Argentinos são detidos após atos racistas na partida entre Athletico-PR e Belgrano
Em campo, o Furacão venceu de virada pelo placar de 2 a 1 e vai levar vantagem para decisão
Crimes parecidos foram cometidos em vários jogos da semana por Libertadores e Sul-Americana
Curitiba, PR, 16 (AFI) – Além do futebol apresentado na Ligga Arena nesta quinta-feira (15), outro episódio chamou atenção. Torcedores argentinos foram flagrados cometendo atos racistas na partida entre Athletico-PR e Belgrano, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em campo, o Furacão venceu por 2 a 1 de virada e levou a vantagem para a decisão.
De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, torcedores do Belgrano apareceram no setor Coronel Dulcídio superior do estádio imitando macacos e indígenas. Os gestos flagrados eram em direção aos torcedores do time brasileiro. Os argentinos também foram responsáveis pelo ferimento de um athleticano, que foi atingido por objetos arremessados na arquibancada.
A suspeita pelos atos racistas foi identificada e conduzida à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), assim como o suspeito pelo ferimento do torcedor do CAP. Após os crimes, eles foram ouvidos e liberados pelas autoridades de plantão. Nenhuma ocorrência foi registrada por vítimas diretas.
OUTROS ATOS RACISTAS
A partida entre Botafogo e Palmeiras, pela Libertadores, também registrou um incidente grave. Na ocasião, um torcedor do clube carioca foi flagrado imitando um macaco. Rapidamente, o clube identificou o suspeito e baniu a entrada dele no estádio Nilton Santos. O homem era funcionário da Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, e perdeu o emprego após o crime.
No duelo entre Boca Juniors e Cruzeiro, na Bombonera, torcedores do time brasileiro também foram alvos de ofensas racistas por parte dos argentinos. O mesmo foi registrado na partida entre San Lorenzo e Atlético-MG. Gestos discriminatórios também foram vistos no jogo entre Nacional e São Paulo, no Uruguai.