ESPECIAL RECOPA: Flamengo deixou título escapar nos pênaltis

Após perder título, Rubro-Negro viu seu treinador ficar ainda mais próximo da demissão

Confira o especial do Portal Futebol Interior sobre a Recopa Sul-Americana de 2023

Flamengo Recopa Del Valle
Flamengo deixou escapar título da Recopa (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro, RJ, 31, (AFI) – 2024 está chegando, mas antes da definição da chegada de um novo ano, nada melhor do que relembrar o que aconteceu no mundo do futebol em 2023, e em especial na Recopa Sul-Americana, disputada pelos clubes campeões da Libertadores e Sul-Americana.

Em 2023, os classificados foram Flamengo, campeão do principal torneio continental da América do Sul, e Independiente del Valle (COL), que faturou a Sula.

Flamengo Recopa Del Valle
Flamengo deixou escapar título da Recopa (Foto: Divulgação)

RECOPA – IDA

No Estádio Complejo Independiente del Valle, na Colômbia, o clube da casa jogou melhor, e apesar de ter um jogador expulso aos 43 minutos do segundo tempo (Julio Ortiz), ficou com a vitória por 1 a 0 e levou a vantagem para o Rio de Janeiro.

A atuação do clube que vem surpreendendo na América do Sul há alguns anos foi digna de aplausos, uma vez que envolveu completamente o Flamengo durante os primeiros 90 minutos da Recopa de 2023.

O time colombiano, comandado Martín Anselmi, teve 27 finalizações na partida, contra 7 do Rubro-Negro, sendo 6 no gol, contra apenas 4 do Fla.

RECOPA – VOLTA

Já no jogo de volta, no Rio de Janeiro, com o técnico português Vítor Pereira ameaçado no cargo, o Flamengo deu a resposta que precisava ao seu torcedor, pois venceu a partida por 1 a 0 e levou a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, todos os jogadores do Independiente del Valle converteram suas cobranças, enquanto o uruguaio De Arrascaeta desperdiçou sua chance.

Durante a partida, o Flamengo teve 26 finalizações, com 4 chutes ao gol, enquanto os colombianos, em apenas 5 finalizações, tiveram os mesmos 4 chutes contra a meta adversária.

LIBERTADORES

Para conquistar sua vaga na Recopa, o Flamengo foi campeão da Libertadores da América de 2022, quando ainda era treinado por Dorival Júnior, contra o Athletico-PR do experiente Felipão.

Em final decidida por jogo único, o clube carioca foi superior e bateu o Furacão por 1 a 0 no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador.

SUL-AMERICANA

O Independiente del Valle, por sua vez, faturou a Copa Sul-Americana de 2022 contra o Sâo Paulo, vencendo o Tricolor Paulista por 2 a 0 no Estádio Mario Alberto Kempes, da Argentina.

Esta foi a segunda conquista sul-americana da história do clube colombiano, que já havia vencido o mesmo torneio em 2019, contra o Colón (ARG).

Confira também: