Paulistão: Palmeiras e Novorizontino duelarão pela 1ª vez na semifinal. Veja o levantamento!

Conforme pode-se notar no levantamento a seguir, o Grêmio Novorizontino nunca venceu o Palmeiras

A data oficial desse segunda duelo entre ambos deve ser definida ainda hoje, pela Federação Paulista de Futebol

Novorizontino
Foto: @ogustavoribeiro97 / Novorizontino

Novo Horizonte, SP , 18 (AFI) – Desde que chegou à divisão de elite do futebol paulista (2016) e até 2021, o Grêmio Novorizontino sempre esteve no mesmo grupo do Palmeiras na fase inicial, ou seja, em seis competições seguidas.

Mas, na primeira vez em que estiveram em grupos diferentes – Paulistão-2022 –, o Tigre do Vale foi derrotado em sua Jaula pelo Verdão na 1ª rodada, mas o jogo era válido pela 5ª (antecipado em razão do Palmeiras estar na disputa do Mundial de Clubes) e, no final da competição, somando apenas 3 pontos de 3 empates, o Novorizontino foi rebaixado à Série A2.

E, agora, ou seja, no Paulistão-2024, quando o Grêmio Novorizontino retornou à máxima divisão do futebol paulista, ambos estiveram novamente em grupos diferente, mas duelarão entre si por duas vezes.

É que o clube de Novo Horizonte, como vice-líder do Grupo D, passou para as quartas de final, o mesmo ocorrendo com o Palmeiras, que foi líder do Grupo B. O Palmeiras eliminou a vice Ponte Preta, goleando a Macaca, com placar de 5 a 1, e o Novorizontino empatou sem gols com o líder São Paulo no tempo normal e venceu a disputa da vaga à semifinal na cobrança dos pênaltis: 5 a 4.

Como já havia enfrentado o Verdão em sua Jaula – empatando o duelo por 1 a 1 –, isso na 1ª rodada da fase inicial, agora, na semifinal, ambos voltam a se enfrentar pela segunda vez neste ano de 2024.

A data oficial desse segunda duelo entre ambos deve ser definida ainda hoje, pela Federação Paulista de Futebol, mas deverá ser na noite da outra terça ou quarta-feira, na Arena Allianz Parque ou na Arena Barueri.

Conforme se pode notar no levantamento a seguir, o Grêmio Novorizontino nunca venceu o Palmeiras. Em seis duelos: dois empates e quatro vitórias do Verdão:

PAULISTÃO-2016: TIGRE CAI NA FASE INICIAL E VERDÃO NA SEMIFINAL

Na 1ª vez juntos, em 2016, Palmeiras e Novorizontino foram sorteados no Grupo B, ao lado de São Bernardo, Ituano e Ponte Preta. Ao término da fase inicial, o Palmeiras foi o 1º colocado com 24pg e o Novorizontino o lanterna, com 21pg – São Bernardo-2º, com 23pg – Ponte Preta e Ituano, 22pg. Depois, nas quartas de final, o Verdão passou pelo São Bernardo, mas foi eliminado na semifinal pelo, depois campeão, Santos. – {O Audax, que passou pelo Corinthians, foi vice e o Palmeiras o 4º colocado}.

PAULISTÃO-2017, 2018 E 2019: TIGRE E VERDÃO NAS QUARTAS, MAS SÓ O VERDÃO AVANÇOU EM TODAS

E, nas outras três – 2017, 2018 e 2019, sempre no mesmo grupo, Palmeiras e Novorizontino passaram às quartas de final, respectivamente como líder e vice:

Em 2017 – ambos estiveram no Grupo C, junto com Santo André e São Bento. No mata-mata das quartas:  duas vitórias do Verdão diante do Tigre: 3 a 1 no Jorjão (Roberto fez o do Novorizontino; e Dudu, Borja e Roger Guedes marcaram para o Palmeiras), e 3 a 0 no Pacaembú (Willian Bigode, Borja e Dudu fizeram os gols do Verdão). – {Na final: Corinthians, campeão, Ponte Preta vice e Palmeiras-3º colocado}.

Em 2018 – Verdão e Tigre estavam no Grupo C na 1ª fase, junto com São Bento-3º lugar e Ferroviária-4º lugar.

No mata-mata das quartas, o Palmeiras venceu os dois jogos contra o {Novorizontino: 3 a 0, no Jorjão (Dudu, Willian Bigode e Keno fizeram para o Verdão), e 5 a 0, no Allianz Parque (Bruno Henrique, Keno, Willian Bigode, Dudu e Rafael Papagaio marcaram para o Verdão). – {Na final: Corinthians bi-campeão e Palmeiras vice}

Em 2019 – ambos estiveram novamente juntos no Grupo B, ao lado de Guarani-3º lugar na fase inicial e São Bento-4º colocado. Nos dois jogos das quartas: houve empate por 1 a 1 no Jorjão, no jogo de ida (Cléo Silva fez o do Tigre e Arthur marcou o do Verdão); e, no da volta, vitória do Verdão, por 5 a 0, no Pacaembú (Gustavo Scarpa {2}, Felipe Melo, Ricardo Goulart e Dudu marcaram para o Verdão). – {Na final: Corinthians tri-campeão, São Paulo vice e Palmeiras 3º lugar}

PAULISTÃO-2020: SÓ O VERDÃO AVANÇA

Em 2020 – outra vez sorteados no Grupo B na fase inicial, o Palmeiras foi líder, o Santo André vice, o Novorizontino 3º colocado e o Botafogo lanterna. – {Na final: São Paulo campeão e Palmeiras vice}

EM 2021: TIGRE CAI NA FASE INICIAL; E VERDÃO CAMPEÃO

Em 2021, juntos no Grupo C na fase inicial, o Red Bull Bragantino terminou como líder e o Palmeiras vice. O Grêmio Novorizontino acabou como 3º colocado e o Ituano o lanterna. – {Na final: Palmeiras campeão e São Paulo vice}

PAULISTÃO-2022: NA 1ª VEZ LONGE DO –  DEPOIS CAMPEÃO – VERDÃO, TIGRE REBAIXADO

No Paulistão-2022, Tigre e Verdão estiveram em grupos diferentes pela primeira vez na história. Ambos acabaram se enfrentando em Novo Horizonte, abrindo o campeonato, antes do início da 1ª rodada. O jogo foi antecipado da 5ª rodada, em razão do Palmeiras estar na fase final do Mundial de Clubes. Duelo ocorrido no Jorjão, com o seguinte resultado: Tigre 0 x 2 Verdão – gols de Zé Rafael e Dudu.

No final da competição, o Grêmio Novorizontino, com apenas 3 pontos de 3 empates, terminou a final da 1ª fase como lanterna de seu grupo e de toda competição, sendo rebaixado à Série A2 de 2023. Nesta, como vice-campeão, retornou à divisão de elite no atual Paulistão. – {Na final: Palmeiras bicampeão e São Paulo vice}

Confira também: