OLIMPÍADAS: Brasil vence França com estrela de Gabi Portilho e vai à semi do futebol feminino

Depois de um grande segundo tempo da seleção brasileira, com destaques para Lorena e Gabi Portilho, a camisa 18 anotou o único gol e garantiu a classifcação

O Brasil garantiu sua classificação às semifinais em cima da França, dona da casa, e vai ter revanche contra a Espanha

Brasil Gabi Portilho
Gabi Portilho marcou o único gol do jogo (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Campinas, SP, 03 (AFI) – O Brasil foi até o Estádio La Beaujoire, em Nantes, para encarar a França na tarde deste sábado (03), e garantiu sua classificação nas quartas de final após vitória por 1 a 0. A seleção brasileira não pôde contar com Marta, suspensa, mas viu Gabi Portilho marcar na segunda etapa e classificar a equipe para a semifinal do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, também em grande atuação da goleira Lorena.

Com a classificação, o Brasil volta a encarar a Espanha, buscando revanche depois da derrota por 2 a 0 na terceira rodada da fase de grupos. Na etapa em questão, a equipe de Arthur Elias só avançou em terceiro lugar, depois de ter vencido a Nigéria por 1 a 0 e sofrido 2 a 1 para o Japão. Na outra semifinal, Estados Unidos e Alemanha disputam a outra vaga.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Brasil
Brasil foi oportunista e ficou com a vaga para a semi (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

FRANÇA FICOU NO QUASE!

O embate começou tenso no Estádio La Beaujoire, em Nantes, com a atacante Jheniffer recebendo amarelo por uma entrada firme logo com 20 segundos de jogo. Mais uma vez o Brasil encarou um confronto delicado, e levou um susto logo no início.

Com dez minutos no relógio, Katoto cabeceou para frente e Cascarino disparou. Dentro da área, ela tirou a bola do alcance de Tarciane, que deu o bote e cometeu pênalti. Depois de cinco minutos de revisão do lance no VAR, o pênalti foi confirmado. Karchaoui bateu rasteiro na direita, mas Lorena foi buscar e jogou para escanteio.

A França voltou a ter uma grande oportunidade aos 39, enquanto o Brasil fazia um jogo bastante ameno. Bacha cobrou lateral do lado direito, dentro da pequena área, onde Mbock conseguiu cabecear e carimbar o travessão de Lorena, na última grande chance da primeira metade.

Brasil
Goleira Lorena fez grande partida (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

DEU BRASIL!

O Brasil voltou rápido na segunda etapa, com Jhennifer completando cruzamento de cabeça logo no início, mas errou a meta. Katoto respondeu também de cabeça, finalizando por cima.

As oportunidades continuaram surgindo para a seleção brasileira, e começou a brilhar a estrela de Gabi Portilho. Ela recebeu de Kerolin e bateu cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. Novamente a França respondeu, agora com Cascarino, mas de novo parou em Lorena.

O embate cada vez mais ganhava em tensão, até que Gabi Portilho fez explodir a torcida brasileira, calando a torcida de azul em Nantes. A camisa 18 se enfiou entre duas zagueiras francesas, roubou a bola e saiu na cara do gol, batendo de perna direita e vencendo a goleira Picaud, para abrir o placar aos 36 minutos, dando esperança ao time que avançou na fase de grupos aos trancos e barrancos, cercado de incertezas.

Brasil
Gabi Portilho marcou o único gol do jogo (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Aos 44, Portilho mais uma vez roubou a bola em passe da goleira Picaud e teve a bola nos pés para marcar o segundo, mas com pouco ângulo, acabou carimbando a trave esquerda em uma pancada. O embate teve 16 minutos em acréscimos, ainda em aberto.

Apesar da pressão francesa pelo empate e das escapadas brasileiras buscando matar o confronto, o jogo terminou com o placar de 1 a 0. Na semifinal, a seleção pega a Espanha – atual campeã mundial e que eliminou a Colômbia – na próxima terça-feira, às 16h.

FINALIZADO
unnamed file 1688
Canadá
0 0
unnamed file 1653
Alemanha
FINALIZADO
unnamed file 1650
Estados Unidos
1 0
unnamed file 1663
Japão
FINALIZADO
unnamed file 1657
Espanha
2 2
unnamed file 1684
Colômbia

Confira também: