TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - Grandes finais da Copa América e Eurocopa

Argentina confirma ser a primeira força do futebol mundial na Copa América e a Espanha compra a certa renovação na Eurocopa. Confira a Análise!

A campeã Argentina, não produziu o mesmo futebol da última Copa do Mundo, mas fez o necessário para sagrar-se campeã invicta

Copa América- 2024
Geração Messi é supercampeã pela Argentina


Campinas, SP, 15 (AFI) – Copa América e Eurocopa em destaque. Abro este texto com homenagem dupla de seleções que, com campanhas brilhantes, ganharam os troféus de campeões da Copa América e da Eurocopa, torneios encerrados com brilho no último domingo. Da Copa América participaram as melhores seleções do continente americano. Da Euro, as melhores seleções de futebol da Europa.

Lá como cá, foi a chance de assistirmos belos espetáculos através da tv, onde pudemos ver lindos gols, grandes defesas, jogadas de ataque maravilhosas, além de momentos de muita emoção, em quase todos os jogos disputados diariamente em gramados norte-americanos e alemães.

A Copa América teve um bom nível técnico. A campeã Argentina, não produziu o mesmo futebol da última Copa do Mundo (em que foi a legítima campeã), mas fez o necessário para sagrar-se campeã invicta deste importante torneio. A Colômbia, que foi a vice-campeã, também merece elogios pela qualidade do futebol apresentado.

ESPANHA FOI BEM DEMAIS!
Na Eurocopa, a Espanha deitou e rolou. Foi disparada a melhor seleção do torneio. Não perdeu nem empatou nenhum jogo. Invicta, do primeiro ao último jogo. Deu uma lição de futebol. Mereceu não só o título, mas também o reconhecimento público (torcida e imprensa), de ser hoje a seleção que joga o futebol mais eficiente, bonito e objetivo do mundo.

Curiosamente, as duas seleções campeãs, falam espanhol. A Espanha, sem dúvida, é, desde já, uma das grandes favoritas ao título da próxima Copa do Mundo. Copa que será disputada em 2026, pela primeira vez, em três países: Estados Unidos, Canadá e México. 

ORGANIZAÇÃO RUIM
No jogo disputado em Miami, Estados Unidos, a única falha foi na organização do evento. Ele foi atrasado em mais de uma hora, porque houve invasão de torcedores, falsificação de ingressos e presença de torcedores que nada pagaram para ver a partida. A vitória argentina foi difícil mas merecida.

O único gol do jogo foi marcado por Lautero Martinez, aos 6 minutos do segundo tempo, da fase de prorrogação. Até ali, a Colômbia fez ótimo trabalho defensivo e, por pouco, não chegou ao final da prorrogação com igualdade no placar (se conseguisse, a decisão seria nos penaltis).

OS MELHORES NOS EUA
Ao vencer o jogo, a Argentina quebrou uma invencibilidade colombiana iniciada no dia 1 de fevereiro de 2022. Martinez, que fez seu quinto gol na Copa, recebeu o troféu de maior artilheiro da competição. O outro Martinez, o goleiro argentino, recebeu o troféu de melhor da posição no torneio. A Colômbia recebeu o troféu FaírPlay, como a seleção mais disciplinada.

O meia James Rodriguez, que pertence ao São Paulo, recebeu o troféu de melhor jogador da competição. Raphael Claus, brasileiro, foi o juiz da partida com boa atuação e sem influência no placar final da partida. No momento da entrega do troféu ao campeão, Di Maria (melhor do jogo), Messi e Otamendi, levantaram a taça em nome da equipe campeã. 

GRANDE FINAL EM BERLIM

Em Berlim, onde Espanha e Inglaterra jogaram pela grande final da Eurocopa, o gigantesco público que tomou conta das dependências do moderno estádio da capital alemã, viu um grande espetáculo. A Espanha, desde o início, deu as cartas na partida e mostrou que estava melhor preparada para levantar a taça. A Inglaterra, mesmo com jogadores de excelente nível, limitou-se a tentar evitar possíveis gols do adversário, ao invés de tentar fazê-los.

No primeiro tempo, até que essa tática deu resultado. Mas, no segundo, a Espanha marcou através de William, e mostrou que era mesmo o melhor time. Essa ideia prevaleceu mesmo depois que os ingleses empataram através Palmer, mas logo em seguida, os espanhois fizeram o seu segundo gol e mostraram que tinham mesmo um time bem superior. Placar final, Espanha 2 x Inglaterra 1.

OS MELHORES DA EUROCOPA
Mais do que justo. Com ele, a Espanha chegou ao seu quarto título europeu enquanto a Inglaterra, mais uma vez, provou que não tem futebol para vencer um torneio de tanta qualidade (os ingleses jamais venceram uma Eurocopa). Para ser campeã, a Espanha venceu Itália, Croácia, Albânia, Geórgia, Alemanha, França e Inglaterra. Não perdeu, nem empatou jogos. É uma campeã legítima. O time todo foi muito bem, mas destaco Carvajal e Laposte, na defesa, Olmo, William, Oyarzabal e Merino, do meio campo e ataque.

Rodri, da Espanha, recebeu o troféu de melhor jogador da Copa. Lamine Yamal, de 17 anos, foi a revelação do torneio. François Letexier, foi o árbitro da partida, com excelente atuação. E para terminar. Se marcassem um jogo entre Argentina, campeã da Copa América e Espanha, campeã da Eurocopa nos próximos dias, apostaria tudo na equipe espanhola. Prá mim, é hoje, a melhor seleção do mundo.