Paulistão: Guarani vai anunciar treinador que estava na zona de rebaixamento

Claudinei Oliveira deixa a Chapecoense com uma vitória em sete jogos e risco de queda no Catarinense

Acompanhe os jogos do Guarani online e em tempo real através do aplicativo Placar FI, disponível para as plataformas Android e IOS

claudinei oliveira guarani
Claudinei Oliveira - Foto: Tiago Meneghini/ACF

Campinas, SP, 11 (AFI) – É praticamente certo que o Guarani vai anunciar a contratação de Claudinei Oliveira nesta segunda-feira, 12, para substituir Umberto Louzer no cargo de treinador da equipe profissional. Ele, inclusive, é esperado no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o “Jorjão”, às 21h, para acompanhar a equipe na partida contra o Novorizontino em Novo Horizonte.

O Portal Futebol Interior apurou que as partes aguardam apenas questões burocráticas e financeiras da rescisão contratual com a Chapecoense, clube do qual Claudinei foi demitido após deixar a equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Catarinense. Procurado pela equipe de reportagem, o treinador omitiu-se de prestar qualquer esclarecimento.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

Ele chegou à Chape do meio para o final da Série B de 2023 e ajudou a equipe na campanha de recuperação, evitando o rebaixamento após o time ter passado várias rodadas no Z4. No entanto, não foi capaz de dar continuidade à evolução de seu trabalho e viu o desempenho cair no estadual.

Foram quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória nas sete rodadas de Claudinei à frente do Índio Condá em 2024. A campanha é de rebaixamento, visto que coloca momentaneamente a equipe na 11ª e penúltima colocação. Restam quatro rodadas na primeira fase para tentar evitar a queda.

VILA NOVA

Antes da passagem em Santa Catarina, comandou o Vila Nova na arrancada durante o primeiro turno da Série B, passando várias rodadas na liderança. Com seu esquema ofensivo de quatro atacantes, conseguiu equilibrar defesa e ataque para se manter na ponta da tabela. Porém, o time oscilou nas primeiras rodadas do segundo turno e a sequência de resultados negativos e pressão da torcida causou a sua demissão do Tigre.

CARREIRA DE CLAUDINEI

Claudinei iniciou sua trajetória no futebol como goleiro do Santos, clube de sua cidade natal, no começo da década de 90. Também defendeu clubes como Caldense-MG, São Bento e Remo-PA, até fazer a transição para a “beira do gramado” em 2009, marcando seu retorno ao Peixe, quando integrou a comissão técnica das categorias de base do clube.

A carreira como técnico começou bem, enfileirando três títulos de Campeonato Paulista nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, entre 2009 e 2012. Um ano depois, em 2013, conduziu o Alvinegro Praiano à conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

OUTROS NOMES

A diretoria do Guarani também sondou outras opções para assumir o cargo de treinador. A primeira delas foi o ex-lateral-direito Jorginho, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, que já comandou Ponte Preta, Vasco e Flamengo. Além dele, o nome de Alberto Valentim também foi analisado.

GUARANI

O Bugre enfrenta o Novorizontino nesta segunda-feira, 12, fora de casa, pela 7ª rodada do Paulistão Sicredi. O time ocupa a 4ª e última posição do Grupo B, com quatro pontos somados. A partida será transmitida ao vivo pelos Canais Futebol Interior a partir de 20h30, com narração de Lucas de Souza e reportagem de Albert Cavalcante.

Confira também: