Ponte Preta x Novorizontino - Quem ganhou e perdeu mais ?
Ao todo foram 12 confrontos, com três vitórias da Macaca, quatro do Tigre e cinco empates. Este duelo, portanto, será o de número 13, um número que dá sorte. Pra quem?
Por causa da pandemia do Covid-19, apesar do mando ser da Macaca, um destes jogos foi realizado na Arena Barueri, em Barueri-SP
Por Roberto Santana – Especial ao FI
Campinas, SP, 14 (AFI) – Neste dia 15 (um sábado), a partir das 15 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, Ponte Preta e Grêmio Novorizontino se enfrentarão pela 10.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B-2024, no 13.º duelo entre ambos da história. Ao todo foram 12 confrontos, com três vitórias da Macaca, quatro do Tigre e cinco empates.
CONFIRA:
PAI X FILHO – DUELO HISTÓRICO DE TREINADORES
PONTE PRETA X NOVORIZONTINO – APRESENTAÇÃO DO JOGO !
OS 12 DUELOS ENTRE PONTE PRETA E NOVORIZONTINO
Em toda história, Grêmio Novorizontino e Ponte Preta duelaram 12 vezes, sete com mando da Macaca, sendo que em uma destas, por causa da pandemia do Covid-19, apesar do mando ser da Macaca, o jogo foi realizado na Arena Barueri, em Barreri-SP.
QUATRO PELA SÉRIE B DO BRASILEIRO
Jogando pela máxima divisão do futebol paulista, Grêmio Novorizontino e Ponte Preta só não duelaram entre si no Paulistão-2016, pois ambos estavam no mesmo grupo. Mas, se enfrentaram em sete competições estaduais da Série A1 – 2017 a 2022 e 2024; uma pelo Troféu Interior; e quatro vezes pelo Campeonato Brasileiro da Série B – em 2022 e 2023.
QUATRO VITÓRIAS DO TIGRE, TRÊS DA MACACA E CINCO EMPATES
Desses 12 duelos entre ambos, o Grêmio Novorizontino venceu quatro vezes (dois em casa e dois fora), empatou cinco (três em casa e dois fora) e perdeu três (todos fora de seus domínios).
Veja, a seguir, o histórico desses 12 duelos:
_____________________________
PAULISTÃO-2017: MACACA 1 x 2 TIGRE
A primeira vitória do Grêmio Novorizontino diante da Ponte Preta se deu no Paulistão-2017, 9ª rodada, dia 18/03, um sábado, às 18h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, por 2 a 1: Cléo Silva abriu o placar aos 33 do 1º tempo, William Pottker empatou aos 4 do 2º tempo e Everaldo deu a vitória ao Tigre, aos 14`. O técnico do Grêmio Novorizontino era Silas e a Macaca foi comandada pelo, então auxiliar técnico, João Brigatti.
_____________________________
DOIS EMPATES SEGUIDOS: 1 x 1 – PAULISTÃO-2018 – 0 x 0 – PAULISTÃO-2019
O primeiro empate entre Macaca e Tigre ocorreu na 6ª rodada do Paulistão-2018, dia 10/02 (sábado), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, por 1 a 1, com o atacante Felippe Cardoso abrindo o placar para a Macaca, aos 18 do 1º tempo; e o meia Jean Carlos empatando para o Tigre, ainda na primeira etapa (34).
Eduardo Baptista, atual técnico do Tigre, comandava a Macaca e o Novorizontino tinha Doriva como técnico.
E, o outro empate, que não teve gols, se deu na 7ª rodada do Paulistão-2019, dia 16/02, um sábado, no Estádio dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em Novo Horizonte. Roberto Fonseca era o técnico do Tigre e Jorginho comandava a Macaca.
_____________________
PAULISTÃO-2020: PONTE PRETA 2 x 0 NOVORIZONTINO
A primeira vitória da Macaca foi conquistada no Paulistão-2020, mais precisamente na 11ª rodada, em jogo realizado no dia 22 de julho (uma quarta-feira, às 19h15), no Estádio Municipal Orlando Batista Novelli, a conhecida Arena Barueri. É que, a pandemia da Covid-19 obrigou a Federação Paulista de Futebol a levar todos os jogos para São Paulo. Resultado: 2 a 0 para a Ponte, com gols de Bruno, aos 17 do 1º tempo; e João Paulo, aos 12 da etapa complementar.
João Brigatti era o técnico da Macaca e Roberto Fonseca comandava o Tigre.
_____________________
PAULISTÃO-2021: NOVORIZONTINO 1 x 1 PONTE PRETA
O terceiro empate entre Grêmio Novorizontino e Ponte Preta se deu no Paulistão 2021, no Estádio dr. Jorge Ismael de Biasi – Jorjão. O jogo era válido pela 1ª rodada e foi realizado no dia 27 de fevereiro (um sábado, às 19h). O atacante Moisés abriu o placar para a Ponte Preta, aos 44 do 1º tempo, e o meia Murilo Rangel empatou para o Novorizontino, aos 13 da etapa.
Léo Condé era o técnico do Tigre e Fábio Moreno comandava a Macaca.
______________________
PAULISTÃO-2022: PONTE PRETA 2 x 0 NOVORIZONTINO
A segunda vitória da Macaca ocorreu em jogo válido pela 3ª rodada do Paulistão do ano passado, mais precisamente no dia 02/02 (uma quarta-feira, às 19 horas), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo placar de 2 a 0, com gols assinalados por Lucca – hoje defendendo o Novorizontino (o primeiro, aos 21 do 1º tempo; e o segundo aos 5`do 2º).
Gilson Kleina comandava a Macaca e Léo Condé era o técnico do Tigre.
_______________________
PAULISTÃO-2024: MACACA 1 x 1 TIGRE
O quinto empate entre Ponte Preta e Grêmio Novorizontino se deu no Paulistão deste ano de 2024, em jogo válido pela 11ª rodada e realizado no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, dia 3 de março, às 17 horas. Fabrício Daniel abriu o placar para o Tigre, aos 39 minutos do 1º tempo; e Gabriel Novaes empatou para a Macaca, aos 54 minutos da etapa complementar.
João Brigatti era o técnico da Ponte Preta e Eduardo Baptista comandava o Novorizontino.
___________________
TROFÉU INTERIOR-2021: TIGRE CAMPEÃO EM SUA JAULA
A segunda vitória do Novorizontino se seu na final do Troféu Interior-2021, em jogo realizado no Estádio dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, dia 20/05 (uma quinta-feira), às 19h15, o Grêmio Novorizontino sagrou-se campeão, vencendo por 2 a 0, com gols de Felipe Rodrigues, logo aos 3 minutos do primeiro tempo; e Édson Silva, aos 25 minutos do segundo.
Léo Condé era o técnico do Tigre e Fábio Moreno comandava a Macaca.
________________________
1º TURNO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO-2022 – MACACA 0 x 1 TIGRE
No dia 13 de maio de 2022, uma sexta-feira, às 19 horas, Ponte Preta e Grêmio Novorizontino se enfrentaram na abertura da 7ª rodada do primeiro turno da atual Série B do Campeonato Brasileiro, em jogo realizado no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. E o Tigre venceu por 1 a 0, com gol assinalado por Ronaldo, cobrando o pênalti por ele mesmo sofrido, 33 minutos do 2.o tempo. O goleiro Caíque França ainda defendeu outra penalidade cometida por Igor Formiga e mal cobrada por Romário. Com essa vitória, o Novorizontino entrou no G-4, mais precisamente no 3º lugar, com 12 pontos. A Macaca, que permaneceu com oito pontos, ficou em 10º lugar.
Hélio dos Anjos era o técnico da Macaca e o Tigre era comandado por Allan Rodrigo Aal.
_________________________
2º TURNO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO-2022: TIGRE 1 x 1 MACACA
O quarto empate entre Grêmio Novorizontino e Ponte Preta, ocorreu no dia 25 de agosto de 2022, uma quinta-feira (25/8), às 21h30, no Estádio dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em Novo Horizonte, pela 26ª rodada, a 7ª do returno do Campeonato Brasileiro da Série B. E houve empate pela contagem mínima. O zagueiro Ligger abriu o placar para o Tigre, logo aos 10 minutos do 1º tempo e o empate da Macaca se deu apenas aos 43 minutos da etapa complementar, com gol assinalado pelo artilheiro Lucca – hoje defendendo o Novorizontino.
O Novorizontino tinha como técnico Rafael Guanaes e o comandante da Ponte Preta era Hélio dos Anjos.
__________________________
1º TURNO DA SÉRIE B-2023: MACACA 1 x 0 TIGRE
A quarta vitória da Ponte Preta contra o Novorizontino, ocorreu no 1º turno do Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado. O duelo, válido pela 15ª rodada, foi realizado no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, dia 02 de julho (um domingo), às 20h30. Resultado final: Macaca 1 x 0 Tigre, com gol assinalado por Paulo Baya, aos 37 minutos do 2º tempo.
Felipe Moreira era o técnico da Ponte e Eduardo Baptista comandava o Tigre.
__________________________
2º TURNO DA SÉRIE B-2023: TIGRE 2 x 0 MACACA
A quarta vitória do Tigre do Vale diante da Macaca, ocorreu no 2º turno do Brasileiro da Série B do ano passado, em duelo da 34ª rodada, dia 27 de outubro (uma sexta-feira, às 21h30), no Estádio Jorjão. O Novorizontino venceu por 2 a 0, com os dois gols surgindo no 2º tempo. O primeiro, assinalado pelo atacante Felipe Marques, logo aos 9 minutos; e o outro feito pelo meia Rômulo (hoje no Palmeiras), cobrando falta, aos 28.
Eduardo Batista comandava o Tigre e o técnico da Macaca era João Brigatti.