Portuguesa Santista x Ferroviária - Duelo de clubes 'nacionais' em 2024
Enquanto um confronto acontece em Ribeirão Preto abrindo a sétima rodada do Paulista A2, outro embate acontece simultaneamente em Santos, com início às 20h
Portuguesa Santista e Ferroviária se enfrentam no Ulrico Mursa, em duelo importante para o G-8
Santos, SP, 05 (AFI) – Enquanto um confronto acontece em Ribeirão Preto nesta terça-feira (06) responsável por abrir a sétima rodada do Campeonato Paulista A2, outro embate acontecerá simultaneamente em Santos, com início às 20h. Portuguesa Santista e Ferroviária se enfrentam no Ulrico Mursa, em duelo importante para o G-8.
A Briosa vem de bons resultados e ocupa a quinta posição na tabela da competição, com 11 pontos somados, enquanto a Locomotiva ainda não engrenou e ocupa a última colocação da zona de classificação, com oito pontos.
Além do âmbito tradicional, onde se rivalizam ao redor de São Paulo, Portuguesa Santista e Ferroviária aparecerão em 2024 atuando no cenário nacional. Graças a conquista da Copa Paulista de 2023, o time santista ganhou uma vaga para disputar a Copa do Brasil nesta temporada, iniciando na primeira fase. Por outro lado, a Ferroviária vem de campanha de destaque na Série D, onde terminou vice-campeão e garantiu acesso para na nova temporada disputar a Série C do Campeonato Brasileiro.
PORTUGUESA SANTISTA
Apesar de demorar duas rodadas para se ajeitar no Paulista A2, quando estreou perdendo para o Primavera e empatando com o Taubaté, o time santista tomou jeito e engatou sequência com três vitórias diante de Monte Azul, Juventus e Velo Clube, até empatar com o Oeste no final de semana.
Com partidas complicadas pela frente e ainda com Copa do Brasil no calendário, o técnico Sérgio Guedes comentou a possibilidade de reforçar a equipe: “É um campeonato desgastante, então é descansar o time e esperar sempre respostas boas de quem entra, temos como função fazer isso, então não tenho queixas em relação ao processo de jogo, mas em relação a reforços é uma condição financeira, e não temos condições hoje.”
Para o confronto desta terça-feira, nenhum atleta deve ser desfalque para a Portuguesa Santista que caminha com 11 jogos de invencibilidade no Ulrico Mursa. No entanto, pela pesada sequência de jogos, o treinador pode promover um revezamento para descansar atletas com maior minutagem.
O elenco da Briosa também segue com atletas pendurados. O lateral Dudu, atacante de beirada Lelê, volante Franco e meia Diogo Carlos seguem a um cartão amarelo de cumprirem suspensão automática, enquanto o auxiliar técnico Rafael Tavares Ferro retorna à comissão técnica depois de cumprir suspensão pela expulsão na quinta rodada.
FERROVIÁRIA
Com um início decepcionante no Paulista A2 depois de ter conquistado o vice-campeonato da Série C na reta final da temporada 2023, a Ferroviária optou por demitir Alexandre Lopes e contratar o técnico Vinícius Bergantin. Sob o comando de Lopes, o time empatou com Monte Azul, São Bento e Comercial, além de vencer o Juventus. Depois, o interino Gabriel Remédio comandou a igualdade diante do XV de Piracicaba, resultado que se repetiu na estreia de Bergantin, diante do Velo Clube.
A Locomotiva tem apenas o décimo melhor ataque, com cinco gols marcados em seis rodadas, e a quarta melhor defesa, com quatro gols sofridos. Nesse sentido, os números seguem definindo a campanha da Ferrinha, que até o momento tem sido mediana, o que foge da previsão de que o time araraquarense entrava na competição como favorito.
Em sua primeira coletiva pós-jogo, o técnico estreante Vinícius Bergantin comentou o resultado que não é tão agradável quanto o esperado: “A gente conversou após o jogo que só uma vitória para potencializar esses empates. A gente entende que a equipe se equilibrou bastante, mas a Série A2 é isso, você tem que competir muito, entregar muito, buscar essa imposição ofensiva, ter um jogo forte por fora do campo e buscar as definições, mas só uma vitória para potencializar esse número grande de empates.”
Para o jogo em Santos, a Locomotiva não contará com o zagueiro Ronaldo Alves e o meio-campista Gustavo Henrique, que se lesionaram na terceira e quarta rodadas, respectivamente. Fernando Boldrin, que se machucou na estreia, segue praticamente cortado da primeira fase.
O volante Xavier e o atacante de beirada Marcos Nunes ainda não fizeram suas estreias na temporada, ambos se recuperando de lesão. Enquanto a segunda opção aparece mais longe das condições ideias para atuar, o meio-campista pode ser relacionado para enfrentar a Portuguesa Santista. No confronto, o volante Pablo e o lateral-direito Lucas Rodrigues seguem pendurados com dois cartões amarelos.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª
- Rodada:
- 7ª
- Data:
- 06/02/2024
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Salim Fende Chavez
- Assistentes:
- Alberto Poletto Masseira Vitor Carmona Metestaine
- Estádio:
- Ulrico Mursa
- Local:
- Santos (SP)
Confira também:
- Paulista A2: Atacante do São Bento marca golaço e fala sobre Puskás: "Por que não sonhar?"
- Gaúcho: Na lanterna, Santa Cruz anuncia saída de treinador
- Paulistão: Meia da Ponte Preta lidera estatística na rodada
- Catarinense: Hercílio Luz anuncia técnico que deixou a Ferroviária para substituir ex-Ponte
- Comercial x Primavera - Disputa contra o rebaixamento abre a 7ª rodada