TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - Grandes clássicos no Brasileirão

Esta 22.ª rodada tem clássicos no sábado e no domingo. Continua muito boa briga pela liderança e para fugir do rebaixamento. Veja os Favoritos !

Já neste sábado, dia 10 de agosto, em Belo Horizonte, jogam Cruzeiro e Atlético Mineiro. E no Rio, Vasco x Fluminense, no Engenhão

Brasileirão - 2024
Fortaleza é surpresa neste momento do Brasileirão. Foto: Leonardo Moreira - FEC


 — Por SÉRGIO CARVALHO —

Campinas, SP, 9 (AFI) – O Campeonato Brasileiro, versão 2024, chega neste fim de semana à sua 22.ª rodada. Serão dez jogos, onde estão incluídos vários clássicos estaduais e regionais que, certamente, vão superlotar estádios em várias cidades brasileiras. Já neste sábado, dia 10 de agosto, em Belo Horizonte, jogam Cruzeiro e Atlético Mineiro.

Um jogo que vai começar às 21h30 e colocará frente à frente, os dois clubes de maiores torcidas em Minas Gerais. O Cruzeiro atravessa fase superior e, por isso, deveria levar certo favoritismo. Mas como em clássicos deste nível muitas vezes o clube em pior fase vence, não dá para cravar como certa uma vitória cruzeirense neste jogo.

VASCO X FLUMINENSE NO RIO
Outro “jogaço” com dois clubes de grande tradição, Vasco da Gama e Fluminense, será disputado no Rio de Janeiro, às 21h30, no estádio Nilton Santos. Como é clássico, o mesmo que dissemos acima vale para esta partida. O Vasco está melhor, é o mandante do jogo, mas o Fluminense tem condições de surpreendê-lo.
OUTROS JOGOS
Ainda no sábado jogam: às 16 horas, Fortaleza e Criciúma, na capital do Ceará. Em tese, o time da casa tem maiores possibilidades de vencer. Mas o Criciúma está em bom momento, e pode complicar.  Às 19 horas, o Cuiabá recebe o Grêmio. Jogo difícil para os dois clubes e sem um favorito destacado.

Às 21h30, na Arena de Itaquera, o Corinthians tem grande chance de ganhar mais três pontos e sair da zona de rebaixamento. O Timão enfrenta o decadente Red Bull e, em tese, está bem mais perto da vitória. 

MAIS DOMINGO
No domingo, mais cinco jogos. Às 11 horas, Juventude e Botafogo carioca jogam em Caxias do Sul. O time carioca é o líder do campeonato e tem mais time. Mas o dono da casa, que já tem feito bons jogos fora, joga ainda melhor dentro de seus domínios. Por  tudo isso, não há favorito neste jogo.

Às 16 horas, outro clássico tradicional do futebol brasileiro, Bahia x Vitória, em Salvador. Tudo pode acontecer. No Rio de Janeiro, mais uma edição de Flamengo e Palmeiras, que tem jogado muito nas últimas semanas. Mengão atravessa fase superior. Por isso, o considero mais perto da vitória neste clássico interestadual.

No Morumbi, o São Paulo recebe o Atlético Goianiense. O Tricolor engatou uma série de bons resultados e tem tudo para ganhar mais três pontos nesta partida contra o último colocado do campeonato. Às 19 horas, o Internacional encara o Athletico Paranaense, em Porto Alegre. O Furacão cresceu de produção nos últimos jogos e atravessa fase auspiciosa. Pode surpreender o irregular Inter dentro de seu reduto.

OS NÚMEROS
Clube que mais venceu até agora – Botafogo carioca, 13 vezes.
Clubes que mais empataram – Juventude e Atlético Mineiro, 7 vezes cada.
Clube que mais perdeu: Atlético Goianiense, 6 vezes.
O melhor ataque é o do Botafogo, com 33 gols.
A defesa menos vazada ainda é a do Palmeiras, com 17 gols contra.
________________________________
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
___________________________________  

OS FAVORITOS
Esta é a 22.ª rodada . Assim que ela terminar na noite de domingo, vão faltar dezesseis rodadas para o Brasileirão terminar. Isso deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro deste ano. No momento, os maiores favoritos ao título são Botafogo, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.

Os demais correm atrás. Já na parte mais baixa da tabela de classificação, a briga para sair do rebaixamento está assim. O Atlético-GO é o mais ameaçado pela degola. Cuiabá vem logo a seguir. Depois, Corinthians e Fluminense.

Ainda podem ser envolvidos nessa briga, Internacional, Vitória e Grêmio. Particularmente, não acredito que os dois clubes do Rio Grande do Sul sejam rebaixados neste ano. Ambos possuem elencos que podem evitar que isso aconteça.

Já o Vitória, da Bahia, que não está entre os quatro últimos neste momento, pode acabar entrando no Z-4 nas próximas rodadas. Pelo menos, é o que eu imagino.

Confira também: