Bahia x Náutico - Equipes duelam visando recuperação
Esquadrão e Timbu amargaram vice-campeonatos nos respectivos Estaduais e agora apostam as fichas na Copa do Nordeste
Bahia, maior campeão do Nordestão, mede forças contra o Timbu, com ambos visando salvar começo conturbado durante a atual temporada
Salvador, BA, 09 (AFI) – Bahia e Náutico amargaram o vice-campeonato nos respectivos Estaduais e, nesta quarta-feira (10), se enfrentam por reabilitação neste começo de temporada. Na Arena Fonte Nova, às 21h30, os times medem forças pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2024, com o vencedor encarando quem garantir vaga em CRB e Botafogo-PB.
O Esquadrão vem de empate por 1 a 1 frente ao Vitória, que o fez perder o bicampeonato consecutivo no Baiano, enquanto o Timbu não saiu do zero contra o Sport e encerrou na 2ª colocação do Pernambucano. Equipes não duelam desde 2022, quando disputaram a Série B, e o Bahia venceu os dois compromissos, tanto fora, como dentro de casa.
TRICOLOR TEM QUASE FORÇA MÁXIMA
O Bahia chega para o confronto decisivo ainda sem contar com Nicolás Acevedo e Ryan, que trabalharam na academia, enquanto Everaldo teve mais um dia de treino físico e técnico especial no Campo 2; o trio permanece vetado pelo departamento médico. Retorno, inclusive, é esperado apenas no Brasileirão, fazendo o time repetir a última escalação.
A equipe, porém, não está pronta, pois ainda há mistério quanto ao lateral-esquerdo titular. Por não ter nenhuma peça de origem à disposição, Rezende e Juba vem sendo acionados, com boas chances do volante ser mantido, enquanto o ponta disputa pela titularidade com Biel; Thaciano segue mantido como homem de referência no setor ofensivo.
Treinador tricolor, Rogério Ceni valoriza a necessidade do incentivo da arquibancada. Mesmo que lamente a perda do título, Ceni pede ao torcedor do Bahia que apóie o time: “É muito difícil exigir qualquer coisa do torcedor agora. Nesse primeiro trimestre, não lembro de nenhum jogo com menos de 20 mil aqui. É hora de entregar mais coisas ao torcedor do que pedir a presença deles aqui (na Arena Fonte Nova). Queríamos ser campeões, assim como nosso torcedor, mas infelizmente deixamos passar essa oportunidade”, afirmou.
TIMBU CERCADO DE MISTÉRIO
Por vir em momento conturbado, aliado ao fato de não conquistar o Estadual, o Náutico ainda não tem os 11 iniciais confirmados, o que deve ocorrer apenas pouco antes da bola rolar contra o Bahia. A única certeza é a ausência do atacante uruguaio Leandro Barcia, poupado para aprimorar a parte física e ficar 100% visando a Série C.
Em contrapartida, o Timbu ganha quatro novidades, sendo duas delas conhecidas. O volante Sousa e o ponta Cléo Silva, que não atuaram no Pernambucano por não estarem inscritos, voltam a figurar como opção no Nordestão; recém-contratados, o meio-campista Thiago Lopes e o velocista Gustavo Maia também estão aptos para a estreia.
O comandante alvirrubro, que também chegou há pouco, mostra motivação para tentar a classificação. Apesar de não ser favorito, Mazola Júnior espera sair classificado: “Agora nosso foco é exclusivamente neste jogo (contra o Bahia). Vamos pra lá buscar a classificação. O Náutico é muito grande para ir com a mochila nas costas, achando que ficaremos satisfeitos se entregarmos a classificação. É um jogo só”, declarou Mazola.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Quartas de Final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 10/04/2024
- Horário:
- 21:30
- Árbitro:
- Paulo José Souza Mourão (MA)
- Assistentes:
- Ivanildo Gonçalves da Silva (MA) Antônio Adriano de Oliveira (MA)
- VAR:
- Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)
- Estádio:
- Arena Fonte Nova
- Local:
- Salvador (BA)