Ferroviária celebra um ano do acesso à Série C, veja números

No dia 3 de setembro de 2023 a Locomotiva conquistou o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro, terminando vice-campeã da edição

A Ferroviária agora tenta o duplo acesso no Campeonato Brasileiro com a briga nos quadrangulares da Série C em 2024

Ferroviária
Elenco e comissão do acesso na Série D 2023 (Foto: Tiago Pavini)

Araraquara, SP, 03 (AFI) – No dia 3 de setembro de 2023, exatamente um ano atrás, a Ferroviária empatava em 1 a 1 com o Sousa-PB na Paraíba, em duelo de returno das quartas de final do Brasileirão da Série D, e conquistava o acesso à terceira divisão depois de ter vencido em Araraquara, por 1 a 0.

A campanha de quatro meses terminou com sucesso do objetivo conquistado, ainda terminando vice-campeã, derrotado pelo Ferroviário-CE. Um ano depois, a Locomotiva briga para conquistar o segundo acesso consecutivo no Campeonato Brasileiro.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Ferroviária
(Foto: Tiago Pavini)

ACESSO CONQUISTADO NA SÉRIE D!

Rebaixada no Paulistão em 2023, atingiu a segunda colocação na Série D somando dez vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas sob o comando de Alexandre Lopes. Em 2024, iniciou a disputa da Série A2, mas um começo engasgado ocasionou uma troca no comando, com Vinícius Bergantin assumindo o clube.

Com a terceira melhor campanha na primeira fase, a Ferroviária foi freada nas quartas de final, quando caiu para o Juventus da Mooca nos pênaltis, depois de dois empates. Apesar do saldo estatístico positivo, com seis vitórias, dez empates e uma única derrota no Paulista A2, o fracasso em alcançar o acesso foi o que mais pesou.

Ferroviária
Xavier marcou o gol que definiu o acesso (Foto: Tiago Pavini)

FERROVIÁRIA TEM NÚMEROS INCRÍVEIS

O trabalho de Bergantin teve sequência, e a expectativa na Série C foi crescendo rodada a rodada. Foram incríveis 18 rodadas invictas na primeira fase, alcançando 25 totais na temporada, sobrevivendo a uma nova transição no comando, agora de Bergantin, que se tornou auxiliar técnico de Tite no Flamengo, para Júnior Rocha, ex-Inter de Limeira e Guarani.

A engrenagem não parou de girar com Rocha, e a Ferroviária se manteve entre as quatro melhores equipes da divisão de ponta a ponta na fase inicial, terminando terceira colocada.

No último final de semana, estreou nos quadrangulares encarando o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, onde empatou sem gols. Agora, tem outros dois compromissos fora de casa, além de três jogos como mandante, para atingir o maior objetivo da temporada.

Ypiranga x Ferroviária
Canário e Ferrinha ficaram no zero (Foto: Pablo Nunes | YFC)

Em 41 jogos desde que avançou em cima do Sousa-PB no ano passado, a Locomotiva acumulou 17 vitórias, 21 empates e apenas três derrotas nos 365 dias que se passaram.

No sábado (07), volta a campo diante do Londrina, na Fonte Luminosa, mandando em Araraquara seu primeiro jogo em casa na fase decisiva. O embate tem início às 20h, válido pela segunda rodada da Série C.

Confira também: