Nacional-SP ressalta ética do goleiro que denunciou tentativa de manipulação na Copa SP
A polícia localizou o suspeito e o deteve. Ele responderá na Justiça
O Nacional acabou eliminado na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
São Paulo, SP, 11 (AFI) – O Nacional-SP emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira para ressaltar a ética de seu goleiro que denunciou uma tentativa de manipulação de resultados na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Polícia Civil, em ação com a Federação Paulista de Futebol (FPF) localizou o suspeito e o deteve.
“Cumpre esclarecer e informar que antes do terceiro jogo da Fase de Grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nosso goleiro recebeu uma proposta de manipulação de resultado e nos comunicou imediatamente. Os responsáveis pelo departamento de futebol do Nacional tomaram as providências necessárias, comunicando a FPF e a Procuradora do STJD, Mariana Chamelette, que seguiram com as providências e comunicando as autoridades policiais. O autor da proposta foi detido e agora as investigações serão feitas e conduzidas pelas autoridades policiais. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil de São Paulo”, diz a nota do clube, que enalteceu o goleiro.
“O Nacional Atlético Clube agradece a postura de seu atleta e reafirma seu compromisso com a ética e a lisura no esporte. Esses são os valores que a entidade preserva ao longo de toda sua história e continua à disposição das autoridades para tudo que for necessário”, concluiu.
O caso veio à tona após um goleiro do Nacional-SP, que pediu para seu nome não ser divulgado, ter procurado a Federação para relatar a tentativa de aliciamento. Ele teria recebido o contato de um apostador, que o ofereceu dinheiro (R$ 10 mil) em troca de sofrer dois gols no primeiro tempo do duelo contra o Avaí. Ele não aceitou a “oferta” e resolveu fazer a denúncia. O clube catarinense acabou vencendo o duelo por 1 a 0.
Graças à agilidade da FPF, o delegado César Saad, da Drade (Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva), já identificou o autor, conhecido como Jiuliando José da Silva Bezerra, que foi detido e está sendo indiciado pelo crime de manipulação de resultado. Ele confessou a tentativa de aliciamento.
COPA SP
O Nacional acabou eliminado na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time paulista acabou na terceira colocação do Grupo 32, atrás de Avaí-SC e Retrô-PE.