Corinthians 4 x 0 Nacional-PAR - Romero faz história e Timão vence a 1ª na Sul-Americana
Romero balançou as redes duas vezes e se tornou o maior artilheiro estrangeiro na história do Corinthians, ultrapassando Paolo Guerrero, com 55 gols
As bolas na rede também fizeram do atacante paraguaio o jogador quem mais gols marcou na Neo Química Arena, 32, deixando Róger Guedes para trás
São Paulo, SP, 09 (AFI) – Após 38 dias, o Corinthians reencontrou a Neo Química Arena e deu alegrias ao torcedor alvinegro nesta terça-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com Ángel Romero como a estrela da equipe e alcançando marcas históricas, os comandados de António Oliveira construíram uma goleada exemplar diante do Nacional, do Paraguai, por 4 a 0.
Romero balançou as redes duas vezes e se tornou o maior artilheiro estrangeiro na história do Corinthians, ultrapassando Paolo Guerrero, com 55 gols. As bolas na rede também fizeram do atacante paraguaio o jogador quem mais gols marcou na Neo Química Arena, 32, deixando Róger Guedes para trás.
O que pode soar como uma vitória protocolar em outras circunstâncias, no caso do Corinthians deve ser interpretada como um triunfo que realinha a equipe. Um time com tantas cicatrizes causadas pelo fracasso no Paulistão precisava de um jogo como este para se reencontrar. Yuri Alberto e Pedro Raul deixaram suas marcas e uma impressão óbvia: eles são mais úteis separados do que como dupla em campo. Os centroavantes não fizeram bem as tarefas juntos. Com Yuri titular e Pedro reserva, o Corinthians funcionou.
Há de se ponderar, obviamente, o peso do adversário e a vantagem numérica em praticamente todo o segundo tempo, mas o Corinthians do início do ano poderia passar dificuldades, mesmo com tantas condições favoráveis. A comissão técnica portuguesa mostra que está encontrando soluções, e o time passa à condição de favorito à vaga nas oitavas de final da Sul-Americana.
O resultado surpreendente no outro jogo do Grupo F alçou o Corinthians à liderança com quatro pontos e vantagem no saldo de gols. O Racing de Montevidéu ganhou do favorito Argentinos Juniors, em Buenos Aires, por 3 a 0. O próximo compromisso alvinegro no torneio continental será no dia 23 de abril, em visita aos argentinos. No domingo, a equipe volta à Neo Química Arena para medir forças com o Atlético-MG na estreia do Brasileirão, às 16h.
PRIMEIRO TEMPO
Posse de bola não faltou ao Corinthians no começo do jogo. A grande dificuldade foi transformar o domínio em chances efetivas de gol. A equipe paraguaia veio a campo com o claro objetivo de segurar os donos da casa e buscar o contra-ataque.
Coube novamente a Ángel Romero levar o Corinthians à meta. Na esquerda, Wesley cruzou para a entrada da área, Vera arriscou o chute, mas errou, a bola sobrou para o paraguaio que emendou e fez o primeiro gol alvinegro em Itaquera, aos 22 minutos.
Depois de inaugurar o marcador, o Corinthians criou uma série de oportunidades. Yuri Alberto e Félix Torres perderam gols inacreditáveis. Até o apito final da etapa inaugural, os donos da casa continuaram mais perigosos, mas, diante de um rival traiçoeiro e com tamanha superioridade técnica, não se pode desperdiçar tantos gols.
SEGUNDO TEMPO
No retorno do intervalo, o técnico do Nacional, Victor Bernay, promoveu a entrada de Arévalo no lugar de Tiago Caballero. O objetivo era que o novo atacante se destacasse ofensivamente. No entanto, quando foi ajudar na marcação, cometeu uma grave falta ao pisar no tornozelo de Félix Torres e foi expulso de campo, aos 15 minutos, com o auxílio do VAR.
Dada a vantagem numérica, só havia uma alternativa para o Corinthians. O time alvinegro partiu para o ataque. Yuri Alberto se redimiu das falhas na etapa inaugural e foi às redes. Mais uma vez com participação fundamental de Romero, que fez uma assistência na medida para Yuri Alberto marcar, aos 18.
Não demorou muito para o Corinthians anotar mais um. Aos 28 minutos, Yuri Alberto e Romero inverteram seus papéis. Dessa vez, o paraguaio recebeu um passe de cabeça na entrada da pequena área e não teve dificuldades para aumentar o placar. Pedro Raul fechou o placar após assistência de Coronado e cabeceou para marcar, aos 43.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Fase de grupos
- Rodada:
- 2ª rodada
- Data:
- 09/04/2024
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Jhon Ospina (COL)
- Assistentes:
- Jhon Gallego (COL) e Richard Ortiz (COL)
- VAR:
- Yadir Acuña (COL)
- Cartões Amarelos:
- Corinthians: Paulinho e Fagner
- Nacional-PAR: Gustavo Caballero
- Cartões Vermelhos:
- Nacional-PAR: Arévalo
- GOLS:
- Corinthians: Ángel Romero, aos 22 minutos do 1º tempo; Yuri Alberto, aos 18, Romero aos 28, Pedro Raul aos 43 minutos do 2º tempo
- Público:
- 32.351 total
- Renda:
- R$ 1.999.933,10
- Estádio:
- Neo Química Arena
- Local:
- São Paulo (SP)