Falecimento de Pelé completa um ano; confira homenagens
Rei do Futebol virou nome de estádios e prêmios nacionais, ganhou um mausoléu e dia especial do milésimo gol
Pelé também se tornou verbete de dicionário, em referência aos seus feitos dentro de campo, caracterizando "aquele que é fora do comum"

Santos, SP, 29 – Um ano após sua morte, Pelé continua vivo na memória do futebol, dentro e fora do Brasil. Desde seu falecimento, no dia 29 de dezembro de 2022, o Rei do Futebol batizou estádios em diferentes continentes, virou nome de troféus e prêmios nacionais, ganhou um mausoléu, na cidade de Santos, e foi homenageado com um dia para si: 19 de novembro, data que lembra o seu milésimo gol.
Seja como Pelé ou como Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol passou a batizar oito estádios desde sua morte. Sete deles estão fora do Brasil: Colômbia, Panamá, Ruanda, Guiné-Bissau, Palestina, Casaquistão e até nas Maldivas. No Brasil, um mudou de nome, na cidade de Três Corações (MG), cidade natal do Rei. O estádio Elias Arbex virou estádio Rei Pelé.
O ídolo eterno também se tornou nome de premiações. Neste ano, o Campeonato Brasileiro ganhou o nome de “Brasileirão Rei”. A taça concedida ao campeão paulista deste ano tinha um coroa em referência a Pelé. No âmbito dos esportes olímpicos, o troféu dado ao melhor atleta do ano ganhou o nome do Rei, em decisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Pelé também virou nome de medalha que a Câmara dos Deputados concede a quem se destaca em atividades esportivas direcionadas a pessoas de baixa renda. A mesma Câmara decidiu instituir o dia 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé. Foi nesta data, no ano de 1969, que ele marcou seu gol de número 1000 na carreira.
PELÉ NO DICIONÁRIO
“pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira”, diz o verbete.
No mês seguinte, o Rei do Futebol também ganhou um mausoléu, localizado dentro da Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. O ambiente, de 200 metros quadrados, é quase um novo museu, com imagens e referências à história do ídolo eterno. O local já contabiliza mais de 7 mil visitantes, a maioria estrangeiros.
Pelé já contava com um museu seu, também localizado na cidade do litoral. Nesta sexta-feira, uma Missa de Ação de Graças será celebrada no local às 16 horas.
Noticias Relacionadas
-
Conheça a maior exposição imersiva sobre Pelé
19/11/2024 -
Nada de Santos? Pelé quase escolheu clube do interior de SP!
23/10/2024 -
Mulher que diz ser filha de Pelé pede exumação do corpo à Justiça após teste negativo de DNA
21/01/2024 -
Dia do Rei Pelé é aprovado por deputados
21/12/2023