Fluminense Al Ahly
Fluminense x Al Ahly - Dia histórico para o Fluzão e foco em chegar na decisão do Mundial de Clubes

Campeão da Copa Libertadores da América, o Fluminense jogará pela primeira vez o Mundial de Clubes

Quem vencer o duelo, encara na final o vencedor do duelo entre Urawa Red, do Japão, e Manchester City, da Inglaterra, que será realizado na terça-feira, às 15h, no mesmo local

Fluminense disputa seu primeiro mundial
Fluminense disputa seu primeiro mundial

Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – O Fluminense terá mais um dia histórico nesta segunda-feira. Campeão da Copa Libertadores da América, jogará pela primeira vez o Mundial de Clubes. O time carioca estreia nas semifinais diante do Al Ahly, do Egito, que já precisou eliminar um adversário na competição. A partida, marcada para as 15h, será realizada no estádio King Abdullah, em Jidá, na Arábia Saudita.

Quem vencer o duelo, encara na final o vencedor do duelo entre Urawa Red, do Japão, e Manchester City, da Inglaterra, que será realizado na terça-feira, às 15h, no mesmo local. Em caso de empate no tempo normal, o jogo segue para prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Nesta temporada, comandado pelo técnico Fernando Diniz, o Fluminense foi campeão inédito da Libertadores diante do Boca Juniors, vencendo por 2 a 1 na prorrogação. O título deixou o fantasma de 2008 para trás.

Naquele ano, os cariocas perderam o título para a LDU de forma dramática. Depois de perder o primeiro jogo, em Quito, por 4 a 2, conseguiram vencer por 3 a 1, com três gols de Thiago Neves. Nos pênaltis, porém, viu o craque e outros nomes importantes do elenco, como Dario Conca, perderem as cobranças. O time equatoriano venceu por 3 a 1.

Fluminense treino 1
Fluminense x Al Ahly - Dia histórico para o Fluzão e foco em chegar na decisão do Mundial de Clubes 17

Mais leve com a conquista continental, o Fluminense chega como favorito diante do Al Ahly, mas não terá vida fácil. Nas últimas cinco edições, o campeão da Libertadores não chegou à final três vezes. Em 2018, o River Plate foi eliminado pelo Al Ain, dos Emirados Árabes. Dois anos depois, o Palmeiras caiu diante do Tigres, do México, por 1 a 0, e, em 2022, o Flamengo perdeu para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Flamengo, em 2019, e Palmeiras, em 2021, conseguiram avançar.

Outra “pressão” para o Fluminense é que o último título brasileiro no Mundial foi há 11 anos, em 2012, quando o Corinthians fez 1 a 0 no Chelsea. De lá para cá, ganharam Real Madrid (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022), Bayern de Munique (2013 e 2020), Barcelona (2015), Liverpool (2019) e Chelsea (2021).

Campeão da Liga dos Campeões da CAF, o Al Ahly entrou no Mundial na segunda fase e venceu com facilidade o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, por 3 a 1, mesmo com o adversário contando com Benzema, Kanté e os brasileiros Fabinho e Romarinho. Os egípcios ainda contam com bom número de torcedores, que os fazem se sentir em casa. Esta é a quinta vez que o time disputa uma semifinal, mas busca a final pela primeira vez.

Beraldo: destaque no São Paulo na mira de gigantes da Europa
Beraldo: destaque no São Paulo na mira de gigantes da Europa
Lucas Beraldo teve uma temporada inesquecível no São Paulo, sendo um dos pilares do time na conquista da inédita Copa do Brasil. O bom 2023 do zagueiro chamou a atenção de clubes europeus.
0 seconds of 42 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:42
00:42
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo A passagem de Dorival Jr. pela Seleção Brasileira Raúl Jiménez pode quebrar recorde de Chicharito pelo México Mano a mano: Argentina x Brasil pelas Eliminatórias 2025 Alex Sandro sobre Mundial de Clubes da FIFA: 'Todos estão super empolgados' Inteligência Artificial: Qual será a primeira escalação de Tuchel na Inglaterra? Júlio César aposta em sucesso do Mundial de Clubes nos EUA Júlio César recorda passagens por Flamengo, Inter e Benfica Júlio César aposta em Gerson como trunfo do Flamengo no Mundial Júlio César analisa Flamengo no Mundial de Clubes: “Não pode bobear” Júlio César: “EUA vai se surpreender com a força do Flamengo no Mundial” Alexsandro revela expectativa por convocação à Seleção Brasileira Sorteio das oitavas da Champions League; veja os duelos Relembre gols de Bellingham nos acréscimos pelo Real Madrid A carreira lendária de Marcelo Sorteio dos play-offs da Champions League; veja os confrontos Entenda a próxima fase da UEFA Champions League Quem será o próximo técnico do Borussia Dortmund? Ancelotti se torna o técnico mais vencedor do Real Madrid Todos os vencedores do FIFA The Best 2024 Veja mais vídeos sobre OneFootball no OneFootball

FLUMINENSE

Para um dos duelos mais importantes da história do Fluminense, o técnico Fernando Diniz não esconde que vai mandar a equipe à campo com o que tem de melhor. A única dúvida é o lateral-direito Samuel Xavier, que não joga desde novembro após se contundir em um duelo contra o São Paulo.

Mas, ele está recuperado de lesão e treinando normalmente com o restante do elenco na Arábia Saudita. Mas, caso seja preservado mais uma vez, Guga será titular. No ataque Keno disputa a titularidade com John Kennedy, que foi o autor do gol do título da Libertadores. De qualquer forma, o treinador falou sobre a emoção de ter levado o Fluminense ao Mundial de Clubes.

“Disputar o Mundial de Clubes para nós foi todos os dias, desde que eu cheguei ao Fluminense. Era um sonho que a gente nutria. Fizemos uma preparação bastante adequada. Parecia que nunca ia chegar esse dia, mas chegou. Agora o foco é fazer um bom jogo e avançar”, disse o comandante.

Al Ahly treino
Fluminense x Al Ahly - Dia histórico para o Fluzão e foco em chegar na decisão do Mundial de Clubes 18

AL AHLY

Do outro lado, depois de mostrar muita organização, consistência e muito boa execução dos conceitos na vitória das quartas de final por 3 a 1, diante do Al-Ittihad, o técnico suiço Marcel Koller já mostrou que o Al-Ahly não irá facilitar para o Fluminense chegar até a decisão.

Mas, o time do Egito tem um desfalque importante para esse duelo de semifinais. O atacante francês Anthony Modeste, uma das principais contratações da temporada, foi expulso de maneira infantil nas quartas de final, e agora cumpre suspensão.

FICHA TÉCNICA

Fluminense
Fluminense
Al Ahly
Al Ahly
Fase Fase:
Semifinais
Fase Rodada:
Única
Fase Data:
18/12/2023
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Szymon Marciniak (Polônia)
Fase Assistentes:
Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik (Polônia)
Fase VAR:
Tori Penso (EUA)
Fase Estádio:
King Abbdullah
Fase Local:
Jidá (Arábia Saudita)

Confira também: