ABC-RN 3 x 1 Aparecidense-GO - Elefante se salva e rebaixa Cidinha
ABC garantiu sua permanência na divisão para 2025, enquanto a Aparecidense caiu
Por Rivail Oliveira
Natal, RN, 24 (AFI) – Na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C de 2024, o ABC garantiu sua permanência na divisão para 2025, vencendo o Aparecidense por 3 a 1 na noite deste sábado, em jogo realizado no estádio Frasqueirão, em Natal-RN. O resultado sacramentou o rebaixamento do time de Aparecida de Goiânia para a quarta divisão no ano que vem.
No jogo, o primeiro tempo foi muito movimentado, com o Camaleão Goiano fazendo 1 a 0 com Esquerdinha. Porém, o ABC reagiu e virou a partida ainda na primeira etapa, com gols de Richardson, Wallyson e Adeilson, 3 a 1. No segundo tempo, o time potiguar continuou atacando, enquanto o Aparecidense teve poucas chances de gol.
Com isso, o alvinegro do Rio Grande do Norte encerra o Brasileiro em 14º lugar, com 22 pontos e cinco vitórias, assegurando sua permanência na divisão no ano que vem. Já o Aparecidense terminou em 18º lugar, com 16 pontos e três vitórias, sendo rebaixado junto com São José-RS, Ferroviário-CE e Sampaio Corrêa para a Série D do ano que vem.
ELEFANTE NA FRENTE: 2 A 1 DE VIRADA
O ABC saiu atrás no primeiro tempo, mas teve personalidade para buscar a virada no Frasqueirão. O jogo começou bastante disputado, com o Elefante Potiguar pressionando a equipe goiana. Logo aos três minutos, Felipe Albuquerque fez um bom cruzamento para Eduardo Thuran tentar de cabeça. No entanto, no primeiro ataque do Aparecidense, o time goiano aproveitou: aos sete, após um cruzamento da esquerda, Klenilson fez um corta-luz e Esquerdinha abriu o placar, 1 a 0 para o Camaleão.
O gol sofrido não abalou o time do ABC, que foi para o ataque. Aos 12 minutos, o goleiro Matheus Alves fez uma boa defesa em chute de Wallyson. No contra-ataque, logo depois, Igor Torres escapou do goleiro Pedro Paulo, mas Felipe Albuquerque evitou o gol do Aparecidense no chute final.
O time potiguar seguiu pressionando e empatou aos 30 minutos numa bola parada. Após um escanteio, Richardson subiu de cabeça e igualou o placar no Frasqueirão, 1 a 1. O gol de empate animou a equipe abecedista, que continuou no ataque. Aos 33 minutos, Genilson tentou o chute, mas mandou para fora. O ABC conseguiu a virada com Wallyson, 2 a 1; e nos acréscimos, Adeilson fez mais um para o time potiguar, 3 a 1.
ABC MELHOR, MAS PLACAR FICA NA MESMA
O segundo tempo começou com emoção em Natal. A defesa do Aparecidense quase cometeu um erro numa recuada para o goleiro Matheus, que se recuperou e fez a defesa aos três minutos. O goleiro Matheus Alves, do Camaleão, salvou sua equipe duas vezes, aos seis minutos, em arremates de Gabriel Santiago e Wellington Reis.
Em nova descida alvinegra potiguar, aos 18 minutos, Gabriel Sampaio quase aproveitou um bom passe de Lucas Sampaio. O ABC seguia melhor, e Ruan perdeu uma boa chance aos 33 minutos, chutando fraco. Na resposta do Camaleão Goiano, um minuto depois, o goleiro Pedro Paulo defendeu uma pancada de Guilherme Nunes. O Elefante Alvinegro continuou pressionando a meta goiana, e aos 41 minutos o goleiro Matheus Alves teve de trabalhar em uma tentativa de Ruan. No lance seguinte, foi a vez de Maurício, em cima da linha, tirar a bola em cabeceio de Jackson e evitar o gol do ABC.
PRÓXIMOS JOGOS
O ABC, depois de se livrar do rebaixamento, passa a focar no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste de 2025. O Aparecidense, rebaixado para a Série D no ano que vem, tem como próximo compromisso o Campeonato Goiano de 2025.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª Fase
- Rodada:
- 19ª
- Data:
- 24/08/2024
- Horário:
- 17:00
- Árbitro:
- Marcelo De Lima Henrique (CE)
- Assistentes:
- Renan Aguiar Da Costa (CE) e Anderson Da Silva Rodrigues (CE)
- GOLS:
- ABC: Richardson 28′ 1T, Wallyson 38′ 1T e Adeilson 50′ 2T
- Aparecidense: Esquerdinha 7′ 1T
- Público:
- 5.739 pagantes (8.425 presentes)
- Renda:
- R$ 83.573,00
- Estádio:
- Frasqueirão
- Local:
- Natal (RN)