Após confusão, Coritiba e Cruzeiro devem sofrer suspensão de público pelo resto do ano
Além da suspensão de público, a multa também pode chegar até R$ 100 mil
O Coritiba deverá sofrer suspensão de público pelo resto desta temporada, em punição à invasão de torcidas na última rodada do Brasileirão
Curitiba, PR, 14 (AFI) – O Coritiba deverá sofrer suspensão de público pelo resto desta temporada, em punição à invasão de torcidas na última rodada do Brasileirão. Em entrevista, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Botelho, explicou sobre o caso e adiantou quais possíveis punições ao times, pois o Cruzeiro também será punido.
Segundo Botelho, a Procuradoria irá denunciar e requerer suspensão de público, como mandantes e visitantes, aos dois clubes pelo resto do ano. Para o Coritiba faltam quatro jogos até o fim da competição nacional, já o Cruzeiro ainda tem pela frente seis partidas.
“A Procuradoria está agindo, vai oferecer denúncia, tanto contra o Coritiba como também contra o Cruzeiro. À princípio, vamos requerer uma liminar, uma suspensão preventiva, para que ambas equipes joguem sem torcida nos próximos jogos. É um pedido específico da Procuradoria, tanto como mandante, e perdendo a carga de ingressos quando visitante”, disse o procurador, ao ge.
Além da suspensão de público, a multa também pode chegar até R$ 100 mil. Em caso mais grave, o clube pode perder mando de campo de um a 10 jogos.
“A responsabilidade pela segurança do evento é sempre do clube mandante. De qualquer forma, quando o visitante também participa e contribui com os atos de vandalismo, de agressões, de invasão de campo, de violência, ele também vai responder. Cada um responde na sua proporcionalidade, mas a responsabilidade é sempre do clube mandante. Aí, obviamente, a gente analisa o caso em concreto para questão da dosimetria da pena de cada um”, disse Botelho.
BRASILEIRÃO
No Brasileirão, o Coritiba disputa ainda quatro jogos, sendo dois em casa e dois fora. Para o Cruzeiro, faltam três jogos como mandante e três como visitante. Ambos os times brigam contra o rebaixamento.
A situação do Coxa é mais difícil, pois o time ocupa a 19ª posição com 29 pontos, a nove do Bahia, primeiro fora do Z4. Já a Raposa é o 17º colocado com 37 pontos.
Para a próxima partida contra o Vasco, no Mineirão, após a Data Fifa, o Cruzeiro já suspendeu a venda de ingressos.
INVASÃO E BRIGA GENERALIZADA
No último sábado, no final do jogo entre Coritiba e Cruzeiro na Vila Capanema, torcedores da Raposa invadiram o campo em protesto a nova derrota que o time estava sofrendo por 1 a 0, mas foram cercados pela torcida do Coxa, quando começou uma briga generalizada, que só foi neutralizada pelo Batalhão de Choque Polícia Militar (PM-PR) com tiros de borrachas.
Após a confusão, o jogo foi retomado já nos acréscimos do segundo tempo, porém, sem tempo, o Coritiba venceu Cruzeiro.
Confira também:
- Série B: Chances do Vila Nova aumentam após vitória contra o Londrina
- Corinthians prioriza compra de Lucas Veríssimo para 2024
- Lucio Flavio deixa o Botafogo e se despede desejando que trabalho no ano 'seja coroado'
- João Pedro, Pepê, Carlos Augusto e Paulinho: quem são as caras novas da seleção brasileira?
- Candangão: Mais duas novidades no Capital para a temporada de 2024