Clubes paulistas vão caminhar unidos em eleição da CBF

Os 11 clubes paulistas que participam das Séries A e B soltaram nota oficial conjunta 'em busca da unidade do futebol brasileiro'

Screenshot 12 6

São Paulo, SP, 17 (AFI) – O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneio Bastos,  reuniu os times paulistas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro para debater a eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O encontro aconteceu nesta segunda-feira, na sede da FPF, em São Paulo.

Os 11 clubes paulistas que participam das Séries A e B soltaram nota oficial conjunta ‘em busca da unidade do futebol brasileiro’, até mesmo com a criação de uma liga única.

CONFIRA A NOTA CONJUNTA:

A Federação Paulista de Futebol, Botafogo-SP, Corinthians, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo se reuniram nesta segunda-feira para tratar do momento do futebol brasileiro e suas perspectivas.

Ficou decidido por unanimidade que caminharemos juntos em relação ao processo eleitoral da CBF, visando um projeto moderno para o futebol nacional.

Paralelamente, buscando a unidade do futebol brasileiro, reafirmamos nosso desejo de união de todos, federações e clubes, e da construção de uma liga única.

fpf inteir
Clubes paulistas vão caminhar unidos em eleição da CBF 3

FPF TEM O MAIOR COLÉGIO ELEITORAL

A Federação Paulista detém o maior colégio eleitoral na CBF. Por isso mesmo, o nome de Reinaldo Carneiro Bastos tem em mãos um belo cacife, em princípio, para apoiar Ednaldo Rodrigues, que está visivelmente desgastado por sua gestão de menos de dois anos.

Reinaldo Carneiro, com larga experiência no futebol, é cotado por muitos companheiros para concorrer a eleição de janeiro. Atual vice-presidente da CBF, o dirigente paulista já declarou apoio a uma possível candidatura de Ednaldo Rodrigues. Por isso, ele costura um apoio ‘entre os seus clubes’.

Segundo estatuto aprovado em 2017, cada Entidade filiada à CBF tem peso três, clubes da Série A peso dois e da Série B peso um. Com isso, caso consiga apoio de todos, a FPF teria 18 pontos garantidos na eleição.

TRANSIÇÃO

Na sexta-feira, o presidente da CBF em exercício, José Perdiz de Jesus, se reuniu com representantes de América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, CSA, Athletico-PR, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e Internacional para levar “tranquilidade e transparência”, após ganhar na Justiça o direito de substituir Ednaldo Rodrigues.

O dirigente, além da mensagem de paz, assumiu o compromisso de que nenhuma atividade será paralisada, incluindo competições nacionais e regionais – Conmebol e Fifa ameaçaram clubes nacionais com punição em competições internacionais, como o Mundial de Clubes. Perdiz ainda reafirmou que sua gestão é transitória e que sempre irá atuar com ética, transparência e total imparcialidade.

O processo eleitoral “será executado com rigor, lisura e transparência”, garantiu Perdiz, responsável por conduzir o pleito. Ao ganhar o apoio dos clubes paulistas, o dirigente vê cada mais perto a possibilidade de eleições pacíficas na CBF. Ainda falta o aval dos clubes do Rio, do Grêmio e do Atlético-MG, entre os gigantes.

Confira também: