Entenda porque o Vasco precisou pagar multa ao Red Bull Bragantino por utilizar Praxedes

O jogador de 21 anos que pertence ao Red Bull Bragantino está emprestado ao Gigante da Colina, e por isso poderia até não jogar na última rodada

O volante Praxedes, está emprestado ao Vasco desde o final de julho até 31 de dezembro para disputar a reta final do Brasileirão de 2023

Vasco Praxedes
Praxedes pode seguir no Vasco em 2024 (Foto: Thiago Ribeiro/Gazeta Press)

Rio de Janeiro, RJ, 09 (AFI) – Com os direitos econômicos vinculados ao Red Bull Bragantino, o volante Praxedes, de 21 anos, está emprestado ao Vasco desde o final de julho até 31 de dezembro para disputar a reta final do Brasileirão de 2023, onde conseguiu a manutenção na elite apenas na última rodada.

No confronto decisivo, onde cariocas e paulistas se enfrentaram, o Gigante da Colina teve a escolha de utilizar ou não o meio-campista, em uma decisão que ia além da opção de Ramón Díaz ou do esquema tático escolhido.

Praxedes Vasco
Volante de 21 anos atuou contra o Massa Bruta (Foto: Divulgação / Vasco)

A advogada Thamiris Almeida, especialista na área desportiva, comentou o caso envolvendo uma “Cessão Temporária”, comumente chamado de “contrato de empréstimo”: “No caso de empréstimo de atletas, é de responsabilidade do clube cessionário efetuar o valor da multa estipulado nas cláusulas compensatórias e indenizatórias, como descrito no caso acima, o clube cedente no caso o Vasco, deve analisar o contrato desportivo do atleta, se atentar as cláusulas especiais. Sendo assim, o Red Bull Bragantino, receberá pelos valores devidos dos atletas.”

Mediante contrato de empréstimo assinado por ambas as partes, o Toro Loko proibia que Praxedes entrasse em campo para enfrentar os bragantinos, a não ser que o Vasco concordasse em realizar o pagamento de R$ 1.072.000,00 para contar com o jogador na última rodada, que terminou em vitória por 2 a 1, e que de fato contou com a presença do volante.

A Cessão temporária, é munida dos parâmetros legais, onde é fixado o seu prazo legal, e o atleta continua amparado pela Lei Pelé nº 9.615.98 o clube cedente continua possuindo o vínculo legal e empregatício com o atleta, todas as cláusulas devem ser observadas no contrato de cessão temporária. Tema muito debatido e com jurisprudências adversas

O impasse também pôde ser observado em confronto válido pela 32ª rodada do Brasileirão, entre Fluminense e São Paulo, realizado no dia 22 de novembro, no Maracanã. Na ocasião, o São Paulo teve em mãos a opção de realizar o pagamento da multa ao Fluminense para poder contar com Michel Araújo e Caio Paulista, ambos emprestados aos paulistas pelo clube carioca. No entanto, o Tricolor Paulista optou por abrir mão dos atletas no duelo, tendo em vista que já não brigava por nenhum objetivo na reta final do torneio.

PRAXEDES ATUANDO BEM NO VASCO

Presente no duelo frente ao Red Bull Bragantino, o volante Praxedes mais uma vez foi titular absoluto e permaneceu em campo durante os 90 minutos, contribuindo para a vitória por 2 a 1 que assegurou a permanência do Vasco na Série A, em duelo que poderia ter provado o contrário.

Desde que chegou ao Gigante da Colina, no final de julho, o volante destaque disputou 21 das 22 partidas restantes do Brasileirão, com um gol marcado e duas assistências, ganhando a posição de titular absoluto de imediato. Ainda durante a disputa da reta final do torneio, o jogador passou a ser observado pelo Vasco para uma compra em definitivo com as cifras girando em torno dos R$ 26 milhões, mas até o momento nenhum acordo foi decretado.

Confira também: