Saiba quanto brasileiros faturaram com classificações na Libertadores e Sul-Americana
Pela Libertadores, o clube que mais recebeu bonificações da Conmebol ao longo da competição foi o Atlético-MG, com R$ 41,8 milhões
Já na Sul-Americana, o Athletico Paranaense, que passou pela fase de playoff, é o que mais recebeu dinheiro pelo desempenho
São Paulo, SP , 23 (AFI) – Após o encerramento das fases de oitavas de final nas competições internacionais, o Brasil segue sendo o país com mais clubes ainda vivos no mata-mata, sendo cinco os que ainda estão na Libertadores, enquanto quatro seguem na disputa pelo troféu da Sul-Americana, representando, no total, mais da metade dos remanescentes em ambos os torneios.
As equipes do futebol nacional que avançaram em seus confrontos receberam bônus financeiro importante: a vaga no maior torneio do continente rendeu mais de R$9 milhões (1,7 milhão de dólares), enquanto avançar na Sula garantiu R$3,7 milhões (U$700 mil) aos classificados. No somatório de todas as fases, os times brasileiros ainda vivos em ambas as competições garantiram, somados, R$ 257 milhões por suas campanhas.
Pela Libertadores, o clube que mais recebeu bonificações da Conmebol ao longo da competição foi o Atlético-MG, com R$ 41,8 milhões. Dono do melhor retrospecto na fase de grupos, o Galo lucrou mais que os rivais locais por conta da bonificação extra por vitória. Já São Paulo e Fluminense somaram R$ 40 milhões cada, enquanto Flamengo e Botafogo receberam R$ 38,1 milhões.
Já na Sul-Americana, o Athletico Paranaense, que passou pela fase de playoff, é o que mais recebeu dinheiro pelo desempenho, com lucros de R$17,3 milhões. Por sua vez, Corinthians e Fortaleza já somam R$14,6 milhões, enquanto o Cruzeiro chegou aos R$14 milhões após eliminar o Boca Juniors.
Em ano de premiação recorde, a Conmebol distribuirá um pacote total de R$1,5 bilhão em seus torneios de clubes para 2024. O crescimento em relação a 2023 é de 7%, quando também já havia sido registrado aumento significativo no valor em relação às últimas edições. “A competição tende a ficar mais atrativa, o que aumenta o engajamento dos torcedores e leva grandes públicos aos estádios”, comenta Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, sobre o aumento das bonificações.
A crescente das premiações a cada temporada vai ao encontro das ações promovidas pela entidade máxima do futebol sul-americano para valorizar cada vez mais, enquanto produto, as competições que organiza. É o que explica Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas que é parceira oficial da Conmebol para as finais da Libertadores e da Sul-Americana.
“Observamos uma atenção cada vez maior da Conmebol em oferecer experiências completas aos torcedores. Na final da Libertadores de 2023, executamos diversas ações nesse sentido, em parceria com os patrocinadores oficiais da entidade. Um grande exemplo foi o Cristo Redentor ‘vestido’ com as cores do Fluminense, após conquistarem o troféu. Experiências extracampo possuem um valor importante para a valorização comercial do torneio, podendo assim oferecer melhores premiações”, analisa Lo Prete.
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