Brasil se destaca na revelação de jovens com 11 clubes entre as 100 melhores bases do mundo
No Brasil, o São Paulo lidera como um clube que mantém seus atletas
Em novo relatório, divulgado nesta quinta-feira, três clubes brasileiros aparecem entre os que mais desenvolvem talentos do mundo - dentre as 100 melhores bases
Campinas, SP, 26 – Com cinco títulos mundiais, o se tornar um jogador de futebol, mas também pelo trabalho de categorias de base desenvolvido por cada time ao longo dos anos. Em novo relatório, divulgado nesta quinta-feira, três clubes brasileiros aparecem entre os que mais desenvolvem talentos do mundo – dentre as 100 melhores bases.
O levantamento é do CIES Football Observatory, que realiza o estudo anualmente. O Ajax lidera ranking, segundo os critérios avaliados pelo grupo, enquanto o São Paulo é o melhor brasileiro no ranking. Ele leva em consideração, para avaliar o trabalho desenvolvido em cada clube, a quantidade de jogadores formados, que continuam como profissionais, e o nível das competições disputadas pelas equipes.
Já o nível de dificuldade de cada competição é medido por um centro de estudos, na Suíça. Para o levantamento, clubes formadores são aqueles nos quais os jogadores estiveram pelo menos três temporadas entre 15 e 21 anos. Além do São Paulo, que conta com 66 jogadores nesse quesito, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Santos, Athletico-PR, Vasco e Cruzeiro são os outros brasileiros que aparecem no ranking.
O número de jogadores contabiliza 48 ligas do mundo. Ou seja, o quesito avalia quantos atletas, revelados nas categorias de base de cada clube, continuam atuando em nível profissional. São elas: Argentina, Áustria, Belarus, Bélgica, Brasil, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Equador, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Catar, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Escócia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Turquia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela.
No Brasil, o São Paulo também lidera como um clube que mantém seus atletas. 16 continuam atuando na equipe, mesmo após já terem se tornado profissionais. É o caso de Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Beraldo, entre outros. Logo abaixo neste critério está o Palmeiras, com 13 atletas formados que permanecem em suas dependências.
CONFIRA O NÚMERO DE ATLETAS FORMADO POR CADA CLUBE DO BRASIL:
São Paulo – 66
Flamengo – 58
Fluminense – 52
Internacional – 50
Palmeiras – 50
Grêmio – 49
Corinthians – 47
Athletico-PR – 41
Santos – 41
Vasco – 35
Cruzeiro – 34
Confira também:
- SAUDITA: Com dois de Talisca, time de CR7 bate Al-Feiha e assume vice-liderança
- Preso em 2022, ex-zagueiro de Ponte e Vasco é condenado por tráfico internacional
- Suíça encerra processo por 'reuniões não reveladas' com ex-procurador-geral e absolve Infantino
- Centenário do Ypiranga-RS terá volante conhecido no Rio Grande do Sul
- Atacante renova com o Volta Redonda-RJ mesmo após tropeço pelo acesso na Série C
Noticias Relacionadas
-
Última rodada da Série B reúne quatro times por três vagas pelo acesso
23/11/2024 -
SÉRIE B: Botafogo bate Coritiba e Ponte perde fora
22/11/2024 -
Ituano 0 x 1 Amazonas - Fim de Série B para os paulistas
22/11/2024 -
PLACAR FI: Confira os RESULTADOS desta SEXTA-FEIRA
22/11/2024