SÉRIE C: Última rodada define dupla de classificados e rebaixados
A última rodada foi recheada de confrontos diretos que definiram as duas últimas vagas para a fase final e os dois últimos rebaixados para a Série D de 2024.
As duas últimas vagas na segunda fase ficaram para São Bernardo-SP e São José-RS. Caíram mais dois: América-RN e Manaus-AM
Campinas, SP, 26 (AFI) – A Série C do Campeonato Brasileiro teve sua rodada final da fase classificatória (19.ª rodada) disputada neste sábado à tarde com 10 jogos. Recheada de confrontos diretos que definiram as duas últimas vagas para a fase final e os dois últimos rebaixados para a Série D de 2024.
As duas últimas vagas na segunda fase ficaram para São Bernardo-SP e São José-RS. O time paulista precisava de um empate para garantir a classificação e conseguiu ao segurar o 2 a 2 contra o Náutico, nos Aflitos lotado, e fechou o G-8, em oitavo lugar. Já os gaúchos tinham missão mais simples e derrotaram o já rebaixado Pouso Alegre-MG por 2 a 1, no Manduzão. Avançando na quinta colocação.
No confronto entre os líderes, o Operário-PR venceu o Brusque-SC por 1 a 0 e garantiu o primeiro lugar geral.
A dupla se juntou aos demais classificados: Operário-PR (1º), Volta Redonda-RJ (2º) , Amazonas-AM (3º), Brusque-SC (4º), Botafogo-PB (6º) e Paysandu-PA (7º). E com isso definiu os grupos da segunda fase:
GRUPO A
1º Operário-PR
4º Brusque
5º São José
8º São Bernardo
GRUPO B
2º Volta Redonda
3º Amazonas
6º Botafogo-PB
7º Paysandu
Nesta segunda fase da Série C, os times jogam entre si dentro de cada chave em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo conquistam o acesso. Os líderes de cada chave disputam o título em jogos de ida e volta.
Já na parte de baixo da tabela, o Figueirense-SC e o Floresta-CE se mantiveram fora da zona de rebaixamento e garantiram a permanência na Série C de 2024. Para continuar na terceira divisão, um empate bastava aos catarinenses no Orlando Scarpelli e foi isso que conquistaram, ficando no 0 a 0 contra o Manaus-AM, que acabou rebaixado. Já os cearenses venceram o América-RN por 1 a 0, no PV. Os potiguares retornam à Série D após um ano. Pouso Alegre-MG e Altos-PI já entraram em campo rebaixados.