argentina, em Bogotá.

O jogo entre brasileiros e paraguaios começa às 21h30, e terá transmissão pela TV Globo e SporTV e cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR. Já a partida em que colombianos e argentinos medirão forças, vai começar bem mais cedo, as 17h30 (horário brasileiro) desta terça-feira.

BRASIL DE DORIVAL É FAVORITO
No jogo que mais nos interessa, a Seleção de Dorival Júnior é franca favorita, porque, tem mais bagagem, tem melhor campanha e tem um time integrado por jogadores de muito mais qualidade técnica que seu adversário. Tudo bem que, em futebol, muita coisa muda quando a bola começa a correr.

Mas acredito que, mesmo na casa do adversário, o Brasil tem todas as condições de faturar esse três pontos, e firmar-se de uma vez por todas como um dos quatro primeiros colocados desta competição, que lhe dará vaga certa na Copa de 2026, sem precisar passar por qualquer tipo de  repescagem.

ARGENTINA DE MESSI
No jogo de Bogotá, também há um favorito destacado, a Argentina. A atual campeã do mundo ainda não perdeu nem empatou até agora e, por consequência, tem tudo para ganhar mais um jogo e aumentar sua diferença na liderança que ocupa deste a primeira rodada nestas Eliminatórias.

Eliminatórias - 2024
Brasil vai ganhando confiança e conjunto. Fotos: Rafael Ribeiro – CBF

BRASIL MUDA O ATAQUE
Há quem diga, que o técnico Dorival Junior vai manter o time base que colocou em campo diante do Equador. Mas as críticas a exibição brasileira foram tantas, que não será surpresa se ele mudar uma ou outra peça no time principal que vai começar a partida em Assunção.

É possível, por exemplo, que ele coloque Estevão, na ponta direita, em lugar de Luiz Henrique, no ataque do Brasil. Há também a chance de deslocar Rodrygo para a ponta direita, e colocar Endrick, do Real Madrid, como centro avante.

ESPERANÇA NOS MENINOS
Mas se ele insistir com o time que começou o jogo diante do Equador, a escalação será esta: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Rodrygo e Vinicius Jr. Se eu fosse o técnico, colocaria Gerson no lugar de Paquetá (não gosto deste jogador) e Endrick no comando do ataque, com Rodrygo pela direita e Vinicius pela esquerda.

Mas como eu não mando nada, vamos aguardar as decisões de Dorival, que tem se desdobrado para fazer um bom trabalho e que, pelo menos, mostrou uma virtude até agora: não perdeu para ninguém, independente da qualidade do futebol da seleção ter agradado ou não seus observadores.

Eliminatórias - 2024
Brasil treinou em alto astral em Assunção. Fotos: Rafael Ribeiro – CBF

OUTROS FAVORITOS
Além dos dois jogos que citamos acima, outros três serão disputados nesta terça. Às 18 horas, Equador x Peru, em Quito. Favoritismo total do time equatoriano. Neste mesmo horário jogam Chile x Bolívia, em Santiago. Por jogar em casa, dou algum favoritismo ao time chileno. A Bolívia é muito ruim e só ganha pontos na altitude de La Paz.

Às 19 horas, a Venezuela recebe o bom time do Uruguai. Equipe venezuelana pode até conseguir somar mais um ponto no seu ativo, mas, se prevalecer a qualidade técnica, o Uruguai vence e fica com os três pontos que estarão em jogo.

Antes destes jogos, a CLASSIFICAÇÃO está assim:

CLASSIFICAO ELIMINATORIAS

OS DESTAQUES DAS ELIMINATÓRIAS
O melhor ataque da competição é o do Uruguai, com 13 gols marcados.
A defesa menos vazada é a da Argentina, com apenas 2 gols contra em sete jogos disputados.
Artilheiros das Eliminatórias até agora: Darwin Nunes, do Uruguai, 5 gols. De La Cruz, do Uruguai,  Messi, da Argentina, Luiz Dias, da  Colômbia e Rodrygo, do Brasil, 3 gols cada um. 

A nona e a décima rodada das Eliminatórias serão nos dias 10 e 15 de outubro. Time brasileiro enfrentará o Chile, em Santiago e o Peru, em casa.

CONFIRA OS JOGOS DA 8.ª RODADA:

PÓS-JOGO
unnamed file 1651
Paraguai
0 1
unnamed file 1684
Colômbia

Confira também: