Brasil x Colômbia - Jogo duríssimo que vale a liderança

Colombianos vivem sequência de 25 jogos de invencibilidade e 10 vitórias seguidas

Brasil e Colômbia fazem duelo mais aguardado da fase de grupos da Copa América

Brasil
Brasil enfrentará a Colômbia em partida que vale a liderança do Grupo D na Copa América. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Campinas, SP, 01 (AFI) – Com a moral renovada e a ‘cabeça leve’ após golear o Paraguai, o Brasil tem uma missão complicada pela terceira rodada da fase de grupos da Copa América. Nesta terça-feira (02), a seleção canarinho enfrenta a Colômbia, invicta desde 2022 e líder do Grupo D. A bola rola às 22h, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, e vale o primeiro lugar da chave.

O Brasil vem de goleada por 4 a 1 sobre a seleção paraguaia com show de Vinícius Júnior, e chegou aos quatro pontos e a vice-liderança na Copa América. A Colômbia bateu sem dificuldades a Costa Rica por 3 a 0 e se isolou no primeiro lugar com seis pontos.

Na última vez que se enfrentaram, colombianos venceram os brasileiros por 2 a 1 pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida foi disputada em Barranquilla, na Colômbia.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

BRASIL RENOVADO VAI EM BUSCA DA LIDERANÇA

Após o empate frustrante na estreia contra a Costa Rica, a pressão sobre a seleção brasileira começou a se intensificar. Contra o Paraguai, comandado por um show de Vini Jr, o Brasil finalmente mostrou sinais de evolução. Após a partida, o técnico Dorival Júnior valorizou a evolução de sua equipe.

“Acho que tivemos esse trabalho bem executado na partida anterior, não tivemos os gols desta partida. Hoje foi uma partida com outra característica, adversário jogando de outra forma, buscando jogo contra o Brasil. Resultado importante, construção fundamental e o individual de alguns jogadores foi importante”, destacou Dorival.

Para enfrentar a Colômbia, o Brasil não tem desfalques, mas o técnico já avisou que deve fazer uma ou duas mudanças na equipe titular. As alterações, porém, serão definidas apenas no último treino que antecede o duelo. Mas de um modo geral, a equipe manterá a mesma base que venceu na segunda rodada, com destaque para a provável permanência de Wendell e Savinho entre os que começam o jogo.

Isso porque na estreia, Guilherme Arana e Raphinha foram os titulares na lateral-esquerda e ponta direita, respectivamente. Vale destacar também, que a seleção tem quatro jogadores pendurados para esta partida, sendo eles: Éder Militão, Wendell, Lucas Paquetá e Vini Jr. Se levarem cartão amarelo, desfalcam o Brasil nas quartas de final da Copa América.

COLÔMBIA VIVE UMA DAS MELHORES SEQUÊNCIAS DO FUTEBOL MUNDIAL

Argentina e Uruguai são os principais adversários da seleção brasileira historicamente, mas o momento que vive a Colômbia torna este o confronto o mais aguardado da fase de grupos do torneio. Sem perder desde março de 2022, somando impressionantes 25 jogos, os Cafeteros chegam para a partida com dez vitórias consecutivas, contando amistosos, Eliminatórias e a própria Copa América.

“Não é que não estejamos empolgados, porque estamos, mas o fato é que os favoritos quase nunca vencem, então não vamos nos exaltar. Os jogos são vencidos bola a bola; portanto, além de termos nos saído bem, isso não nos garante nada”, falou o técnico da Colômbia, Néstor Lorenzo, sobre um possível favoritismo de sua seleção.

Apesar da base ser mantida contra o Brasil, Lorenzo tem duas questões a resolver, sendo uma na defesa e outra no ataque. Para o setor defensivo, Jhon Lucumí, zagueiro que se machucou na estreia, deve seguir fora e a tendência é que seu substituto seja Carlos Cuesta. No ataque, a dúvida é na posição de centroavante, entre Rafael Borré, jogador do Internacional, e Jhon Córdoba, do Krasnodar-RUS.

Do lado colombiano, os atletas pendurados são Jefferson Lerma, Richard Ríos e Jhon Córdoba.

image 18
Colômbia quer manter a liderança do Grupo D. (Foto: Reprodução/X/Conmebol)

FICHA TÉCNICA

Brasil
Brasil
Colômbia
Colômbia
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
Fase Data:
02/07/2024
Fase Horário:
22:00
Fase Árbitro:
Jesús Valenzuela (VEN)
Fase Assistentes:
Jorge Urrego (VEN)
Alberto Ponte (VEN)
Fase VAR:
Mauro Vigliano (ARG)
Fase Estádio:
Levi’s Stadium
Fase Local:
Santa Clara (EUA)

Confira também: