América ultrapassa 98% de chance de rebaixamento, diz estudo
Campanha do Coelho em 2023 é pior até mesmo do que a dos três rebaixamentos na era dos pontos corridos
Após a derrota de virada para o Fortaleza, na última rodada, a UFMG apontou o América com 98,2% de chance de rebaixamento
Belo Horizonte, MG, 10 (AFI) – A situação do América (MG) no Campeonato Brasileiro de 2023 é bastante delicada. O time não só é o último colocado, com 18 pontos em 26 jogos, como apresenta números muito preocupantes tanto em desempenho como em resultados, e já ultrapassa 98% de chance de rebaixamento, segundo cálculo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O estudo foi divulgado logo após a derrota para o Fortaleza (CE), na última rodada, em que o time abriu vantagem de dois gols e acabou cedendo a virada na Arena Castelão.
Para piorar a situação do Coelho, o seu concorrente direto mais próximo, Coritiba, venceu o Atlético (MG) em plena Arena MRV, também na 26ª rodada. Esta foi a primeira derrota do Galo em sua nova casa e fez com que o Coxa jogasse o América novamente para a lanterna do campeonato. O Atlético até abriu o placar com Hulk, mas Matheus Bianqui e o argelino Slimani viraram a partida para os paranaenses.
NÚMEROS PREOCUPANTES
O time de Fabián Bustos tem a pior defesa do Brasileiro, com 54 gols sofridos, tendo passado apenas dois jogos sem sofrer gols, o menor número de vitórias (4) e o maior número de derrotas (16). Ainda, tem a menor média de posse de bola (41,2%) e a menor média de passes certos por jogo (258).
Hoje, restando 12 rodadas para o término do campeonato, a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, Bahia, é de dez pontos. Se serve de consolo, a equipe ainda tem pela frente confrontos diretos contra os quatro clubes logo acima na tabela: Coritiba, Goiás, Vasco e Bahia.
PIOR CAMPANHA DO AMÉRICA
Essa é a pior campanha do clube mineiro entre todas as vezes que acabou rebaixado. Na era dos pontos corridos, o rebaixamento veio nas temporadas 2011, 2016 e 2018, mas em nenhuma dessas temporadas o desempenho foi tão ruim.
Em 2011, na 26ª rodada, a equipe tinha 19 pontos, um a mais do que tem hoje. Em 2016, a pontuação era a mesma, também na lanterna, mas supera a atual no saldo de gols. Já em 2018, nesta rodada, o clube era o 13º lugar, com 31 pontos. O rebaixamento veio de maneira desastrosa nas rodadas finais.
PRÓXIMO JOGO
O próximo jogo do América é contra o líder Botafogo, na Arena Independência, às 20h da quarta-feira que vem (18). Em posições completamente opostas na tabela, os dois têm em comum a crise, ainda que em graus diferentes.
Mesmo no topo, o Glorioso viu seu rendimento cair consideravelmente com a chegada do técnico português Bruno Lage. Após a vantagem que já foi de 12 pontos para o vice cair para sete, Lage foi demitido e quem deve comandar a equipe no duelo contra o Coelho é o interino Lúcio Flávio.