Corinthians no fundo do poço. Se bobear pode ser rebaixado
Mas não é de hoje que o chamado Timão perde a chance de ganhar um campeonato ou um importante torneio internacional como é a Sul-Americana.
A produção dos comandados de Mano Menezes neste jogo, foi horrível. Diria até que o placar não representou o que foi a partida
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 4 (AFI) – Na noite da última terça-feira, o Corinthians perdeu por 2 a 0 do Fortaleza, na capital do Ceará, e foi desclassificado da Copa Sul-Americana de 2023. Foi a última chance do ‘Time da Fiel’ ganhar um título nesta temporada. A produção dos comandados de Mano Menezes neste jogo, foi horrível. Diria até que o placar não representou o que foi a partida.
O tricolor cearense mandou no jogo nos dois tempos, criou várias oportunidades de gol e só fez dois, graças ao super goleiro Cássio que, mais uma vez, salvou o Corinthians de uma derrota desastrosa. Mas não é de hoje que o chamado Timão perde a chance de ganhar um campeonato ou um importante torneio internacional como é a Sul-Americana.
SEM TÍTULO
Na verdade, o alvinegro paulistano não ganha nada desde o Campeonato Paulista de 2019, há quase cinco anos atrás. Naquela oportunidade o técnico era Fábio Carille, que nem era assim um treinador de primeira linha. De qualquer forma, de 2019 para cá, a dedicada fiel torcida, não conseguiu comemorar um só título em 29 campeonatos disputados.
E, pelo visto, ficará ainda muito mais tempo sem ser campeão, se a futura diretoria do clube, que será eleita em novembro deste ano, não mudar radicalmente a maneira de administrar o futebol do clube. A última vez que o Corinthians ficou tanto tempo sem ser campeão foi entre 1983 e 1988.
MUITAS TROCAS DE TÉCNICOS
Lembro que esse jejum persiste não pela troca de treinadores, ou compra de jogadores em todas as posições. Neste período de seca sete treinadores passaram pelo clube. São eles: Tiago Nunes, Vagner Mancini, Sylvinho, Vitor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca (por dois jogos) e Vanderlei Luxemburgo. Mano Menezes, que foi contratado a menos de quinze dias, já é o oitavo técnico a assumir o cargo neste período.
A maior explicação para isso, está nas contratações erradas ou na manutenção de jogadores que não tem qualidade para estar ali ou, estão velhos demais para jogar um futebol tão corrido e tão cheio de nuances, como é o de hoje no Brasil. Como exemplo do excesso de veteranos, cito Fagner, Gil, Fábio Santos e Renato Augusto (este ainda possui recursos técnicos indiscutíveis, mas não tem físico para acompanhar o ritmo de cada jogo!).
FALTA QUALIDADE AO CORINTHIANS
Há ainda jogadores que não tem qualidade para ser titular do time neste momento, como são os casos de Cantillo, Ángel Romero, Mosquito e Matheus Bidu, só para citar alguns. Diante desse quadro, o treinador que assume o Corinthians nunca tem peças suficientes para montar uma equipe confiável que possa ganhar boa parte dos jogos que disputa ou ganhar pelo menos um título por ano, como sua torcida gostaria.
A solução seria criar desde já um super projeto que poderia ter a participação de Mano Menezes para reformular tudo que está errado, e começar a montar uma nova equipe do zero. Caso iso não seja feito desde já, 2024 será tão ruim para o futebol do Corinthians como foi esse ano. E pior será, se nos jogos que faltam para o final do Brasileirão 2023, o time não conseguir escapar do rebaixamento que está perto de acontecer. Muito perto.