Ganhar os dois jogos em casa é imprescindível para a Ponte Preta
Calma, gente. No futebol, a coisa vai bem além de dois mais dois são quatro. Mas é preciso que a Ponte Preta vença se quiser escapar da Série C em 2024.
UFMG coloca o Ituano com apenas 8% de probabilidade de descenso, Sampaio Corrêa 23%, Chapecoense 46%, Ponte Preta 49% e Tombense 72%.
BLOG DO ARI
Campinas, SP, 2 (AFI) – Esta Série B do Campeonato Brasileiro está tão singular que os matemáticos terão que explicar como provavelmente um time com 42 ou até mesmo 41 pontos possa escapar da degola.
Por sinal, texto publicado pelo portal Folha de Londrina mostra que matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) colocam o Ituano com apenas 8% de probabilidade de descenso, Sampaio Corrêa 23%, Chapecoense 46%, Ponte Preta 49% e Tombense 72%.
Calma, gente. No futebol, a coisa vai bem além de dois mais dois são quatro.
Quem sugere que a conta fecha legal para encrencados apenas quando atingem 45 pontos, que reveja as suas posições.
Leve em conta confrontos diretos deles e probabilidade de empates.
EXEMPLOS
Ituano e Sampaio Corrêa, por exemplo, além de duelarem em Itu, na antepenúltima rodada, terão confrontos contra equipes que lutam contra o rebaixamento.
O Sampaio, com 36 pontos, recepcionará o Tombense, vai sair para enfrentar o Ituano, volta a jogar em casa diante do Avaí, e o encerramento da competição se dará em Recife, contra o Sport.
Você arrisca dizer quantos pontos ele vai conquistar?
Com 37 pontos, será que o Ituano vai ser páreo para o Juventude, em Caxias do Sul, nesta sexta-feira?
Se perder, pode ser ultrapassado por alguns dos concorrentes diretos.
E depois, caso não some pontos ao recepcionar o Sampaio Corrêa, a situação ficará bem incerta, pois as duas últimas rodadas reservam duelos contra Chapecoense e Avaí, dentro e fora de casa, respectivamente.
A reação do Tombense, agora com 34 pontos, não teria vindo tarde?
Se ganhar os dois jogos em casa, contra Ponte Preta e Mirassol, convencionando-se derrotas fora para Sampaio e CRB, o seu limite seria de 40 pontos.
E aí, nesse raciocínio ele conseguirá se salvar?
CHAPECOENSE
Na melhor das hipóteses, caso a Chapecoense conquiste três vitórias dos quatro jogos restantes, o seu limite seria de 42 pontos.
E ela vai conseguir ganhar três jogos, com a tabela indicando ser mandante contra Botafogo e Vitória, e visitante nos duelos diante de CRB e Ituano?
Este apanhado serve para mostrar que, caso a Ponte Preta conquiste duas vitórias em seus domínios, contra Avaí e CRB, e busque um empate com o Tombense, em Minas Gerais, chegaria a 42 pontos, uma conta que provavelmente não seria desprezível para escapar do risco de rebaixamento.
Resta, portanto, a boleirada da Ponte Preta calar os incrédulos.
Vai conseguir?