Paysandu-PA x Remo-PA - Clássico 'Re-Pa' em momentos opostos na Série C
Papão quer se aproximar do G8 e Leão fugir da zona de rebaixamento
Belém vai parar em mais um Remo x Paysandu
Belém, PA, 16 (AFI) – Um dos grandes clássicos do país, Paysandu e Remo se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio Mangueirão, no fechamento da décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Na Série C, os dois rivais paraenses brigam para melhorar sua situação no campeonato. O Paysandu soma 15 pontos e está na décima segunda posição, tentando chegar ao G4, que é aberto pelo São José com 19 pontos. O Clube do Remo está na zona de rebaixamento com 13 pontos e tenta escapar do Z4, que também inclui o Pouso Alegre com 13 pontos e o América e o Altos com 12 pontos.
No Brasileiro, o Papão da Curuzu somou até o momento quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, marcando 11 gols e sofrendo 20; enquanto isso, a equipe Azulina totaliza três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 12 gols marcados e 13 sofridos. Nas últimas rodadas, o Papão da Curuzu venceu o Amazonas por 2 a 1 na semana passada, perdeu por 2 a 0 para o Brusque e 3 a 2 para o Botafogo. O Leão Azulino foi derrotado na rodada passada por 2 a 1 pelo Operário, empatou com o Figueirense por 1 a 1 e com o Floresta por 0 a 0, e na última vitória, no dia 17 de junho, fez 2 a 0 no Pouso Alegre.
HISTÓRIA DO CLÁSSICO
Trata-se de um dos clássicos mais disputados do futebol mundial. O clássico-rei da Amazônia já contou com 769 duelos entre bicolores e azulinos, com 268 vitórias do Remo contra 241 do Paysandu e 260 empates, 978 gols do Remo e 974 gols do Papão.
Segundo o pesquisador do Clube do Remo, Orlando Ruffeil, conforme reportagem da imprensa paraense (Jornal O Liberal), no dia 14 de junho de 1914, ocorreu o primeiro clássico Re-Pa, entre Remo x Paysandu. A partida foi jogada no campo da fábrica Ferreira & Comandita, local onde hoje é o Estádio da Curuzu, e pertence ao Paysandu. Segundo a reportagem, em campo, o Remo venceu pelo placar de 2 a 1, sendo o primeiro a vencer o clássico.
De acordo com o pesquisador, o primeiro gol da história do clássico Re-Pa foi olímpico, marcado pelo jogador Rubilar, do Clube do Remo. O gol do Paysandu, o primeiro da agremiação em clássicos, foi feito pelo jogador Matheus. A vitória azulina foi sacramentada com um gol contra de Bayma. O historiador lembra que o Remo estava no seu segundo ano praticando futebol e já tinha conquistado o estadual de 1913. Essa partida foi curiosamente a primeira do Paysandu em sua história.
PAYSANDU
Para esse jogo, no Papão, os recém-chegados goleiro Matheus Nogueira e zagueiro Wellington Carvalho podem ser aproveitados por Hélio dos Anjos. O lateral canhoto Igor Fernandes, que estava suspenso, também deve ficar à disposição.
Outra novidade bicolor é o lateral-esquerdo Kevyn, ex-Náutico, que já foi regularizado. Além dele, o atacante Gustavo Custódio é outro que pode aparecer no Papão. O jogador veio do Capital-DF. Por outro lado, não devem jogar Wellington Carvalho e Eltinho, expulsos na rodada passada. O treinador tem as opções de Bruno Alves e Arthur Santos para substituí-los. Ao mesmo tempo, o Bicolor está perto de contratar o ala-direito Anílson, de 21 anos, da Ponte Preta.
No Papão, apesar da última vitória, o clima é de extrema concentração e respeito ao rival. Robinho falou: “A expectativa é muito grande. Desde que cheguei aqui, o que as pessoas mais me falam é do Re-Pa. Sei que clássicos mudam a história de clubes e estou ansioso pelo jogo. Já ouvi até alguns torcedores, em tom de brincadeira, dizerem que preferem não se classificar na Série C do que perder para o rival”, destacou.
Quem também comentou o clássico foi o volante Arthur, que destacou a vitória no jogo passado: “Não estamos em uma situação confortável na tabela. Estamos conscientes do nosso momento e o Hélio tem nos preparado para fazer um bom jogo no clássico. A tabela está muito embolada, tanto que uma vitória nos colocou lá em cima. Sabemos que qualquer ponto é bem-vindo, mas não abriremos mão da vitória”, explicou. O treinador Hélio dos Anjos fará seu 11º clássico paraense e ainda não perdeu pelo Papão contra o rival.
REMO
No Leão Azulino, o treinador Ricardo Catalá conta com algumas boas notícias. O goleiro Vinícius e o atacante Pedro Vitor, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo no jogo anterior, ficam à disposição para esse clássico. Em recuperação do Departamento Médico azulino, o meia Rodriguinho, que trata lesão na coxa direita, segue como dúvida.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Primeira fase
- Rodada:
- 13ª rodada
- Data:
- 17/07/2023
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)
- Assistentes:
- Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Diego Morelli de Oliveira (SP)
- Estádio:
- Mangueirão
- Local:
- Belém (PA)