Série C: Confira as campanhas dos oito clubes "novidade" na edição de 2024
Quatro clubes chegaram depois de acesso na Série D de 2023, enquanto os outros quatro vieram de descenso da segunda divisão do mesmo ano
O Campeonato Brasileiro da Série C recebeu os oito novatos, e as campanhas em 2024 foram bastante distintas, confira
Campinas, SP, 28 (AFI) – Depois dos acessos e descensos que aconteceram em 2023, a Série C do Campeonato Brasileiro recebeu em 2024 oito clubes “novatos”. Quatro deles vindos de rebaixamentos da Série B do ano anterior, enquanto outros quatro vieram do acesso na quarta divisão.
Além de 12 clubes que repetiram a disputa da divisão, chegaram ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa da divisão de cima. Enquanto isso, Athletic, Caxias, Ferroviária e Ferroviário vieram de baixo, e tiveram campanhas bastante distintas em 19 rodadas na primeira fase, confira.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
CONFIRA OS NOVATOS DA SÉRIE C 2024
ABC
Depois da pior campanha da Série B 2023, o ABC chegou cambaleando pelo início de temporada também abaixo do esperado em 2024. Como resultado, brigou até o final para não cair, e se salvou na última rodada, terminando em 14º.
ATHLETIC
Estreante na Série C depois de terminar semifinalista na Série D, o Athletic rapidamente demonstrou a que veio, e é forte candidato ao acesso. Terminou com a segunda melhor campanha na primeira fase e está vivo nos quadrangulares.
CAXIAS
Outro semifinalista da quarta divisão em 2023, a situação do Caxias foi diferente do Guerreiro. Com a paralisação no Rio Grande do Sul e uma troca de comando, o Grená se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, e terminou 15º colocado.
FERROVIÁRIA
Vice-campeão da última Série D, a Ferroviária chegou já embalada pelos resultados dentro de campo, mas angustiada por não conquistar o acesso no Paulista A2. Referência defensiva na Série C, a Locomotiva se classificou em terceiro, e já estava garantido com três rodadas de antecedência.
FERROVIÁRIO
Campeão da Série D de 2023, o Ferroviário retorna para a quarta divisão em 2025, já que ficou aquém da expectativa na terceira divisão, terminando na 19ª colocação.
LONDRINA
Vindo da Série B, o Londrina é a única equipe do quarteto que segue viva no bate-volta. Apesar de momentos de inconsistência, o Tubarão avançou em sétimo lugar, com certa folga para os que ficaram de fora, e ainda tenta uma vaga na Série B de 2025.
TOMBENSE
Rebaixado após ser 18º colocado na segunda divisão do último ano, o Tombense até brigou para classificar aos quadrangulares, mas acabou eliminado ainda na primeira fase, com uma rodada de antecedência, e terminando em 12º.
SAMPAIO CORRÊA
O Sampaio Corrêa foi a equipe com o pior saldo, sofrendo duplo rebaixamento consecutivo. 17º colocado na Série B de 2023, a Bolívia Querida repetiu a posição na Série C deste ano, e volta à quarta divisão depois de 13 anos.
Confira também:
- Série D: Itabaiana-SE terá retorno de atacante que estava lesionado para decisão
- Série C: Junior Rocha projeta jogos "mais difíceis" na 2ª Fase e mira o acesso com a Ferroviária
- Série C: Goleiro do São Bernardo projeta acesso: "Vamos fazer de tudo"
- Série C: ABC anuncia rescisão com Roberto Fonseca e fecha ano com três treinadores
- Série D: Zagueiro do Itabaiana-SE pede humildade antes de enfrentar o Treze-PB